Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Histórico dos Produtores Rurais Destaque 2018

Histórico dos Produtores Rurais Destaque 2018

por dircom — publicado 14/09/2018 16h25, última modificação 18/09/2018 16h14

A Câmara de Divinópolis realizou na noite da quinta-feira (13), a solenidade de entrega da Comenda "Produtor Rural Destaque 2018".  A homenagem é concedida aos que contribuíram para a agricultura familiar e o agronegócio e assim para o desenvolvimento  da cidade.  

Confira um pouco da história de cada um:


Autor:  Vereador Rodrigo Kaboja

Agraciado: Antônio Orides Saldanha

Natural de Divinópolis, é residente na Comunidade Rural de Tamboril deste 1959. Filho de Maria Aparecida dos Santos e Orides José Saldanha, é casado com Eliane Rosa Ferreira Saldanha com quem tem três filhos: Adriano, Juliana e Leandro. Conhecido por muitos como Tõezinho é produtor rural e feirante na feira do Esplanada, aos sábados há cerca de 35 anos e na feira do Niterói aos domingos aproximadamente 20 anos. Trabalha na roça com cultivo de diversas frutas, verduras, legumes e também possui uma pequena criação de gado. Conhecido em sua comunidade por todos, de caráter admirável, sempre alegre apesar de todas dificuldades que um trabalhador rural enfrenta pela desvalorização de seus produtos, nunca desistiu. Um homem que tem a vida na simplicidade e humildade, produtor Rural com orgulho, exemplo de dedicação e compromisso com o trabalho do campo que recebe esta homenagem da Câmara Municipal de Divinópolis.

 

Autor: Vereador Roger Viegas

Agraciado: Denilton Tomaz Viegas

Mais conhecido como "Niltinho", é filho de Alice Viegas de Moraes e João Tomaz de Moraes. Marido de Simone Luiza Lopes, é pai de Eduarda e Gabriela. Começou o trabalho aos 14 anos na lavoura, na comunidade rural de Lagoa, onde permaneceu até os 20 anos de idade. Seu espírito aventureiro aliado a paixão pelo campo o levou para o mundo do rodeio. Niltinho começava uma trajetória vitoriosa como peão da Tropa Zé Capitão, onde fez carreira por mais de 15 anos, montando em touros e cavalos! Dentre suas conquistas e premiações, foi 3 vezes CAMPEÃO do RODEIO de Divinópolis (hoje a DivinaExpô), se destacando nas arenas pelo Brasil, como as tradicionais montarias da Festa do Milho de Patos de Minas; A Festa do Peão de Jaguariuna, o Rodeio de Pirangui e Rio Verde, entre vários outros. Niltinho sempre teve um forte envolvimento com o meio rural, sendo sua maior prioridade. Atualmente tem criação de equinos e bovinos em sua propriedade na comunidade de Espadilha, que fica entre Lagoa e Djalma Dutra, próxima a Serra calçada de Amadeu Lacerda.

  


Autor:  Vereador Dr. Delano

Agraciado: Domício Garcia de Campos

Domício Garcia de Campos é esposo de Ione Silva Garcia de Campos, pai de Ítalo Messias e Lara Garcia, nasceu em Iguatama. Residiu em São Paulo por 3 anos, quando ainda era criança, mas há 29 anos está morando em Divinópolis, cidade da qual considera como filho legítimo. É proprietário de 4 fazendas, sendo três em Iguatama e 1 em São Francisco de Paula e tem como principais atividades a criação de gado de corte, e a produção de milho e soja. Domício trabalhou durante toda sua vida no setor agropecuário e por 25 anos atuou como vendedor de cereais em toda a região, sempre em contato direto com o homem do campo. Sua paixão pelo meio rural e pelos animais fazem com que Domício continue exercendo a função de Produtor Rural, mesmo diante das constantes crises que o setor enfrenta em nosso País. Atualmente atua ainda no setor da construção civil, e venda de imóveis, mas não esconde que sua grande paixão é e sempre será o Agronegócio. Por toda sua dedicação, história e amor ao setor rural, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do agronegócio em Divinópolis e região é que agraciamos Domício Garcia de Campos como Produtor Rural Destaque 2018.

