Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Cultura divinopolitana é enaltecida na Câmara

Cultura divinopolitana é enaltecida na Câmara

por dircom — publicado 10/11/2017 16h50, última modificação 05/12/2017 13h17
Dezessete nomes da Cultura divinopolitana foram homenageados com o título "Destaque Cultural 2017"
Cultura divinopolitana é enaltecida na Câmara

Homenagem Destaque Cultural 2017

A Câmara de Divinópolis realizou na noite da quinta-feira (09), a solenidade de entrega do Título “Destaque Cultural 2017” aos artistas, entidades, projetos e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura no município de Divinópolis.  Em noite que contou com várias apresentações musicais foram entregues dezesseis homenagens, cada uma indicada por um vereador. Conheça um pouco mais da história dos agraciados. 


Autor: Vereador Eduardo Print Júnior                    
Agraciado: Alex de Sousa Freitas

Com 25 anos de carreira, o homenageado é cantor, compositor e produtor artístico. Tem como principal influência o pai, saudoso José Antônio e sua família que vive em Votuporanga no estado de São Paulo. Aos 9 anos começou a cantar e participou do Programa Talentos Mirins de Sílvio Santos, no SBT. Desde então traçou sua história repleta de sucesso e trabalho.  Já gravou mais de oito CDs e três DVDs e nestes trabalhos contou como a participação de artistas como Eduardo Costa, César Menotti & Fabiano, Roupa Nova, Edson e Hudson, Munhoz e Mariano, Marcelinho de Lima e Camargo, Alexandre Peixe,  Tomate, Banda Yahoo e muitos outros. Se destaca por suas composições gravadas por artistas como Eduardo Costa, Gino e Geno, Sérgio Reis, Gusttavo Lima e muitos outros.  Fez turnês na Europa e Estados Unidos e atua na produção de vários artistas como Eduardo Costa, no Cd “No Boteco”, que vendeu mais de 500 mil cópias em todo o país.


Autor:  Vereador Nêgo do Buriti                         
Agraciado: Antônio Aparecido Ferreira


Nascido na comunidade rural de Amadeu Lacerda, o homenageado é filho de Guiomar Chagas e José Ferreira de Freitas. Casado com Vera Eunice, é pai de Jéssica e Walison e avô de Maria Cecília. Servidor público municipal há 27 anos é mais conhecido como o Toizinho do Reinado. Iniciou sua trajetória em 1998 quando junto de seu cunhado fundou a guarda de congada Santa Luzia onde é o capitão responsável. Com 19 anos, a congada de Santa Luzia conta com aproximadamente 40 dançadores que com muita fé louvam a Nossa Senhora do Rosário em diversas cidades e comunidades rurais no estado de Minas Gerais. Presidente da festa de reinado de Amadeu Lacerda desde 2014, Toizinho também é embaixador de folia de reis desde 2003.  É nestas festas que sente sua maior alegria, pois através de sua fé é que recebe as graças que o motiva a manter esta tradição cultural. 


Autor: Vereador Edson Sousa                            
Agraciado: Antônio Domingos Franco

Natural de Santo Antônio do Monte, o homenageado é filho de Farnese Franco e Divina Rodrigues, cuja família foi adotada por Divinópolis, em 1940. Tendo passado pela Escola Padre Matias e Ginásio São  Geraldo, ao lado dos amigos Caio Antônio de Sousa e João Roberto Cônsoli, foi morar no pensionado para estudantes de Dona Vitória, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Os primeiros anos do Curso Clássico, estudou no Colégio Estadual da esquina com Avenida do Contorno. Professor Universitário, é titular da cadeira de Sociologia da extinta FADOM e Faculdade de direito da cidade de Itaúna. Também leciona Filosofia.  Com várias obras literárias publicadas e encenada, recebeu críticas elogiosas dos principais jornais e revistas do pais e foi diversas vezes premiado com destaque para o Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte pela peça teatral “De que Cor é o Vento”. Recebeu Menção Especial da Comissão Julgadora do Primeiro Concurso Ibero Americano de Textos Teatrales hacia uma Nueva Dramaturgia Centro Latinoamericano de Creación Y investigación teatral que tem reconhecimento internacional. 


