Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Assista a solenidade Profissionais da Saúde 2018

Assista a solenidade Profissionais da Saúde 2018

por dircom — publicado 06/04/2018 15h20, última modificação 06/04/2018 15h27

Foi realizada na noite da quinta-feira (05) a solenidade para entrega da Comenda Profissional da Saúde 2018 que é concedida à trabalhadores da área que se destacaram por sua atuação na promoção, valorização e cuidados com a saúde. Cada vereador é autor de uma indicação para a homenagem que acontece uma vez ao ano.

 

Assista a solenidade na íntegra:


 

Confira um pouco da história de cada um dos homenageados:

Autor: Vereador Dr. Delano

Agraciado: Alexandre Ernesto Silva (Representado pela esposa Aldeneide Fátima)

O homenageado não se fez presente por Atualmente ser aluno de doutorado sanduíche na Universidade Católica de Lisboa, estagiando em hospitais e atendimento domiciliar em Portugal, França e Inglaterra mas se faz representado pela Esposa Aldeneide. Alexandre Ernesto Silva é filho de José Geraldo da Silva e Conceição das graças Diniz Silva, nasceu em Divinópolis é casado com Aldeneide Fátima Souza e Silva com que tem um filho: Alexandre Souza e Silva. Alexandre Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2000), especialização em saúde mental pela FUNEDI/UEMG (2004), especialização em gestão hospitalar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012) e mestrado em Educação, cultura e organizações sociais - saúde coletiva pela Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI/UEMG (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei, professor do Curso de Enfermagem e no Curso de Medicina Doutorando em Enfermagem na linha de Cuidar em Saúde e Enfermagem, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nos seguintes temas: cuidados paliativos, humanização da assistência em saúde, comunicação de notícias difíceis e administração e organização dos serviços de saúde.

 

Autor: Vereador Rodrigo Kaboja

Agraciada: Dra Andrea Fonseca Maia

Natural da cidade de Belo Horizonte, a homenageada é filha de Antônio Coelho e Stella Dalva Maia. É Mãe de Vitor Fonseca Maia Batista. Com propósito de ajudar as pessoas escolheu exercer Medicina. Graduando em 1991 pela Faculdade de Medicina da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais. Instalou-se em Divinópolis há mais de 20 anos, cidade do seu coração. Especializou em Dermatologia na USP de Ribeirão Preto. Trabalhou na policlínica e hoje divide seu trabalho entre o consultório e o ambulatório de tumores na ACCCOM Associação de Combate ao Câncer, realizando trabalho de prevenção em varias cidades da região. Atua com ética, dedicação e compromisso e por sua dedicação na promoção da saúde é que hoje recebe reconhecimento.

 


Autor: Vereador Eduardo Print Júnior

Agraciada: Dra. Daniela Nery de Magalhães Faria

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha Pedro Magalhães de Faria e Dilza Eugenia de Souza Nery Faria. Casada com Luiz Eduardo da Silva Outubo, é mãe de Eduarda Nery Faria Outubo E Pablo Nery de Faria Outubo. Formada em medicina, na Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho na cidade de Pouso Alegre MG, no ano 1999. Concluiu a residência de Clínica Médica no Hospital Ipiranga de São Paulo no ano de 2002 e de Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital da Beneficência de São Paulo em 2004. Possui Especialização em Obesidade Mórbida, pela USP, no ano de 2004. Pós Graduada em Nutrologia pela Sociedade Brasileira de Nutrologia em 2012. Atuante em Divinópolis há 14 anos, Daniela sempre atendeu os pacientes carentes em seu consultório, que não encontraram recursos de tratamento metabólico na rede pública, pacientes que eram encaminhados pelos postos e pelo Hospital São João de Deus. Além de médica é também empresária da comunicação, atuando como Diretora Geral do Jornal Agora através do qual também presta serviço para a comunidade através da informação e formação da opinião pública.

 

Autor: Vereador Roger Viegas

Agraciado: Dr. Daniel Soares

O homenageado viveu toda sua infância e adolescência em Divinópolis. Estudou o ensino básico na Escola Estadual São Francisco de Assis, no bairro Sidil e ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET MG), onde se formou em 2004. Fez faculdade de Farmácia em Alfenas, se formou em 2009, trabalhou em Pouso Alegre e Campinas e voltou para Divinópolis para cursar medicina em itaúna, tendo concluído o curso em 2015. Atualmente se especializa em medicina intensiva e trabalha no CTI do Hospital São João de Deus. Trabalha também no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, atendendo na BR 262.  Na infância, ao lado dos pais participou da implantação do PSF na Comunidade do Quilombo. Naquela ocasião, com apenas 10 anos de idade, Daniel lembra que leu o texto do dia da inauguração do Posto de Saúde. Mal sabia que poucos anos depois se tornaria um grande profissional da área, com reconhecimento merecido através do seu grande trabalho prestado a sociedade.

