Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Conheça a história dos homenageados com o Título Estudante Destaque 2018

Conheça a história dos homenageados com o Título Estudante Destaque 2018

por dircom — publicado 01/11/2018 15h48, última modificação 01/11/2018 15h48

A Câmara de Divinópolis realizou na noite da terça (30), a solenidade para entrega do Título "Estudante Destaque 2018" para estudantes que se destacaram pelo seu desempenho escolar. Cada Vereador indicou um homenageado. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

 


Autor:
Vereador Rodrigo Kaboja

Agraciado: Antônio Luiz Fernandes da Silva

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Divinópolis e Antônio Pereira e de Orlandina Fernandes que sempre o incentivaram a estudar: segundo seus pais, sem estudo, o homem não é nada. Mesmo eles não tendo completado sua escolaridade, fizeram questão de que Antônio sempre tivesse as melhores condições para aprender. Foi aluno das escolas estaduais Halim Souki e Joaquim Nabuco. De lá, foi aprovado para o Ensino Médio do CEFET de onde saiu para a graduação em Letras na UEMG. Há dez anos, Antônio trabalha como professor de português e Redação com especialidade no Enem. Foi professor substituto do CEFET Divinópolis e hoje é docente do Colégio Anglo Divinópolis, do Pré-Vestibular Losango e tem 04 turmas de uma salinha específica para o Enem. Atualmente, ele é aluno do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET e pesquisa o impacto do uso do telefone celular em sala de aula. Seu estudo visa entender como essa tecnologia influencia a aprendizagem e como pode facilitar o trabalho dos educadores.

 

Autor: Vereador Sargento Elton

Agraciado: Emanuel Antônio Petit Silva

Filho de Antônio Carlos Silva e Rosana Alves Petit Silva. Em 2007 começou a estudar na Escola Estadual Lauro Epifânio no Bairro Interlagos onde sempre foi destaque e elogiado por professores e diretores da escola. Em 2012 ele participou da OBEMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas) sendo medalhista de prata. Em 2015, participou novamente da OBEMEP sendo novamente medalhista, mas dessa vez medalhista de ouro. Em 2016 ele foi convidado a participar da cerimônia de premiação da OBEMEP, evento realizado no salão nobre do Hotel Windsor Barra, na barra da tijuca no Rio de Janeiro, onde foram homenageados 500 medalhistas de ouro de norte a sul do Brasil, sendo 150 de Minas Gerais e um único de Divinópolis. Também em 2015, fez prova para estudar no CEFET MG, onde também foi aprovado. Atualmente está cursando o 3º ano de Eletromecânica no CEFET MG com formatura prevista para o final do presente ano.

 

Autor: Vereador Marcos Vinícius

Agraciado: Felipe Natan Beirigo Barbosa

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Maria Aparecida Beirigo Barbosa e Paulo César Santos Barbosa. Do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental estudou na Escola Estadual Halim Souki. Do quarto ao Quinto no Centro Educacional Criativo, o CECRI, do sexto ao nono e também o médio, na Escola Estadual Martin Cyprien Atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio e faz curso de aprendizagem em eletrônica no SENAI e curso técnico em informática para internet no CEFET. É medalhista de bronze na olimpíada da matemática do ano de 2013, realizada em Divinópolis, quando cursava o sétimo ano. Medalhista de prata na olimpíada da matemática do ano de 2015, em Divinópolis, no nono ano. Sempre mostrou aptidão e gosto por desafios e concurso que o levam a colocar em prática o conhecimento adquirido.

  

Autor: Vereador Raimundo Nonato

Agraciado: Gabriel Madeira de Castro

Natural de Marilândia, o homenageado é filho de Vitor Gustavo Madeira Andrade e de Liliane Batista de Castro e irmão de Geovana, Raissa e Vitória. Gabriel tem 9 anos e está na 3º ano do Ensino Fundamental no CEMEI “Dionísio Joaquim Rodrigues” no bairro Cacoco. Um aluno extremamente dedicado e interessado e sempre tirando boas notas, se destacando em todas as matérias, faz questão de participar de todas as atividades curriculares e extracurriculares, gincanas, brincadeiras e atividades que visam as melhoras e manutenção da escola. Gabriel é um aluno estimado por todos no convívio social, principalmente pelos funcionários e professores do CEMEI onde estuda. Uma criança cheia de vida e de sonhos, gosta de andar de bicicleta e de jogar futebol e seu maior sonho é seguir a carreira militar.

