Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Agraciados com a comenda "Consciência Negra"

Agraciados com a comenda "Consciência Negra"

por dircom — publicado 22/11/2017 14h50, última modificação 05/12/2017 13h19


A Câmara de Divinópolis realizou na noite da segunda-feira (20), a entrega da Comenda Consciência Negra 2017 a pessoas e entidades que trabalharam para em favor dos direitos, preservação da cultura e memória e dos negros. Os nomes foram indicados pela Movimento Unificado Negro de Divinópolis – MUNDI e em seguida avaliados e aprovados pelos vereadores. Confira um pouco sobre cada um dos homenageados:



 

Agraciado: Célio Lopes

Entregue pela Vereadora Janete representando Roger Viegas

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de José Lopes, o saudoso Tiziu e dona Joana Maria Silva. É o mais novo dentre os seis irmãos. Criado no Alto São vicente, estudou até o ensino médio em escola pública e desde o início de sua infância se dedica a demonstração da fé e da cultura negra. Aos dez anos foi eleito Rei Mirim da Consciência Negra, concurso realizado pela Casa Congai. Aos doze anos se tornou Capitão da Guarda de Marinheiro da Irmandade do Alto São vicente. Se aperfeiçoou em danças Afro e foi bailarino da Escola Estúdio Arte e Dança. Desde muito cedo participa de vários corais como o o Alto São Vicente, na época coordenado pela atual vereadora Janete, Coral São Sebastião e Vox Coral. É bastante conhecido por sua interpretação de Ave maria em diversos eventos e pela sua luta e manter viva a religião afrodescendente. Foi autor do Memorial das Senzalas a Periferia e em comemoração ao Dia do Reinado, expostos no Espaço GTO da Câmara Municipal. Atualmente dedica sua vida ao reinado e ao candomblé no bairro Costa Azul, sendo Zelador de Santo. É também dirigente da Roça mãe Dandá e assessor da Vereadora Janete.

 

Agraciado: Com. Quilombola “Cachoeira dos Forros”

Entregue pelo Vereador Zé Luiz da Farmácia

Considerado um dos mais organizados Quilombos, até pouco tempo era presidido por Jordânia que se afastou para disputar o cargo de vereadora no município de Passa Tempo. Nascida no quilombo, é casada com um quilombola que faz de tudo na área de construção e possuem dois filhos. Membros da Igreja Assembleia de Deus, passaram, assim como os outros quilombolas, por muita dificuldade, mesmo tendo nascido 95 anos após a lei que declarou extinta a escravidão no país. Trabalha em fazendas no sul de minas em troca de salário miserável onde era descontado o preço da comida. Dormia em barracão e trabalhava vigiada por capataz. Foi nesta época que conheceu o marido Paulo. O quilombo é banhado pelo Rio Pará e possui aproximadamente 200 moradores, quase todos primos entre si, distribuídos em 62 famílias. Os bisavós e os que os antecederam são natural da Serra Leo, um dos menores países da África. Conta com diversos templos religiosos e o apoio de profissionais da área de educação, social e muitas outras inclusive na área da saúde, com apoio especial aos hipertensos. Trabalha ativamente pela dignidade das famílias e inclusão.

  

Agraciado: Deputado Estadual Cristiano Silveira

Entregue pelo Vereador Renato Ferreira

Assumiu em 2015 seu primeiro mandato na Assembleia de Minas. Natural de São João Del Rei, é graduado em filosofia e pós graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Inciou carreira política como líder estudantil da União Municipal dos Estudantes (UMES), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). Em 2000 foi eleito, aos 22 anos, Vereador de São João Del Rei, sendo o mais jovem político eleito na história da cidade. Em 2004 elegeu-se vice-prefeito do município. Atuou como coordenador da Comissão Regional de Segurança Alimentar no Campo das vertentes, durante dois mandatos. Entre 2009 e 2011 foi consultor da Unesco no monitoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em Minas Gerais por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça. Atuou também como gerente regional em Minas da GEAP, Autogestão em Saúde. Atualmente é Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa coordenando trabalho de debate sobre a violência contra a juventude negra. Atuante na causa dos negros, destinou emenda para compra de equipamentos para o Movimento Negro de Divinópolis.

 

Agraciado: Éder Francisco Ramiro

Entregue pelo Vereador César Tarzan

Natural de Divinópolis, é conhecido no meio da capoeira como Edinho, tem apelido de Bico Doce. Conheceu a capoeira através do pai que fazia alguns movimentos mas nunca foi um praticante assíduo. Se apaixonou pela capoeira e após assistir o filme “Esporte Sangrento”. Iniciou aprendizado com o Mestre Pizza no ovo e após algum tempo passou a treinar no Capoeira Minas, cujo o professor se chamava Tartaruga. Em Belo Horizonte conheceu o professor Jânio Marcelino, o Pixote, com quem treinou por muitos anos até surgir a oportunidade de ir para a Europa. Continuou treinando no Brasil, mas indo algumas vezes por mês à Belo Horizonte para treinar na matriz do Grupo Capoeira Gerais, cujo o grão Mestre é Mão Branca que faz parte de diversos órgãos como as Federações Mineira e Brasileira de Capoeira, sendo um dos fundadores das mesmas. O homenageado promove ainda eventos de capoeira e está na graduação estagiário á professor.