  

Autor: Vereador Sargento Elton

Agraciado: Ten. Elson Ortiz Arantes

Nascido em Formiga, o homenageado é filho de Aldair Ortiz e Efigênia dos Santos Arantes, o 4º filho do casal que teve 9 filhos. Veio residir em Divinópolis em 1993 após a conclusão do Curso de formação de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, com especialidade de enfermagem nível técnico e por ter sido o 1º lugar da turma, pode escolher a unidade para servir. Servidor público militar lotado no 23º Batalhão de Polícia Militar desde então. É Casado com Regina Aparecida de Faria Arantes, pai de Virgínia Vitória Ortiz Arantes. Serviu por 22 anos consecutivos e é condecorado com medalhas de honra ao mérito, destaque profissional e duas medalhas de primeiro lugar em curso. De janeiro de 1994 até agosto do mesmo ano trabalhou também no Hospital São Judas como auxiliar de enfermagem; e de 1995 a 2000, trabalhou no Hospital Santa Lucia também como auxiliar de enfermagem. Foi voluntario da Cruz Vermelha. Graduado em Enfermagem pela FUNEDI/UEMG atuou na maternidade do São João de Deus. Também se especializou em Enfermagem Obstetra pela UFMG/ Hospital Sofia Feldman em BH. Realiza trabalho social orientando casais grávidos, dando palestras e como Conselheiro de Saúde. Na UPA Padre Roberto, onde também já atuou foi responsável por salvar gestante ao realizar parto complicado em situação adversa. Esta é uma das várias passagens em que atuou como herói e por isso hoje recebe reconhecimento.

 

Autor: Vereador Adair Otaviano

Agraciado: Dr Enio Ratton Rosa

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Roberto Maurício Rosa e Clotilde de Fátima Ratton Rosa. Casado com Dra. Fernanda Marque Albejante, também dentista e gestante de um casal de gêmeos, seus primeiros filhos, Enzo e Antonella. Graduado em Odontologia pela Universidade de Itaúna em 2006. Mestre e Especialista em Dentística pela Universidade de São Paulo (USP) - Campus de Bauru – SP. Especialista em Implantodontia pelo Instituto OPEM – Bauru-SP. Especialista em Prótese Dentária pelo Instituto NEC – Araçatuba-SP. Doutorando em Prótese Dentária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Araçatuba-SP. Dr. Enio há doze anos exerce esta brilhante profissão com dedicação e por gostar do que faz, profissional dedicado ao atendimento odontológico e atencioso com seus clientes, destacando-se no município pela excelência e qualidade dos serviços prestados. Possui clínica privada em Divinópolis-MG, Campinas-SP e São Paulo-SP. É membro ativo da LOJA MAÇÔNICA MELVIM JONES em Campinas-SP. Por ser uma pessoa batalhadora, um exemplo de um profissional dedicado, que exerce suas atividades profissionais com respeito, visando a satisfação de seus clientes e serviços de qualidade, faz com que seja justa esta homenagem em reconhecimento do trabalho prestado.


Autor: Vereador Nêgo do Buriti

Agraciada: Inês Alcione Guimarães

Natural de Dores do Indaiá, veio para Divinópolis aos seis anos. Mãe de dois filhos: Hudson Guimarães e Lucas. E avó de Felipe de apenas 4 anos. Formou-se inicialmente em direito no ano 1982. Posteriormente despertou interesse pela área da saúde e iniciou a graduação em enfermagem e formou-se em 1994. Em seguida mudou-se para o estado de São Paulo e assumiu a Unidade de Saúde da Família na cidade de Assis. Voltou para Divinópolis e em setembro de 1996 foi direcionada para trabalhar na Comunidade de Buritis. Com equipe formada, começou a desenvolver o trabalho conhecido como “Equipe da Saúde da Família”. Após um excelente desenvolvimento de trabalho da equipe e a satisfação da comunidade, observou-se a necessidade de ampliar os atendimentos para as comunidades de Passagens, Ribeirão dos Servos, Boa Vista até o Ferrador. Em 1998, prestou concurso e foi aprovada. Desde então vem trabalhando na Saúde da Família. Foi gerente de várias Unidades de Saúde em Divinópolis. Em 2010 començou a trabalhar na SEMUSA onde atuou na coordenação. Foi tutora do curso de enfermagem, com especialização de residência na saúde da família até março de 2018, onde deixou a tutoria do curso para dedicar o cargo de Diretoria de atenção à Saúde que exerce atualmente.