 

Autor: Vereador Edson Sousa

Agraciado: Igor Raimundo da Silva

Natural de Divinópolis , o homenageado é filho de Expedito Aparecido Silva e Maria Elza da Silva. Aos seis anos de idade iniciou sua caminhada escolar em 2002 na Escola Municipal João Severino de Azevedo, onde se formou no nono ano do ensino fundamental. Em 2012, ingressou no ensino médio na Escola Estadual Santo Tomaz de Aquino, estudando e trabalhando meio horário nesse tempo, concluindo a etapa em 2014. Rumo ao sonho de se tornar um veterinário, com o apoio da família fez vestibular nas instituições da região e iniciou o curso de graduação, em 2015, em Bom Despacho durante a noite e durante o dia trabalhava como ajudante de pedreiro para se manter. Fazia os trabalhos escolares durante a madrugada. Posteriormente transferiu o curso para Formiga onde passou a estudar de manhã e a trabalhar no período da tarde como auxiliar de vendas. Hoje dedica seu tempo ao estudos e tem como lema que a estrada só termina quando se para de caminhar.

 

Autor: Vereador Ademir Silva

Agraciado: João Vítor Morais Santiago

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Geraldo Salvador Santiago e Rosa Helena Salvador Santiago. Desde de criança sempre manifestou interesse pelos estudos sendo um estudante dedicado que mantinha em histórico um rendimento exemplar .Estou nas Escola Halim Souki de 1º a 4 º ano , depois na escola Estadual Manoel Correa Filho de 5º ao 3º ano do ensino médio . Em 2014 ingressou no Centro de Formação Profissional Anielo Greco ( Senai ) onde cursou o curso Técnico em Mecânica concluindo no ano de 2015. O Curso em Técnico em Mecânica despertou o seu interesse pelos cálculos e por voo ainda maior , em 2015 prestou vestibular ingressando no curso de Engenharia Civil pela Uemg onde terá a conclusão no próximo ano . Merece destacar que mesmo diante dos estudos João Vitor sempre trabalhou , o que fez com que os esforços aos estudos fossem dobrados . Por sua dedicação é que o futuro engenheiro recebe homenagem da Câmara de Divinópolis.

 

Autor: Vereador Josafá Anderson

Agraciada: Lívia Carolina da Silva

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Nílson Francisco da Silva e Valéria Aparecida da Silva Santos. É irmã de Karine e Bruna. Moradora do bairro Serra Verde, iniciou seus estudos no CEMEI no São Tarcísio com quatro anos de idade. No primeiro ano do ensino fundamental matriculou-se na Escola Municipal Padre João Bruno, onde até hoje está cursando o nono ano. Aluna exemplar, dedica-se aos estudos com disciplina, responsabilidade e amor. É amiga e colaboradora dos colegas em sala de aula, buscando a aprendizagem com excelência, agindo sempre com ética, respeito e compromisso com todas as pessoas envolvidas em seu processo de formação como ser social e político. Possui como projetos para o futuro cursar direito e investir em uma carreira militar. Lívia acredita que somente a educação pode transformar a sociedade e um lugar mais digno para todas as pessoas.

 


R Esp Merito Estudante do Ano - Ver. Renato Ferreira [Luana Martins Fonseca] 30-10-2018Autor:
Vereador Renato Ferreira

Agraciada: Luana Martins Fonseca

Natural de Divinópolis, a homenageada é o orgulho da família e atualmente está no quinto ano do ensino fundamental na Escola Estadual São Francisco de Assis. Começou a frequentar a escola aos dois anos e meio de idade. Nesta época começou a fazer balé, período que despertou a gostar ainda mais de dança e música. Faz inglês desde os sete anos e gosta de cantar as músicas do Grupo Bee Gees com o pai. Aprendeu a jogar xadrez, gosta de praticar esportes e isto a ajuda muito na concentração para os estudos. Começou a fazer aula de violão aos sete anos com a Samira Violeira e hoje faz parte do “Projeto Fazendo Arte – Violão”. Muito bem acolhida no projeto isto só a fez crescer ainda mais como estudante, artista e pessoa. Sua dedicação exemplar o resultado que obtêm em todas as atividades em que se envolve é que justificam o orgulho da família.

 

R Esp Merito Empresarial - Ver. Josafa Anderson [Lívia Carolina da Silva] 30-10-2018Autor: Vereador César Tarzan

Agraciado: Lucas Gabriel Galdino Souza

Lucas Gabriel Galdino Sousa é filho de Hélio Márcio Oliveira de Sousa e Beatriz Galdino de Sousa, tem 11 anos e está no 6º ano da Escola Municipal João Severino de Azevedo no bairro Davanuze. É um aluno super esforçado, com ótimas notas e excelente comportamento disciplinar. Sua família é muito presente na escola, e seus pais, também são alunos da escola, na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Lucas estuda na Escola Municipal João Severino de Azevedo desde as séries iniciais e sempre demonstrou muito interesse pelos estudos... Para Lucas, a escola é o "lugar ideal para ser alguém melhor no futuro e para fazer os melhores amigos. Estudar é muito importante, pois dependendo da sua habilidade você pode aprofundar os estudos e se tornar alguém bem sucedido na vida".Pelo seu reconhecimento na escola, Lucas é merecedor da Comenda Estudante Destaque 2018