 

 

Autor: Vereador César Tarzan

Agraciado: Francisco Alfredo da Silva

Natural da Comunidade de Boa Esperança, em Divinópolis, é filho do primeiro casamento de Alfredo Marcolino com Maria da Conceição Santos, sendo o caçula de quatro irmãos. Casado com Aparecida da Fonseca Silva há 36 anos, é pai de Walquíria e Valéria. Atualmente é Ministro da Eucaristia na Capela de Nossa Senhora de Fátima na Comunidade de Boa Esperança onde é respeitado e admirado por amigos e família. Começou a desenvolver suas atividades de trabalho no campo, aos sete anos, quando guiava bois para o preparo da terra para o cultivo de milho, feijão, arroz e outros. Também capinava e no carro de boi levava lenha para vender em Carmo do Cajuru. Com estas atividades fez o sustento da família. Quando adulto, passou a fabricar carvão, trabalhar como pedreiro e quando conseguiu seu primeiro pedaço de terra investiu na atividade leiteira.

 

Autor:  Vereador Nêgo do Buriti

Agraciado: Geraldo Belonil Cordeiro

 Natural da Comunidade de Passagens no município de Divinópolis, é filho de Belonil Cordeiro e Zelira Cordeiro de Jesus. Casado, é casado com Maria Aparecida Dias Coelho e pai de quatro filhos: Cristina, Reginaldo, Daniel e Carlos. Iniciou sua trajetória como produtor ainda criança aos sete anos juntamente com seus pais e nunca mais parou com a atividade agrícola. Incentivando e ensinando toda a família,. Atualmente trabalha com a esposa e os filhos produzindo hortaliças, frutas, verduras e outros. Produtos que são comercializados com a APRAFAD e com o programa de alimentação escolar o PNAE. Geraldo e a esposa também são feirantes antigos no bairro Porto Velho, onde estão há mais de 20 anos, comercializando além das hortaliças, frutas e verduras; mudas de plantas medicinais, ovos, queijos, requeijão, quitandas, galinhas caipiras entre outros. Na rotina diária ainda trabalham com os gados leiteiros e porcos. É com este leite que fazem os deliciosos produtos e com os porcos são usados para consumo próprio ou venda.

 

Autor: Vereador Ademir Silva

Agraciado: Irineu Rodrigues 

Produtor Rural da Comunidade de Perobas, desde muito novo trabalhou na Lavoura e vive em sua pequena propriedade rural. Levanta sempre muito cedo para trabalhar para o sustento da família. Não há tempo ruim que o desvio do trabalho. Ara a terra, semeia e cultiva e neste ambiente criou os filhos e os ensinou que o trabalho dignifica o homem e que todos devem ser corretos em suas ações. Entende que somente aqueles que sujam as mãos de terra, sabem o quanto é gratificante se alimentar dos frutos do próprio trabalho. Perseverante, sabe lidar com as inconstâncias da produção rural como as pragas, o tempo e outros que tentam impedir uma boa colheita. Por este exemplo que hoje recebe homenagem da Câmara de Divinópolis.

 

Autor: Vereador Adair Otaviano

Agraciado: João Batista da Silva

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Bráz Antônio da Silva e Luzia Rita de Jesus, teve 10 irmãos, criados na zona rural, na Comunidade do Boa Vista. Cursou a escola até a 4ª Série do  Ensino Fundamental, e trabalhou até os 20 anos de idade ajudando seu pai  na Pecuária Leiteira. Casou com Sandra Aparecida Diniz Silva no dia 19/07/1997, e logo após seu  casamento começou a trabalhar com hortaliças até o ano de 2003. A partir do ano de 2011, persistindo até os dias atuais João Batista trabalha com a cachaça artesanal e também na Pecuária Leiteira. Os produtos produzidos são conhecidos por sua qualidade, graças a responsabilidade e dedicação com que realiza seu trabalho diariamente. Tudo o que conquistou é fruto de seu suor e trabalho e por ser um exemplo a ser seguido é que hoje recebe homenagem da Câmara.

 

Autor:  Vereador Zé Luiz da Farmácia

Agraciado: José Carlos Pereira

Mais conhecido como Carlito do Anísio, é homenageado é natural de Divinópolis e sempre morou na Comunidade de Buritis. É filho de Anísio Gonçalves Moura e Dionísia Generosa de Jesus. Casado há 45 anos com Maria José, é pai de Nilson, Sérgio, Adilson Carlos e Eliane Cristina. A vida no campo do homenageado, iniciou-se bem cedo quando completou 15 anos e terminou seus estudos. Acordava às 3h da manhã para ajudar o seu pai no engenho a moer a “Cana de Açúcar” para a produção de rapadura. Em 1973, iniciou sua independência como pequeno produtor rural,produzindo (Pimentão Verde, Couve- flor e abobrinha) que eram vendidos para os comerciantes de sacolões. Há mais de 30 anos, o homenageado fornece para os Supermercados –ABC e alimentação escolar. São 20 caixas/por dia pesando em média 200KG totalizando 2.400kg mensais de de Pimentão Verde, Couve- flor e abobrinha. Para manter sua produção, José Carlos conta com parceria de sua esposa Maria José. O amor pela “Agricultura Familiar”, passou por gerações. O filho do homenageado o Sr. Nilson Sérgio também é agricultor familiar, foi presidente e membro fundador da APRAFAD - Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Divinópolis e Região. O homenageado também foi líder comunitário da comunidade de Buritis por 03 mandatos como presidente e 01 mandato indiretamente ajudando o presidente. Quando esteve a frente da Associação de Moradores conseguiram várias melhorias para a comunidade de buritis Em reconhecimento por toda sua história e sua contribuição para o desenvolvimento dos pequenos produtores que hoje o Sr. José Carlos Pereira recebe a homenagem.