 

Autor: Vereador Renato Ferreira

Agraciado: José Geraldo Pereira(Geraldinho da Saúde)

Casado com Elzi Oliveira, o homenageado é pai de Carolina, Daniela e Vinícius. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Castelo Branco, trabalhou no Hospital São João de Deus, como Professor de Ética e Relações Humanas e Assessor Parlamentar na Câmara Federal. Foi eleito Vereador de Divinópolis e atuou no mandato de 2009 a 20012, na época se destacam seus trabalhos frene a Comissão Municipal de Saúde. O resultado de seu trabalho o levou a ser convidado como Secretário de Saúde do Município de Formiga. Diante da situação complexa UPA de Divinópolis foi convidado a retornar para a cidade para assumir o desafio de atuar como Superintendente desta Unidade de Pronto Atendimento. Seu conhecimento técnico na área da saúde é notório, bem como sua boa vontade em ajudar aqueles que se encontram com problemas nesta área e por isto recebe o reconhecimento da Câmara.

 

Autor: Vereador Marcos Vinícius

Agraciado: Dr Leonardo Catizani Faria Gomes

Natural de Belo Horizonte, o homenageado é filho de Paulo Antônio e Maria de Lourdes. Casado com Thais Rosa, é pai de Luisa e Pedro. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, fez residência em Ortopedia e Traumatologia e especialização em cirurgia do ombro e cotovelo pela Santa Casa de BH. Trabalha em Divinópolis desde 2013. É Médico Titutlar da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, Mèdico do Hospital São João de Deus. Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Mônica foi também Coordenador do Serviço de Ortopedia e traumatologia do Hospital São João de Deus até 2017. Atualmente exerce ainda a coordenação do Instituto ARMUS, inaugurado em 2016 que foca não só na medicina curativa mas também na preventiva. Atendendo sempre na rede privada e pelo SUS, realiza trabalho social também ao conscientizar em suas participações em programas de TV abordando assuntos da área. É também colunista da Revista Alô Doutor onde escreve a cada dois meses sobre assuntos relacionados às patologias do ombro e cotovelo.

 


Autor: Vereador Edson Sousa

Agraciada: Dra Lorena de Araújo Abreu

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Mateus de Araújo e Maria Inês Abreu. Médica formada em 2007 pela Universidade de Alfenas, é especializada em anatomopatologia pela USP de Ribeirão Preto. É também pós graduada em dermatologia clínica e cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques, em São Paulo, curso concluído em 2013 com título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Atende em seu consultório desde que se formou, na Rua Paraíba, 140. É conhecida pelo alto grau de conhecimento e desempenho o que resulta em diagnósticos e tratamentos precisos, o que valoriza e promove a saúde em Divinópolis.

  

Autor: Vereador Ademir Silva

Agraciada: Marcela Valério Silva

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Wilson Joaquim e Regina Célia. Formada em Enfermagem há 10 anos pela FUNEDI/UEMG, é pós graduada em micropolítica e Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense. Atuou no antigo Pronto Socorro Regional como chefe de enfermagem, por três anos . Trabalhou em vários hospitais da cidade como São João de Deus, Santa Lúcia e Santa Mônica, em todos como supervisora de enfermagem. Há sete anos trabalha no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica, o CISVI onde exerce o cargo de enfermeira e gerente técnica da Instituição. Seu trabalho é sempre focado na humanização do atendimento para proporcionar conforto e tranquilidade as pessoas que procuram atendimento na rede pública oferecendo sempre um serviço de qualidade.

 

Autor: Vereadora Janete Aparecida

Agraciada: Raphaella Gomes Santiago

Nascida em Divinópolis, a homenageada é filha de Vander Santiago e Gilda Gomes Santiago. Graduada em nutrição pela Universidade de Itaúna com concurso concluído em 2010, é pós graduada em fitoterápicos e suplementação esportiva pela Faculdade Estácio de Sá. É membro da Associação Brasileira de Nutrição funcional. Atua há quatro anos como nutricionista clínica e esportiva. Auxilia sempre em trabalhos sociais, atendendo a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entende que nutrição vai além dos resultados estéticos sendo uma questão de qualidade de vida. E por isso é grande incentivadora da alimentação e hábitos saudáveis. Por sua dedicação e comprometimento é que hoje recebe o reconhecimento da Câmara de Divinópolis.