 

R Esp Merito Estudante do Ano - Ver. Adair Otaviano [Luan Carvalho Silva] 30-10-2018Autor: Vereador Adair Otaviano

Agraciado: Luan Carvalho Silva

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de José Vicente da Silva e Aparecida Clarice Carvalho da Silva. É irmão de Hyago, Hyara e Lyene que são pessoas importantes em sua vida, fonte de inspiração e apoio para sua vida. Morador do bairro Nossa Senhora das Graças, é aluno da Escola Estadual Antônio Gonçalves de Matos, onde estuda desde o primeiro ano. Sempre foi um aluno participativo, dedicado as tarefas escolares. Possui ótimo relacionamento com os colegas, professores e sempre obteve excelente aproveitamento em notas e frequência. Nunca repetiu de série. Em casa é um filho educado, obediente, sempre focado nas tarefas escolares. Adora atividades físicas e junto da família pratica sua fé, sendo religioso e assíduo frequentador das missas , colaborando inclusive com as festividades da igreja. Tem como objetivo ingressar na carreira militar, seja no exército, na marinha ou na aeronáutica.


R Esp Merito Empresarial - Ver. Eduardo Print Jr [Lyah Angélica Holanda Barros] 30-10-2018Autor: Vereador Eduardo Print Júnior

Agraciada: Lyah Angélica Holanda Barros

Filha de Eurípedes Donizete Barros e Cecília Holanda Barros, a homenageada aos três anos, insistiu para frequentar a escola e seus pais a matricularam um ano antes do previsto. Devido ao trabalho dos pais, se mudou diversas vezes e por isso estudou em diferentes instituições, sempre com prazer e responsabilidade. Muito cedo, também iniciou o aprendizado de música aos 8 anos. Muito interessada por arte, essas aulas contribuíram ainda mais para o seu fascínio por literatura e pelas matérias escolares. Estudou parte do Ensino Fundamental na Escola Monteiro Lobato e parte na E. E. Pe. João Parreiras Vilaça. A partir do 8° ano, passou a realizar seus estudos no Colégio Anglo Divinópolis, onde continua até hoje. Em 2015, com a idade de 13 anos, começou a tocar órgão nos cultos da igreja e iniciou estudos de piano. No mesmo período, através dos conhecimentos adquiridos no Colégio, conseguiu aprovação no curso de Moda do CEFET-MG. Devido à sua identificação com a escola e a questões relacionadas à preparação para o Enem e ao tempo para estudar música, ela optou por continuar no Anglo, uma vez que lhe fora oferecida bolsa integral. Hoje, Lyah está no 3° ano do Ensino Médio, se prepara para o Enem e dá aulas de piano principalmente para crianças. 


R Esp Merito Estudante do Ano - Ver. Zé Luiz da Farmácia [Mariana de Fátima Camargo] 30-10-2018Autor: Vereador Zé Luiz da Farmácia

Agraciada: Mariana de Fátima Camargos

Filha de Maria Aparecida Camargos e Horácio e de Arailton José Horácio a homenageada está cursando o 2° Ano do Ensino Médio na E.E. Ilídio da Costa Pereira. Atua em várias funções na escola, como monitora escolar, representante de turma,elaboração de projetos e acompanhando viagens. Neste ano de 2018 conquistou medalha de prata da Olimpíada Internacional de matemática, e foi foi convidada a participar de feiras de tecnologias em Universidades com o projeto desenvolvido na 4ª feira de Ciências e tecnologia da E.E. “Ilídio da Costa Pereira”. De família humilde, filha de Carpinteiro e uma dona de casa, ambos não conseguiram concluir o Ensino Fundamental, por isso sempre teve o apoio dos pais na sua carreira escolar. Pela falta de recursos para pagar a faculdade sempre se esforçou o máximo para que futuramente consiga uma nota que dê louvor em vestibulares. Mariana, sempre foi aluna dedicada e sempre tirou notas boas na escola dedica várias horas do dia aos estudos e sabe que a dedicação é um fator importante se esforça para ingressar na Faculdade de Medicina por todo o esforço e foco que tem. Presta o vestibular seriado da Universidade Federal de Lavras, onde o aluno realiza 3 provas em 3 anos, tendo sua nota divida em cada etapa, além de estudar bastante matérias que são cobradas em provas externas.