  

Autor:  Vereador Renato Ferreira

Agraciado: José Gomes dos Santos

Natural da Comunidade de Posses, o homenageado é filho de Antônio Gomes dos Santos e Carmelita Antônia de Melo. Casado com Maria Lúcia Rodrigues, é pai de Denis Adolfo. Trabalha na zona rural desde os sete anos de idade. Foi candeeiro de boi, açougueiro e atuou em várias outras profissões e atividades relativas ao homem do campo. Hoje é produtor rural. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, se destaca o seu jeito simples, humano e solidário. Sua força de vontade e disposição de trabalho vem da família numerosa de nove irmão onde são todos aguerridos e perseverantes.

 

 

Autor:  Vereador Raimundo Nonato

Agraciado: José Joaquim Jorge - Sr. Tote

 José Joaquim Jorge ou como é conhecido carinhosamente, senhor Tote, é natural de Divinópolis e morador da comunidade rural dos Lopes, onde sempre morou e constituiu sua família e seu patrimônio. Casado com Maria Madalena Ramos há 48 anos, é pai de Dirlene, Gilberto, Marcilene, Dulcilene e Gilson, além de ser avô de 3 lindas netas, Fernanda, Maria Eduarda e Ana Lívia. Seu Tote começou cedo na profissão de Produtor Rural, profissão essa que herdou do seus pais que o ensinaram o valor da terra e da agricultura familiar e para continuar essa tradição ensinou aos filhos o mesmo oficio. Em 2013 viu seu filho Gilberto receber desta casa o mesmo título, como reconhecimento do trabalho prestado a comunidade como produtor rural. Além de produzir, ele também comercializa a sua produção e há mais de 25 anos expõe suas verduras e legumes na feira do esplanada. Além da profissão de Produtor Rural, é homem de fé. Participa da tradição do terço cantado, folia de reis e também é um exímio dançador de catira.

  

Autor:  Vereador Marcos Vinícius

Agraciada: Maria de Fátima Souza Araújo

Natural de Carmópolis de Minas, é filha de Francisca Benedita de Souza e Joaquim da Costa Ribeiro. Casada com Pedro Pereira Serafim, é mãe de Maristela e avó de Anistela. Iniciou o trabalho e aprendizado no campo aos oito anos de idade, cuidados dos animais dos pais e da horta familiares. São 50 anos de dedicação ao campo, sendo que destes 45, em Divinópolis. Até 2017 foi fornecedora de hortifrutis, ovos e verduras para escolas de Divinópolis. Voltada para a agricultura família, apesar da produção em pequena escala, trabalha com produtos diversificados, conforme o clima, poruqe não dispõe de equipamentos de irrigação. É qualificada pelo SENAR, o Serviçõ Nacional de Aprendizagem Rural. Além das atividades no campo, é pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, há 33 anos, ao lado do marido, o Pastor Pedro Pereira. Está a frente da Igreja do bairro Danilo Passos há 25 anos.

 

Autor: Vereadora Janete Aparecida

Agraciada: Marlene Maria Pinto da Silva (Impossibilitada de comparecer irá receber a homenagem posteriormente)

Marlene nasceu em de Divinópolis, na zona rural dos Branquinhos em uma família de 15 irmãos e com muita luta na roça seus pais foram criando e educando os filhos em meio a muito trabalho fazendo com que desde cedo abandonassem os estudos para ajudar no sustento da família. Perdeu seus pais e dois irmãos. Casada com o senhor Adão Pedro da Silva há 32 anos, têm três filhos, Nívea, Pedro e Rodrigo, dois netos Maria Luisa de seis anos e Inácio de 4 anos. Estudou até a 4ª série, pois aos 10 anos de idade começou a trabalhar na roça. Morou na comunidade dos Lajes e depois voltou para a comunidade dos Branquinos e, com mãos calejadas, seguiu trabalhando na granja, tirando leite, plantando horaliças e verduras e cuidando de gado. Hoje Marlene junto com sua família, planta repolho, milho, alface, pimentão, beterraba, folhas, abobrinha, quiabo, etc. Todos os produtos são orgânicos, sem nenhum agrotóxico. Assim criou seus filhos, com a agricultura familiar, vendendo seus produtos de qualidade nas feiras do Niterói e do Esplanada, contribuindo com a geração de emprego e renda no município e com o desenvolvimento deste segmento de mercado que muito contribui para a qualidade da alimentação da nossa população