Autor:  Vereador Roger Viegas                           
Agraciado: Associação Dramágico de Teatro


A Associação Dramágico é um grupo de teatro fundado em Divinópolis, mas que se apresenta em diversas cidades mineiras e é reconhecido pelos belos trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade, envolvendo crianças e jovens em projetos sociais com cunho cultural.  A associação realiza o Projeto de Oficinas e destina-se para atores e não atores e tem como objetivo a conquista da flexibilidade do corpo e da mente através de exercícios físicos e psicológicos com base no Método de Interpretação desenvolvido por Valério Peguini que resulta na construção e improvisação de cenas curtas. A proposta visa  levar o ator ao status de “comediante”, habilitando-o a desenvolver trabalhos em qualquer linguagem, estilo ou gênero dramático. O projeto contempla preferencialmente jovens à partir de 16 anos de escola públicas das periferias. Realiza Oficinas Vivenciais de Cultura com uma equipe de 20 pessoas com diferentes classes, níveis sociais de escolaridade, idade e raças. O trabalho teve início em 2015 com uma participação de 80 pessoas com o apoio logístico do SEST SENAT.


Autor: Vereador Renato Ferreira                         
Agraciado: Bernardo Espíndola

Empresário, professor e músico,  Bernardo Rodrigues Espíndola nasceu em Divinópolis em 1980. Formou-se em Comunicação Social pela PUC Minas em 2002, especializando-se em Ciência Política pela PUC e em Filosofia pela UFMG. Em 2008, concluiu mestrado em Letras pela UFMG, com pesquisa sobre literatura e cinema. Desde 2007, Bernardo atua como professor universitário, sendo atualmente professor da UEMG e do IGTI, no curso de MBA em Marketing Digital. Em 2016, criou a GESTRA, agência de marketing e publicidade, que dirige juntamente com o comunicólogo Francisco Resende. Sua trajetória como músico rendeu importantes prêmios, sendo vencedor do Prêmio BDMG Instrumental por duas vezes, em 2008 e 2016. Ganhou também o Prêmio Novos Talentos do Jazz em Belo Horizonte. Pianista e compositor, Bernardo lançou em 2016 seu primeiro disco autoral, Impressão. Além da carreira solo, Bernardo participa das bandas Jazz a Zero e Rádio Relógio. De 2009 a 2016, esteve à frente da Secretaria Municipal de Cultura de Divinópolis, tendo contribuído significativamente para a criação do Fundo Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, atualização da Lei de Incentivo e criação de programas como o Boa Praça, Rua do Rock, Livro Leve e Solto, Centenário de Divinópolis, Inverno cultural, entre outros.



Autor:  Vereador Nonato                                 
Agraciado: Bloco do Cléo 

O Bloco do Cléo é um bloco carnavalesco de arrastão, que visa resgatar a cultura carnavalesca em   Divinópolis. Começou no ano de 2016, esperando um público inicial de 1.000 pessoas, tendo sido surpreendidos por um público de aproximadamente 10.000 pessoas. Já no ano de 2017, na sua 2 edição, quando esperavam um público em torno de 10.000 pessoas, foram surpreendidos por uma multidão 25.000 pessoas. Fazendo do Bloco do Cléo a segunda maior festa da cidade. O Bloco  acontece sempre no sábado do final de semana anterior ao Carnaval, é  um bloco de carnaval voltado para a Família. Só toca Axé retrô e as marchinhas de carnaval. Começa sempre ao meio-dia e termina às 20h. Preza pela   organização, segurança e respeito com a cultura e com o cidadão. Em 2018, na 3 edição do Bloco, esperam um público de 30 mil pessoas nas ruas de nossa cidade, o que inseriu o Bloco do Cléo no circuito de turismo de Divinópolis.


Autor: Vereador Dr. Delano                               
Agraciado: Congada Santa Isabel

Através de duas crianças que batiam em latas e empunhavam em suas mãos cabos de vassouras revestidos em suas extremidades com camisas velhas ( fazendo alusão a bandeiras) no final dos anos 80 se deu início a Congada de Santa Isabel, por intermédio do Reinadeiro Aristel Antônio de Oliveira , que viu ali um grande potencial de se desenvolver uma grande Congada. Tendo como fundadora Conceição das Dores de Oliveira, a Dona Santinha, a Guarda de Conga Santa Isabel vem ha 25 anos anos realizando movimentos culturais em nossa cidade. Foi registrada em 27 de fevereiro de 2005, no alto São Vicente. Desde então foi formado um Estado de Coroa de Reis e Rainhas, Príncipes e Princesas, onde já foram coroadas várias figuras importantes para a sociedade reinadeira (inclusive Dr. Delano neste ano de 2017) através do Senhor Capitão de Moçambique Vicente juntamente com os Capitães de Santa isabel sendo sempre oferecido um almaço para cerca de 500 pessoas o qual é doado por amigos fiéis de Nossa Senhora e São Benedito.    
 

