Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão Especial apura fechamento das clínicas de tratamento dos dependentes químicos

por dircom — publicado 18/01/2018 16h32, última modificação 18/01/2018 16h32
Membros da Comissão irão analisar os laudos de fechamento cedidos pela Vigilância Sanitária

O Presidente da Câmara Municipal Adair Otaviano atendendo a uma solicitação feita pelos colegas de parlamento, nomeou uma Comissão Especial para apurar o fechamento das clínicas de tratamento dos dependentes químicos em Divinópolis, que foi realizado através de uma força-tarefa no segundo semestre de 2017.

A Comissão Especial é composta pelos Vereadores Marcos Vinícius (Presidente), Raimundo Nonato (Relator) e Josafá Anderson (Membro) que já iniciaram o processo de investigação no dia 09 de janeiro de 2018 convocando uma reunião entre os membros da Comissão e representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria sobre drogas e Conselho Municipal sobre Drogas.

O primeiro a ser ouvido pela Comissão Especial foi o servidor da Vigilância em Saúde Erson Ribeiro que disse ter recebido denuncias sobre maus tratos que ferem a dignidade humana. “Existem clínicas que os proprietários são bem intencionados, porém a qualidade do serviço não era adequado”, informou Erson Ribeiro.

Também falando em nome da Vigilância em Saúde, Janice de Oliveira disse que o fechamento de três clínicas em específico, não se deu por causa de estrutura física, mas sim pela questão clínica e de higiene. “Faltava critério das clínicas, pois haviam pessoas internadas com vários problemas que não de dependência química”, pontuou Janice Oliveira.

Os técnicos apontaram que já sobre as demais clínicas não havia dúvida da interdição da Vigilância Sanitária, uma vez que a maioria dos internos são de outras localidade que não Divinópolis, sendo assim considerado o local inapropriado no estilo de um depósito de pessoas. De acordo com o Secretário Municipal sobre Drogas Edmar Rodrigues estão sendo feitas visitas nas casas terapêuticas e a secretaria está fazendo o cronograma com um passo a passo para a instalação dessas casas de recuperação.

Representando o Conselho Municipal sobre Drogas, Luciana Capanema informou aos Vereadores que exitem leis que regulamentam as comunidades terapêuticas e elas devem ser seguidas, na oportunidade os membros da Comissão recolheram os relatórios detalhados e individuais da relação de todos os laudos de vistorias, bem como autos de infrações da comunidades terapêuticas realizadas pela Vigilância Sanitária.

Segundo o Presidente da Comissão Marcos Vinícius, todos os documentos entregues foram anexados junto das reportagens locais no processo de investigação, o próximo passo será reunir os membros ainda na primeira semana de Fevereiro para analisar caso a caso de cada relatório das clínicas e posteriormente convocá-las para dar seus depoimentos junto à Comissão Especial. “Nosso intuito é de ouvir os representantes das 12 clínicas que foram fechadas até o momento, e em seguida propor a formulação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que seja possível reabrir os locais com maior condições de atender os internos de Divinópolis”, finalizou Marcos Vinícius.

Texto: Liziane Ricardo                                                    Fotos:Internet e Assessoria de Gabinete