 

Autor: Vereador Josafá Anderson

Agraciado: Nilton Caetano de Faria

Filho de José Caetano de Faria e Maria da Conceição Pereira, é natural de Quartel Geral. Casado há 28 anos com Cristina Rodrigues Caetano,k é api de Maria, Whashington e Jeniffer. Mudou-se para Divinópolis em 1994 e começou a cultivar uma pequena horta em seu quintal. A demanda foi aumentando e como o tinha o dom do cultivo de hortaliças, alugou um sítio para aumentar a plantação. Atualmente é produtor rural na Comunidade de Piteiras, às margens da BR produzindo hortaliças saudáveis e de qualidade, livres de agrotóxicos e aditivos químicos para a alimentar as famílias divinopolitanas.

  

Autor: Vereador Sargento Elton

Agraciado: Paulino Firmo de Deus

Nascido e criado em Ibitira, município da cidade de Martinho Campos, é filho de Raimundo Firmo de Deus e Senhorinha Lina de Jesus. Aos 12 anos de idade começou a trabalhar em função rural onde permaneceu durante 10 anos neste trabalho no campo. Com 20 anos casou-se com Maria Aparecida da Silva e formando uma família com 3 filhos, Patrícia, Wéliton e Alexsander. Aos 22 anos montou uma cerâmica na cidade de Ibitira e trabalhou com sua família por 20 anos. No ano de 2001 mudou-se para a cidade de Divinópolis onde com sua família montou o Bar e Restaurante situado no posto Coelho, onde com sua família trabalharam por 11 anos. Os filhos estudaram e acabaram montando seus próprios empreendimentos sendo que o Wéliton manteve o Bar e Restaurante Tudibão no posto hoje chamado posto ABC. Patrícia com um bar e mercearia no bairro Oliveiras e Alexsander montou o churrasquinho do Alex também no bairro Oliveiras. Em 2013 adquiriu uma propriedade rural no município de Perdigão onde produz hortifrúti, avicultura e criação de gado com produção de leite e queijo para fornecimento na cidade de Divinópolis, Perdigão e região. Além da produção rural também participa no auxílio de todos os comércios dos filhos. Honestidade, trabalho e amor são os lemas do senhor Paulino.

 

Autor: Vereador Edson Sousa

Agraciado: Vicente de Paula (Vereador Nêgo do Buriti)

Natural da comunidade de Buritis, onde ainda reside, é filho de Antônio Joaquim da Silva e Augusta Maria de Jesus. Começou a trabalhar aos noves anos, para o Sr Pedro Evangelino na Comunidade de Passagens onde retireiro e agricultor. Durante 14 anos trabalhou para vários produtores e agricultores da região. Continuou com a criação de alguns animais e plantação de verduras, frutas e legumes em seu próprio terreno. Em 1988 iniciou sua trajetória na vida pública, como contratado da Prefeitura. Em, 1993 foi efetivado como servente de pedreiro. De 2013 a 2015 foi administrador Regional da Comunidade de Buritis e neste período passou a observar as demandas da região, principalmente dos produtores e agricultores. Durante este período se empenhou muito para manutenção das estradas para facilitar o transporte de mercadorias. Em 2017 assumiu mandato como vereador e tem trabalhado constantemente para buscar melhorias e incentivos tais como o Programa de Aquisição de Alimentos e melhorias para a zona urbana e rural. É contra os contratos abusivos firmados com concessionárias e está sempre atento as demandas da população.

  

Autor: Vereador Eduardo Print Júnior

Agraciado: Willian Rodrigues Tavares

Willian Rodrigues Tavares, tem 23 anos e já se destaca na atividade rural em Divinópolis. O homem do campo, é a força humana desse país. Willian é um exemplo de empreendedorismo no trabalho rural. O agricultor se destaca na produção de verduras que comercializa em feiras na cidade.Por traz do desenvolvimento de uma cidade existe uma força humana no exercício de uma atividade pouco reconhecida, mas de grande importância no dia-a-dia de cada brasileiro. Nem sempre lembrados, eles são responsáveis pela geração de emprego e renda, movimentam a economia e tornam a agricultura competitiva. São os agricultores os responsáveis pelo importante processo de produção de alimentos. O preparo do solo para o plantio, o cuidado com a lavoura e a colheita.