Autor: Vereador Kaboja                                  
Agraciado: Associação Cordas e Sons

Sociedade civil sem fins lucrativos, a Associação Cultural  Cordas e Sonos trabalha a transformação de crianças, jovens e adultos através da arte, cultura e conhecimento. Já faz parte da história da música erudita de Divinópolis tendo realizado projetos como o Festival Nacional de Música de Divinópolis, oficinas Dando Corda e a orquestra Cordas e Sons.  Foi fundada em 2007 por um grupo de amigos liderados pelo músico Walter Caetano.  Desde 2007 seus integrantes formam crianças, jovens e adultos que se apresentam em asilos, hospitais, creches, centros educacionais infantis, escolas e eventos públicos,  Anualmente, desde 2010, promove também o Festival Nacional de Música que reúne profissionais do Brasil e exterior em oficinas de diversos instrumentos musicais eruditos e apresenta concertos gratuitos. Trouxeram até mesmo uma ópera para Divinópolis.  Através do Projeto Dando Corda foi montada também a Orquestra Suzuki que desde 2012 também realiza apresentações periódicas.   Realiza ainda intervenções culturais, concerto Quatro Estações, Ensaios abertos e Concertos Didáticos nas Escolas.  É conhecida como Utilidade Pública Municipal, Estadual, Federal e OSCIP.


Autor: Vereador Josafá                                  
Agraciado: Gê Soares

Filho de José Vítor Soares e Antônia Maria Soares, Geraldo Vítor Soares, o artista Gê Soares, é natural de Divinópolis. Dedicado à música desde criança, aos 10 anos de idade foi presentado com seu primeiro violão pelos pais. Estudou música na Escola Municipal de Música por dez anos. Foi músico também da Banda Municipal. Fez cinco anos de aulas com de solfejo com o professor Aquiles Gonçalves.  Formou uma dupla sertaneja com o nome de Gê Soares e Zé Luis e gravou um LP em 1991. Hoje, em carreira solo, se mantêm fiel ao sertanejo e já gravou dois CDs. Sempre dedicado à arte musical, além de cantor e produtor musical dá aulas de violão e solfejo.

Autor:  Vereador Marcos Vinícius                                
Agraciado: Gustavo Mendes Martins

Natural de Divinópolis, o homenageado é servidor público lotado na Secretaria de Agronegócios. Graduado em Direito e pós graduado em Direito Tributário trabalhou também na Secretária de Cultura em 2015 e 2016.  É um dos responsáveis pela reestruturação da Lei Municipal de Incentivo tendo inclusive ministrado curso sobre captação. Estruturou e Deu funcionalidade para a Praça CEUs. É responsável também pela implantação do vagão biblioteca na Praça dos Candidés e acompanhou os projetos de incentivo fiscal e prêmio cultural.   Responsável pela iluminação do Teatro Gravatá, já escreveu também projetos para o edital do Tribunal de Justiça de Minas visando manutenção de equipamentos culturais. Premiado com o Troféu Orfeu 2016, foi jurado na Amostra de Dança de 2011 da cidade de Pará de Minas. Participou da produção da Maratona Cultural Praça CEUs, Programa Livre Leve e Solto, Biblioteca na Praça, Circuito Mineiro de Food truck, vários espetáculos de dança de Maiher Menezes, Festa Flamenca, Festa Árabe e Dance sem parar. Atualmente faz captação de recursos das Leis de Incentivo Estadual e Federal. 