 

Agraciado: Educafro Minas

Entregue pelo Vereador César Tarzan representando o Vereador Kaboja

O Educafro Minas é um Pré Vestibular Comunitário, voltado para o ENEM. O projeto é incentivado pelos Frades Menores Franciscanos e tem como principal objetivo inserir e garantir a presença de negros e pessoas das camadas mais populares nas Universidades Públicas e Particulares, sendo que para estas disponibiliza bolsas de ensino. Em Minas Gerais, os núcleos da Educafro são coordenados e animados pela Sede Regional em Belo Horizonte, mantida pela Casa de Santo Antônio, entidade religiosa dos frades franciscanos. Trata-se de uma proposta de inclusão com princípios voltados para a autogestão, o voluntariado e a formação cultural, visando fortalecer a cidadania através do acesso á educação superior, bem como fazer da Educafro, um espaço alternativo para se discutir temas caros ao projeto e de grande relevância social como direitos humanos, racismo, políticas públicas, ações afirmativas, gênero, cidadania, violência e consciência negra.

 

Agraciado: Elizane Flávia Santos

Entregue pelo Vereador Renato Ferreira representando o Vereador Edson Sousa

Graduada em Pedagogia, é pós graduada em Metodologia do Ensino Religioso e do Ensino da Arte. Trabalha com danças urbanas, capoeira, dança de rua e teatro. Arte Educadora, é instrutora de dança, dançarina e coreógrafa tendo formação como Agente Cultural. Participa de diversas oficinas e seminários, tendo organizado o workshop Hip Hop Culture, Hip Hop Dance. Organizadora do Projeto Munderê que trata do empoderamento de crianças negras, também organizou a troca de ideias que teve como tema a Mulher no Hip Hop. Com participação no Coral Vozes de Fátima, produziu também o evento 4.0 de Correira e a Batalha da Consciência Negra. Estas, as atividade mais recentes que incluem ainda o Encontro Black e B.Boys, Feira Cultural da Consciência Negra na E.E. Santo Tomas de Aquino, Semana do Hip Hop em Belo Horizonte, Semana da consciência Negra da UEMG, Ideias Crespas Mundi, Festival de Cultura em Marilândia, macha contra o genocídio do jovem negro e muitas outras. Sua contribuição conta ainda com diversos outros eventos educacionais e culturais, todos voltados para a valorização da cultura afro-brasileira.

  

Agraciado: Deputado Estadual Fabiano Tolentino

Entregue pelo Vereador Sargento Elton

Casado com Sarah e pai de Sofia, é formado em Direito pela FADOM e especializado em Direito Empresarial. Com grande atuação no fomento ao agronegócio sua trajetória começou como criador e árbitro da raça campolina. Foi eleito vereador por Divinópolis, em 2008, com 5.155 votos e Deputado Estadual em 2010 com 31.182 votos. Em 2014, foi reeleito dobrando a votação: 62.776 votos. É autor do Projeto de Lei que legalizou a venda de leite de cabra em Minas Gerais, além de ter sido relator do projeto do queijo minas artesanal, maior patrimônio dos mineiros. É também o idealizado do ato “Abraço ao Parque da Gameleira”, durante a Super Agro de 2012, defendendo a permanência do parque e das associações no local. Como Presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia de Minas, realizou uma sie de visitas técnicas em entidades do setor como Epamig, CEASA, FETAEMG e EMATER. Também realizou várias Audiências Públicas para debater a necessidade do Governo fomentar e beneficiar o Produtor rural. É autor de indicação de merenda para o Movimento Negro de Divinópolis que possibilitou a inclusão digital, tendo sido formadas oito turmas de informática básica em parceria com o CEFET MG.

 

Agraciado: Fátima Gonçalves da Silva

Entregue pela Vereadora Janete

No último período do curso de licenciatura em História, pela UEMG, possui grande habilidade didática com experiência em oficinas e atividades docentes pela CAPES. Desde o ano de 2014 atua no Centro de Memória da UEMG Divinópolis, na elaboração, planejamento e execução nas atividades de educação patrimonial, bem como na preparação de eventos de extensão . Em fevereiro de 2017 desenvolveu pesquisa sobre o Congado e o Reinado no Centro-Oeste mineiro e foi aprovada para um Seminário EIPARC, do qual participou no mês de setembro, na cidade de Porto, em Portugal. O tema do seu trabalho de conclusão do curso de história é “Alimentação no Congado e Reinado, assim como Patrimônio e Cultura Imaterial V”. Hoje busca aprimorar seu conhecimento na área de patrimônio e deve fazer metrado em Patrimônio e Cultura na Universidade de Évora, em Portugal.