 

R Esp Merito Estudante do Ano - Ver. Roger Viegas [Pedro Henrique Medeiros Araújo] 30-10-2018Autor: Vereador Roger Viegas

Agraciado: Pedro Henrique Medeiros Araújo

O Homenageado atualmente está cursando o sexto período de Engenharia Civil. Ingressou no movimento estudantil em 2016, C mesmo ano em que iniciou sua graduação. Está em sua segunda gestão coo diretor de eventos, cultura e ação social, no Centro Acadêmico de Engenharia Civil. Neste ano entrou para a vice presidência do diretório acadêmico, que á a maior organização estudantil dentro da UEMG. Atualmente é também assessor de presidência, da Associação Atlética das Engenharias que é a instância dentro da faculdade que promove o incentivo do esporte na instituição. Compreende o conhecimento como ferramenta de transformação e por isso através do engajamento coloca em prática o que é necessário para que as mudanças possam acontecer. 


R Esp Merito Estudante do Ano - Ver. Delano Pacheco [Projeto Tennis Charger] 30-10-2018Autor: Vereador Dr. Delano

Agraciado: Projeto Tennis Charger

O projeto “TENNIS CHARGER”, foi desenvolvido no ano de 2017 pelos alunos Clara Rabelo, Eduarda Ferreira, Letícia Pacheco, Luís Otávio Moura, Mikaela Kauany e Túlio Guimarães durante a feira de Ciências da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira e teve o apoio dos professores e orientadores Adriane Araujo e Viviane Rabelo. A inovação tecnológica surgiu quando os alunos que estavam no 9º ano da Escola, inspirados por um projeto similar desenvolvido por um estudante nas Filipinas, fizeram um investimento de R$150,00 e desenvolveram um protótipo, que funciona á base da junção de placas que geram energia a partir da pressão exercida pela pisada. Essa energia é transferida para um carregador portátil conectado ao celular. Um projeto considerado simples pelos alunos, se tornou uma referência em todo estado e até mesmo fora de Minas Gerais,quando alcançaram o primeiro lugar na Feira de Ciências da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e foi Indicado para apresentação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia realizado no Equador. Pela inovação tecnológica, dedicação e competência que hoje agraciamos os alunos da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, criadores do Projeto “Tennis Charger” com a Comenda Estudantes Destaques 2018.

   

R Esp Merito Estudante do Ano - Ver.a Janete Aparecida [Ricardo Alexandre da Silva França] 30-10-2018Autor: Vereadora Janete Aparecida

Agraciado: Ricardo Alexandre da Silva França

Nascido no bairro Alto São Vicente o homenageado é filho de Fernando Carlos França e Cristina da Silva França sendo o mais novo de três irmãos. Seu primeiro passo escolar foi na Escola Municipal São Sebastião onde permaneceu até a 4° série. Após esse Período foi para Escola Municipal Centro Técnico Pedagógico, onde já no seu primeiro ano começou a prática de diversas atividades extracurriculares se destacando o Handebol e neste se destacou em campeonatos. No último ano do fundamental II foi aprovado no CECON no curso de Técnico Contabilidade onde conseguiu a conclusão no ano de 2010.No 1° ano do Segundo Grau o mesmo se dirigiu para escola Estadual Monsenhor Domingos onde permaneceu até o 2° ano do segundo grau. No 3° ano do Ensino Médio passou a estudar a noite, na Escola Estadual Dona Antônia Valadares, quando também trabalhava e frequentava cursinho. Foi aprovado em duas faculdades UFLA em Lavras e Funedi (atual UEMG), optando pela segunda, no curso de licenciatura em Educação Física. Formou-se em 2016 conseguindo em seguida aprovação para para bacharel de educação física na UNIFENAS. Também é pós graduado pela Uninter. Hoje com 23 anos formado em Educação Física Licenciatura, pós-graduado em praticas de ensino e terminando o agregado bacharel.

  

R Esp Merito Empresarial - Ver.Vicente Nego do Buriti [Vinicius Alves Camargos] 30-10-2018Autor: Vereador Nêgo do Buriti

Agraciado: Vinícius Alves de Camargos

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Milton Alves Dias e Ana Maria Camargos Alves. É irmão do Jean e da Cibele.. Estuda na E.E. Antônio da Costa Pereira onde cursa o nono ano do ensino fundamental. Inteligente e educado, tem estas qualidades como sementes cultivadas no dia a dia pela sua família. Sempre foi um aluno exemplar. Aprovado por três vezes para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira da Matemática, é integrante do grupo campeão da olimpíada de geografia da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira, ocorrida em 2017. O grupo ficou na posição 519 entre as várias escolas do Brasil. Sempre obtêm notas máximas em todas as disciplinas, sendo um destaque na sala de aula. Seu interesse ultrapassa as dimensões da escola já que se dedica ao trabalho artístico, realizando belos desenhos.