Autor: Vereador César Tarzan                            
Agraciado: Dj Kaju Brazil

Jesus Christy Correa, conhecido mais com Dj Kaju Brazil, é natural de Divinópolis. Filho de Nilton Correa e Conceição Pureza Correa, é casado com Karinna Shintani. Foi músico do grupo K-Samba, com o qual  fez apresentações em todo Brasil, sempre levando o nome de Divinópolis. Já escreveu artigos musicais para diversas revistas e sites especializados em  música. Apresenta juntamente com Leozinho há 14 anos na Rádio Candidés o Programa Leozinho e kaju. Há cinco anos destaca- se como DJ, sendo o  mais requisitado na região para fazer festas de casamento, Formatura e festas 15 anos. Já apresentou seu trabalho de Dj na Europa, nos países Alemanha, Polônia, Dinamarca, Holanda e República Theca, onde sempre recebe convites para apresentar novamente.



Autor:  Vereador Ademir                                 
Agraciado: José Donizete dos Santos

Natural em Buriti, no Município de Martinho Campos, o homenageado é filho de Maria de Lourdes e Sebastião Santos.  Casado com janete Maria Andrade Santos é pai de Hudson, Larissa e do filho de coração Gabriel. Começou a escrever ainda cedo no primário e já tinha as redações elogiadas tendo inclusive ganhado alguns prêmios.  Sua grande incentivadora foi a professora Marlene que reconheceu seu dom de escritor e poeta. Já escreveu três livros sendo o primeiro “Poema, versos e prosas”, o segundo “Olhos do Coração” que teve edição esgotada e o terceiro “Flores da Infância”, lançado em 2016. Escreve literatura simples, recordando fatos, através de contos que retratam o seu tempo vivido no interior. Os poemas são espelhos do seu romantismo e as crônicas trazem opiniões e desabafos inteligentes sobre a atualidade. Está para lançar o livro “Menino do pé vermelho”, onde conta a história de um roceiro de pés no chão mas com coração nas alturas em uma linda lição de simplicidade. 

Autor:  Vereadora Janete                                         
Agraciado: Rubens Dercílio da Cruz Mimoso

Filho de José Antônio Mimoso e Sônia da Cruz Mimoso, faz parte de uma família  de músicos e cantores. Começou a estudar música e piano clássico com 8 anos de idade. Psicólogo, está   se especializando em Musicoterapia. Começou sua atuação na área cultural   sendo um dos músicos do coral Divinópolis atuando em  também São Gonçalo do Pará.  Toca em casamentos e eventos e acompanha artistas da  região. É músico convidado e parceiro da Escola Municipal de Música, além de pianista e organista voluntário da Diocese de Divinópolis. No projeto Fazendo arte possui mais de 150 alunos. Participa, junto com os demais professores, dos arranjos musicais e montagem de cenário e figurinos do espetáculo anual. Através do Projeto, representou o Brasil no Encontro Internacional de Experiências Comunitárias e Transculturais, na Cidade do México.  Com sua banda, Tekillas, já se apresentou nas principais casas de show e em toda a nossa região, abrindo shows de grandes bandas de renome nacional e internacional, além de grandes eventos como a Divinaexpô e Festa da Cerveja. Também é professor de musicalização infantil no Colégio Roberto Carneiro, além de regente do Coral Divinópolis e integrante da Banda Tekillas.


Autor:  Vereador Sargento Elton                         
Agraciado: Grupo Só H

Grupo de Divinópolis formado pelos irmãos Fabinho, Ju, Flávio e amigos, que com sua vontade de tocar criaram primeiramente o Juventude Negra e com o apoio dos seus pais Geraldo dos Santos e Maria Helena de Oliveira Santos, começaram a tocar em barzinhos na cidade de Divinópolis e região. Em 1997 resolveram mudar o nome do grupo por não achá-lo atraente ou chamativo, mudando assim para o nome "Os Moleques" . Começaram a fazer mais shows e ficaram mais conhecidos na região.  Em 1998 ganharam o Festival de pagode em Divinópolis, com a música autoral "Pura ilusão".  Em 2003 voltaram a mudar o  nome do grupo, pois, em São Paulo havia um grupo com o mesmo nome, optaram então por  "Só H". Com o sucesso gravaram o primeiro CD Problema Seu. Foram a São Paulo, conheceram Chrigor,  ex-vocalista do Exaltasamba, que apadrinhou o grupo abrindo novas portas. A partir dai, o grupo passa a tocar em várias casas de shows e grandes eventos na cidade e região. Gravaram o segundo CD "Nós Dois" , assim recebendo cada vez mais aceitação do público. Ao completar  15 anos de carreira gravaram um DVD de comemoração e viajaram para uma turnê de shows em Salvador - BA. Tem várias participações em programas de TV e rádio regionais e também uma participação especial no programa Máquina da Fama do SBT.