Agraciado: Fernando Gontijo Camillo

Entregue pelo Vereador Eduardo Print Jr

Jornalista natural de Divinópolis atua como assessor de imprensa e produtor cultural tendo vasta contribuição para o setor no Centro Oeste Mineiro. Como assessor atuou nas Campanha do ex-prefeito Demétrius Pereira, Plano de Saúde Vida, Campanha do ex-prefeito Domingos Sávio, Sindicato Rural, Festa da Cerveja, Diretoria Regional de Saúde, Curso de Inglês Number One, Instituto Mulher da Fundação Dr José Maria dos Mares Guia, Prefeitura de Santo Antônio do Monte, Associação recreativa da Telemig, Grupo de Dança Primeiro Ato, onde também foi produtor. Com grande passagem pela imprensa fez parte de “O Papel”, Gazeta do Oeste, A Semana, Aqui Pra Nós, Jornal de Domingo, Rádio Castelo, Revista Bhz Cultura, Revista Portal, Diário do Poste, Rádio Atitude, Jornal Águas Claras, Divipress, Revista Bar do Gelú, Revista Circuito das Águas e Revista Crônicas para X Gontijo. Órgãos de Divinópolis, Lagoa da Prata, Santo Antônio, Belo Horizonte, Paraty e várias outras cidades. Atuou ainda como produtor dos músicos e bandas Pharmácia, Celso Adolfo, Belchior, Almir Sater e muitos outros. Sua atuação social também é de grande relevância tendo sido presidente da União Estudantil Divinopolitana, Diretor do Museu Histórico der Divinópolis, Produtor do Concerto de Natal, líder do movimento Pró Gravatá, fundação do MUNDI, cultura no mercado, abrace o DTC, Copa Centenária de Futebol de Areia e muitos outros. É o organizador do livro Itamar de Oliveira, doa a que4m doer e mentor do projeto A trajetória de Pedro X.

Agraciado: Geraldo Donizete Tomé

Entregue pelo Vereador Adair Otaviano

Morador do Centro de Divinópolis, o homenageado é da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Praça do Mercado. Desde a criação em 1996 foi presidente da mesma por várias vezes e atualmente ocupa o cargo de vice. Semanalmente, todas as terças, às 15h, acontece a oração da sagrada face de Jesus e toda as quintas oração do terço, em honra a São Miguel. Na primeira quinta-feira do mês acontece ainda a hora santa com a celebração da palavra. Anualmente, no terceiro ou quarto final de semana do mês de outubro realizam a tradicional festa de reinado em honra a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Em 2007 recebeu do prefeito Demétrius a doação do imóvel da capela do rosário para a irmandade. De 2011 e 2016 trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura, no setor de cultura popular e desenvolveu trabalho de preservação das festas de santos reis, festa de santa cruz, festas de reinado e missa conga, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

 

Agraciada: Gisele Silva

Entregue pelo Vereador Nêgo do Buriti

Casada com Wander Luiz, é Mãe do Pietro. Modelo profissional, foi coordenadora do Mundi Models, uma oficina que formou jovens e adolescentes para o mercado de modelo profissional. O Projeto surgiu com o objetivo social de dar mais visibilidade aos negros no mercado da moda, levantando a auto estima dos jovens e adolescentes. Trabalhou ativamente para a inclusão de mais negros nas campanhas publicitárias. Desfilou juntamente com os modelos do Movimento Unificado Negro, o MUNDI, o que gerou reportagem na Revista Raça Brasil, que tem circulação nacional, em maio de 2012. Coordenou o desfile produzido pelas designer de moda e professoras de história da moda da Oficina Mundi Models, Beatriz Santos e Sirlen Borges. É também colaboradora do evento anual, a Festa Black.

  

Agraciado: Guilherme Guimarães Leonel (representado)

Entregue pelo Vereador Dr Delano

Doutor em história pela Universidade Federal de Outro Preto, na área de concentração, poder e linguagens, é bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no exterior, pesquisador visitante na Georgetown University em Washington, sob orientação do professor José Casanova. É mestre em Ciências sociais pela PUC Minas na linha “culturas, identidades e modos de vida”. Graduado em História pela Universidade de Ouro Preto, é professor efetivo de sociologia no Instituto Federal de Minas Gerais, no campus de Ouro Preto. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em História e Ciências Sociais com ênfase nos temas: campo religioso no Brasil, História e Memória e História Oral. Sociologia e Antropologia urbana, Festas e religiosidades populares. Disserto na PUC Minas sobre o reinado em Divinópolis e outros temas de grande relevância. O nome da dissertação é “Minas, entre a cruz e os tambores”.

