Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Estudantes do Parlamento Jovem participam de programa da TV Assembleia

Estudantes do Parlamento Jovem participam de programa da TV Assembleia

por Diretoria de Comunicação — publicado 12/09/2017 16h25, última modificação 04/12/2017 17h14
Estudantes do Parlamento Jovem participam de programa da TV Assembleia

Programa Geração recebe representantes Parlamento Jovem.

Os estudantes Miguel Borges, Sophya Vilela e Sofia Vitória participaram do programa Geração, da TV Assembleia, que foi ao ar no último sábado pela emissora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O programa Geração é voltado para o público jovem e teve uma edição especial dedicada ao Parlamento Jovem de Minas.

O tema do programa geração foi a educação política nas escolas e, além dos estudantes divinopolitanos, estiveram presentes jovens de Viçosa (Zona da Mata) e de Ouro Preto (Região Central do Estado). Durante o programa foram exibidos, ainda, depoimentos de jovens de vários outros municípios participantes do PJ pelo estado, dentre eles, estudantes de Pains, no Centro-Oeste. Em comum entre todos eles há o desejo de construir uma política diferente para o estado de Minas Gerais.

O bate-papo com a apresentadora Fernanda Moura também contou com a participação do Coordenador do Polo Centro-Oeste do Parlamento Jovem, Samuel Marques, que também é Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, da Câmara Municipal de Divinópolis. Participou do debate, também, o cientista social Frederico Santana Rick, que integra o NESP – Núcleo de Estudos Sócio Políticos da PUC Minas e é coordenador da Frente Brasil Popular.

Durante o programa, os jovens contaram como o Parlamento Jovem mudou suas vidas e criou uma nova imagem sobre a política, trazendo-lhes uma postura mais cidadã em seus municípios. Foi consenso que é importante que o jovem tenha protagonismo político, ainda mais em uma época em que conflitos ideológicos vêm ganhando espaço na mídia do país. Assim, a educação política ganha cada vez mais relevância.

O programa mostrou, também, um pouco da repercussão do Parlamento Jovem nas mídias sociais e de como os estudantes aprenderam até mesmo a criar vídeos e fotos para fanpage do PJ. Essa divulgação ampliou o acesso às ações do projeto e despertou o interesse de novos municípios em participarem do Parlamento Jovem.

A edição de 2017 do PJ se encerra no dia 22 de setembro, com a realização da Plenária Final do Parlamento, que ocorrerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Dois estudantes representarão Divinópolis na Etapa Estadual, são eles: Letícia Layla e Miguel Borges, da Escola Estadual Joaquim Nabuco.

Texto: Samuel Marques | Foto: Michelle Dias Sant Anna (C. M. Viçosa)
registrado em: ,