Autor:  Vereador Cleitinho                                      
Agraciado:  Thiago e Júnior

A dupla Thiago &  Júnior começou em novembro de 2007.  Completando dez anos de carreira, tudo começou quando o pai comprou uma caixa amplificada para que pudessem cantar. O primeiro show que fizeram foi na Praça da Catedral e a partir de então receberam inúmeros convites para festas particulares, eventos maiores, casas de shows, rodeios e outros. Em 2009 os vídeos que a dupla produziu estouraram nas redes sociais como Youtube e Facebook.  Chegaram a ficar na página principal do Youtube, onde ficam apenas grandes artistas, por várias vezes.  Surgiu então oportunidade de se apresentar em Goiânia, Curitiba e outras cidades, sendo que nestas duas, se apresentaram por várias vezes.  Hoje de volta a Divinópolis onde recebem total apoio dos pais, reúnem na cidade um grande número de fãs graças a sucessos que se espalharam pelo Brasil como as músicas “Ela tá abusada” e “Zap”.


Autor: Vereador Zé Luis da Farmácia                     
Agraciado: Tião Reis e Zé Mineiro

Tião Reis é descendente de italianos pelo lado materno e pelo lado paterno de famílias antigas do Sul de Minas, que preservavam o costume da Cantoria de Folia de Reis, Cantoria de Música Raiz e dançar Catira. Foi com esta tradição que fundou  o grupo de catira “Mineiros do Pé quente” que abriu as “porteiras” para sua carreira artística e agora completa 20 anos de sua fundação. Em Divinópolis, também fundou um “Grupo de Folia de Reis”, que faz várias apresentações em toda região há mais de uma década.  No final da década passada, surgiu o Projeto “Tião Reis e Zé Mineiro”, que já conta com   2 CDS de sua autoria. A dupla já apresentou o seu trabalho em vários Estado de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.  Em 2013, foram contemplados com o Prêmio “Rozini de Excelência” da  Viola Caipira, recebido pelas mãos da saudosa Inesita Barroso, no Memorial da América Latina em São Paulo. Em 2015, foram indicados ao maior prêmio da música nacional “Prêmio da Música Brasileira”, onde dividiram o palco com grandes nomes no Teatro Municipal na cidade do Rio de Janeiro. Dentre as diversas apresentações e aparições em programas de Televisão de vários canais, a dupla “Tião Reis e Zé Mineiro” destaca sua participação em um longa-metragem com o título “Introdução à Música da Sangue”, produzido pelo Diretor carioca Luiz Carlos Lacerda, que contou com a participação do ator Ney Latorraca, da atriz Bete Mendes e também de outros atores globais.   Tião Reis apresenta também  o programa “Chora Viola” transmitido pela Rádio Sucesso FM 93,1.   Resgatando várias duplas do passado e recontando suas histórias.  


Autor: Vereador Adair Otaviano                          
Agraciado: Tony e Eduardo


Irmãos que cantam desde criança com o incentivo dos pais. Eduardo é natural de Divinópolis, representantes comercial, músico, cantor e compositor da dupla. Tony é natural de Itapecerica é cantor e taxista em Divinópolis. A dupla foi formada em 2014 para participar do Primeiro Festival Regional de Música Sertaneja, realizado no Parque de Exposições de Divinópolis e contou com a presença de 66 concorrentes entre novos talentos e artistas renomados nas mídias de TV e rádio. Ficando em primeiro lugar, a partir de então ganharam cada vez mais espaço tendo se apresentado na Divinaexpô em 2015, 2016 e 2017, cantando praticamente em todos os dias do evento no Palco Fuxico da cantora e compositora Elenice Cunha. Foram destaque no Prato rural e cantaram também na festa de peão em Martinho Campos, abriram para Gino e Geno em Pará de Minas e se apresentaram também na Queima do Alho.  Em Itatiaiuçu abriram o show de Jads e Jadson e também marcou presença em diversos eventos regionais. A dupla atualmente finaliza o seu álbum de composições próprias e este ano atuam como jurados do mesmo festival de música de sertaneja que ganham no início da carreira, revelando novos talentos.