 

Agraciada: Maria Ribeiro dos Santos

Entregue pelo Vereador Marcos Vinícius

Casada com Marcantônio dos Santos, é mais de Adriane, Adilaine, Alexandre, Andreza e Amanda. É a idealizadora e criadora do Comida de Preto, em Divinópolis. O Projeto nasceu em uma reunião com familiares e amigos, no ano de 2007. Uma vez por ano, sempre no dia da Abolição, ele é realizado e com muita alegria resgata o ideal de liberdade e a tradicional culinária Afro-Brasileira. O evento é sempre organizado com a ajuda da família e dos amigos. Ao lado do marido, faz parte também do Movimento Familiar Cristão (MFC), nas Obras Sociais da Diocese de Divinópolis. Promove encontro de casais, viúvas e curso de noivas.

Agraciada: Marlandes de Fátima Evaristo

Entregue pelo Vereador Ademir

Natural de São Gonçalo do Pará, a homenageada é gradua em Normal Superior pela UEMG e pós graduada em LIBRAS pela UFMG. Militante e defensora de uma educação de qualidade para todos, atua na linha de frente por uma escola inclusiva. Ester trabalho a fez lançar em 2016, junto do professor Dr Milton Francisco, o livro “A Declaração Salamanca, Vozes da Prática” que também está disponível em LIBRAS. Professora há 21 anos na rede municipal de ensino, atualmente exerce o cargo de Diretora na Escola Municipal São Geraldo que é referência em razão do excelente desempenho no IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e avaliações como PROEB e PROALFA. Possui também grande atuação de destaque na luta por políticas para a negritude, desde a sua militância no Movimento Negro de sua cidade natal até a realização e participação de seminários, mesas redondas e outras. Faz parte da idealização da Mostra Cultural Étnico Racial que acontece anualmente na Escola Municipal São Geraldo que em 2017 completou sua quarta edição.

 

Agraciado: Movimento Negro de Passa Tempo

Entregue pelo Vereador Cleitinho

Voltado para o desenvolvimento de implementação de políticas públicas em favor do negro, o Movimento Negro de Passa Tempo surgiu para lutar pela correção de erros históricos com a população brasileira. Em Passa Tempo foi organizado a partir do surgimento de diversos outros órgãos de luta e mobilização que se espalharam por Minas Gerais e pelo Brasil. Todos estes movimentos somam força pela busca pelos direitos do negro no Brasil. Um dos pontos altos de sua trajetória foi a eleição de Lucineia Alves Maciel, um mulher negra, para a direção do Movimento Consciência Negra de Passa Tempo o que representou um grande avanço na luta. O movimento tem como foco o combate ao extermínio da juventude negra, violência contra mulheres negras e pela emissão dos títulos de posse das terras quilombolas. Após um período mais ativo e outro menos atuante, houve um intenso trabalho para revitalização do movimento. A primeira reunião aconteceu em outubro de 2016. Hoje a presidente é Lucineia Maciel que faz um árduo trabalho para quitar dividas da diretoria anterior. Hoje um dos focos é a implementação da Lei 10.639

 

Agraciado: Vagner Santo

Entregue pelo Vereador josafá

Fotógrafo desde 2015, nasceu em Santo Antônio do Amparo e atualmente mora em Divinópolis. Apaixonado pela fotografia graças ao seu poder de eternizar um momento especial, gosta de capturar através de suas lentes a essência das mulheres. Cursou o Primeiro módulo da fotografia com Gelinho fotografia e direção de modelo com Vinícius Castro. Acredita que ao fotografar mulheres negras reafirma seus traços, suas raízes e principalmente reconhece a luta para desconstruir um padrão de beleza que é criado e não natural.

  

Agraciada: Yeda Labrunie

Entregue pelo Vereador Nonato

 Nascida na zona rural de Luz, viveu nesta cidade até os 15 anos de idade. Começou a militar pelo movimento negro aos 21 anos e logo em seguida adotou também a causa das mulheres. Mora em Divinópolis há cinco anos onde trabalhou como manicure, faxineira, vendedora e radialista. Recém formada Bacharel em Jornalismo, é também atriz de teatro, cantora e fotógrafa. Criou no final de 2016 o grupo Chá das Pretas que tem como objetivo a valorização da mulher negra assim como o fortalecimento das mesmas através da união e do afro empreendedorismo, bem como ações sociais e de conscientização. Atualmente o grupo conta com 165 mulheres nas redes sociais, criando entre elas uma rede de Apoio feminino. Já realizou três encontros auxiliando cerca de 15 famílias.