Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CPI da COPASA: Vereadores visitam terreno da ETE Itapecerica

CPI da COPASA: Vereadores visitam terreno da ETE Itapecerica

por Diretoria de Comunicação — publicado 29/09/2017 18h00, última modificação 05/12/2017 12h45

Os vereadores que participam da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o cumprimento do contrato da Copasa com o município de Divinópolis, estiveram na tarde desta sexta-feira (29) no terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto Itapecerica para iniciar os trabalhos da CPI.  A visita foi acompanhada pelo Superintendente Operacional Centro-Oeste da Copasa - João Martins, que na ocasião anunciou que as obras serão iniciadas na próxima segunda-feira (2) pela construtora Artec S/A. 

De acordo com João Martins, as intenções da Copasa com esta obra da ETE Itapecerica é de fazer chegar o esgoto 100% tratado na cidade. O canteiro de obras principal planejado pela Copasa para a execução da obra será no terreno da ETE no bairro Candelária, porém haverão também várias frentes de trabalho em diversos pontos da cidade, e o planejamento é de que hajam interceptores em todos os córregos do município. 

“Numa última reunião que tivemos com os vereadores foi explicado que o normal deste tipo de obra é começar a fazer os interceptores do último ponto que é no bairro Belvedere, e vir até aqui na estação. Porém dado as condições atuais de atrasos no cronograma, nós iremos inverter o planejamento e os interceptores irão começar daqui do Candelária subindo até o Belvedere. A medida que as obras forem avançando tudo que existir de lançamento de esgoto nestes caminhos nós já passaremos a interceptar, criando um lançamento provisório.  Desde então, a população que mora nestas regiões da cidade já começarão a sentir o benefício, sem o mau cheiro, sem o retorno de esgoto e nem a sujeira”, explica o Superintendente. 

João Martins informou aos parlamentares que na última semana esteve em Brasília-DF na sede da empresa Artec S/A participando de reuniões para traçar o início das obras, e mais uma vez reforçou para os Vereadores que funcionários da empresa já estão na cidade se preparando para começar as obras nesta segunda-feira. Além dos Vereadores membros da CPI – Sargento Elton e Zé Luiz da Farmácia, também estiveram presente na visita os edis Ademir Silva, Renato Ferreira, Cleitinho Azevedo e o Deputado Estadual Fabiano Tolentino.


CPI
A comissão foi instituída no dia 14 de setembro para investigar o cumprimento das responsabilidade contratuais por parte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), junto ao município de Divinópolis. A comissão composta pelos Vereadores Sargento Elton Tavares (Presidente), Zé Luiz da Farmácia (como Relator) e Roger Viegas (Porta Voz - Relações Públicas) já iniciou seus trabalhos de análise dos termos aditivos e das cláusulas estabelecidas nos contratos de concessão desses serviços essenciais. Em seguida foi realizada a visita técnica ao terreno onde será construída a ETE Itapecerica, e o próximo passo dos parlamentares será iniciando as oitivas de depoimentos da Copasa marcado para o dia 09 de outubro de 2017 às 13h30 no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis.


Texto e Fotos: Liziane Ricardo

registrado em: , ,