 

Autor: Vereador César Tarzan

Agraciada: Sandra Eustáquio Silva

Filha de Juversino Luiz Dutra e Aparecida Eustáquio Dutra. Casou-se com João Batista da Silva. Mãe de Paulo Henrique Silva, Larissa Daniela e Bárbara Helen. Formou-se como Auxiliar de Enfermagem pelo Centro de Qualificação Profissional de Enfermagem da Fundação Geraldo Corrêa a em 1999. Habilitou-se em Técnico de Enfermagem pelo Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em 2004. Trabalhou de Janeiro de 2000 a Julho de 2012 no Hospital São João de Deus. Em 2008, após aprovação em Concurso Público foi admitida na UAPS - Nossa Senhora das Graças; transferida em Novembro de 2011 para a Unidade de Urgência e Emergência Pronto Socorro Regional. Atualmente, trabalha na UPA - Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto Cordeiro e No CRER - Centro Regional de Reabilitação. Está graduando em Serviço Social.

 

Autor: Vereador Josafá Anderson (em licença) - Representado pelo Vereador Cleitinho

Agraciada: Simone Campos Ferreira

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Nádia Martins Campos Silva e Geraldo Ferreira da Silva. Enfermeira, é graduada pela FUNEDI/UEMG, especialista em Saúde Pública e Saúde da Família. Com residência pela Universidade Federal de São João Del Rey, UFSJ, é especialista em formação pedagógica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como enfermeira desde 2013, atuando sem Unidade Básica de Saúde no bairro Vale do Sol, sempre com dedicação e compromisso nesta que é uma atividade que fundamental para promoção humana e da qualidade de vida.

 

Autor: Vereador Raimundo Nonato

Agraciada: Simone Cassiano Ventura

Nascida na cidade de Luz,a homenageada é filha de Vilmar Cassiano da Luz (hoje aposentado) e Maria Augusta Ventura da Luz (costureira). Casada há 04 anos com Guilherme da Conceição Campos formou-se primeiro como Técnica de Enfermagem na cidade vizinha de Dores do Indaiá e após a conclusão foi contratada pelo Hospital Senhora Aparecida em Luz. Em seguida cursou Enfermagem na na UNIFOR, em formiga e nesta cidade trabalhou por 02 anos no setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida realizou estágio curricular no Hospital Santa Mônica na área de supervisão de equipe e assistência ao paciente concomitante com o CTI infantil, no Hospital São Joao de Deus. Neste permaneceu por seis anos e logo iniciou estudos de pós graduação na PUC-MG, em Belo Horizonte, na área de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Atuou também, por aproximadamente 02 anos, na Escola Técnica de Enfermagem do Hospital São João de Deus (como supervisora de estágio nos setores de pediatria e maternidade), no Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes – CECON (como docente nas aulas de materno-infantil e médico cirúrgica) e na supervisão de estágio (nas turmas do curso de técnico em enfermagem). Desde 2009, após aprovada em concurso iniciou suas atividades de Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família, pela SEMUSA desta cidade, na ESF São Paulo, onde atua até hoje. Sua segunda pós graduação foi em Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. Já em 2016, realizou nova Especialização em Preceptoria no SUS, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Na ESF São Paulo desenvolve atualmente, atividades de assistência ás famílias da comunidade, além de atividades de preceptoria junto aos alunos da Universidade Federal São Joao Del Rey – UFSJ.

  

Autor: Vereador Cleitinho Azevedo

Agraciado: Dr Thalles Gontijo Madeira

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Anderson Madeira Silva e Juliana Gontijo Silva. Formado em Odontologia pela Universidade de Itaúna, atua na área junto dos irmãos Thiago Gontijo Silva e Thais Gontijo Madeira. É conhecido por seu lado humano e dedicação profissional. Na área social atua em causas sociais sendo inclusive voluntário no Hospital do Câncer por dois anos. Por seu comprometimento e eficiência é que recebe o reconhecimento da Câmara.

 



Autor: Vereador Zé Luiz de Farmácia

Agraciado: Dr.Vidal Trapiello Neto

Dr. Vidal Trapiello, é natural de Belo Horizonte, tem 45 anos, é filho do saudoso bancário Geraraldo Trapiello e da dona de casa Maria das Neves Silva Trapiello. É pai de Lucca 17 anos, Tello 13 anos e do Enrico 11 anos e está noivo de Andreza Medeiros de Oliveira enfermeira e aluna de Direito. Em 1998, Vidal formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Fez Residência em Cirurgia Geral e Proctologia pela Santa Casa de 1999 a 2002. Desde de 2001, atua como médico Proctologista nos Hospitais São Judas, São João de Deus,Santa Lúcia e Santa Mônica. É médico concursado da Prefeitura Municipal de Divinópolis e desde de 2009 atende na Policlínica como proctologista, atende em seu consultório e ainda atual como professor substituto da cadeira de cirurgia do curso de medicina na Universidade Federal De São João Del Rei – UFSJ, Campus Dona Lindu em nosso município.