Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Homenagem aos Estudantes Destaques de 2017

Homenagem aos Estudantes Destaques de 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 25/10/2017 15h20, última modificação 05/12/2017 13h06
Homenagem aos Estudantes Destaques de 2017

Estudantes Destaques de 2017

A Câmara de Divinópolis realizou na noite da terça (24), a solenidade para entrega do Título "Estudante do Ano 2017" para estudantes que se destacaram pelo seu desempenho escolar. Cada Vereador indicou um homenageado. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

 

Autor: Vereador Ademir Silva

Agraciada: Ana Laura Faria Barros

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Adelaide Ribeiro Barros Diniz e de Natalício de Faria Diniz, sempre foi motivo de muito orgulho para seus pais e para todos que tem o privilégio de conviver com ela. Participa há quatro anos do Projeto Fazendo Arte e atualmente faz parte das Oficinas de Canto e Hip-Hop. Estuda na Escola Municipal “Otávio Olímpio de Oliveira” desde o primeiro ano e tem sobressaído em todas as turmas por onde passa. Além de seu excelente rendimento escolar Ana Laura chama a atenção pela dedicação e compromisso com os estudos. Adora ler e escrever. Já se destacou em vários concursos literários que participou e no ano passado, foi medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa. Ela representou Minas Gerais na Oficina regional desse Concurso e nos deixou bastante orgulhosos. E é por tudo isso que Ana Laura é Estudante Destaque 2017.

 

Autor: Vereador Dr. Delano 

Agraciado: Fernando Gontijo Resende Souza

Filho de Kelly Gontijo Resende e Wesley Geraldo de Souza. Cursou o ensino fundamental nas escolas São Francisco de Assis, Centro de Educação Integral e Ilídio da Costa Pereira, e o ensino médio integralmente na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, onde se formou no ano de 2016. Foi representante de turma durante todo o período do ensino médio. Ganhou destaque e recebeu títulos de honra ao mérito por se destacar com seu ótimo rendimento na escola, como os certificados de “Estudante Destaque do Ensino Médio” e “Aluno Modelo do 3º ano”. É fluente em Lingua Inglesa, certificado pelo TOEIC (Test of English for International Communication). Desenvolveu dois projetos e artigos científicos, um no ano de 2015, que foi apresentado na Feira de Ciências da UFMG (FEBRAT), e outro no ano de 2016, que foi apresentado e ganhador do primeiro lugar na Feira de Ciências da UFV (FECITEC), ganhando bolsa de iniciação científica e credenciamento em feiras de ciências internacionais. O projeto trata-se de um aplicativo para smartphones, denominado EcoApp, que faz com que os usuários do aplicativo conheçam os locais corretos para se realizar o descarte de cada tipo de material. Ganhou, também, destaque no ENEM de 2016, onde conseguiu tirar 940 na redação e conseguiu passar no tão sonhado curso de Medicina na Universidade Federal de Lavras. Devido ao seu desempenho, sobretudo na redação, foi parabenizado pela Superintendência de Ensino e convidado para almoçar com o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

 

Autor: Vereador Edson Sousa 

Agraciado: Gustavo Henrique Sousa

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Eduardo Barbosa e Flávia Cristina. Graduando em Engenharia Metalúrgica. Possui curso de inglês pela Seed English School. Participou do programa Lab X e extensão universitária como monitor de geometria descritiva na UEMG. Possui curso sobre aços de alta resistência, empreendedorismo, marketing profissionais, seis sigma, gerenciamento de escopo de projetos, empregabilidade,. Liderança, motivação empresarial e outros. Até 2016 atuou como colaborador Na MetalMinas como presidente da empresa Júnior obtendo reconhecimento como destaque do mês por várias vezes. Também fez estágio supervisionado na Ciafal, tendo como foco o setor de forno, laminação e qualidade do produto final. Também foi estagiário da ArcelorMittal Monlevade no laboratório análises especiais. Junto a UEMG desenvolveu diversos projetos de pesquisa e de extensão.

 

Autor: Vereador Cleitinho Azevedo 

Agraciada: Letícia Ferreira dos Santos

Aos 23 anos, a homenageada é estudante da UEMG e em novembro irá alcançar o tão sonhado diploma de jornalismo. Filha de Flávia Cristina Nonato e do Vereador Renato Ferreira dos Santos, ainda criança foi diagnosticada com paralisia cerebral, o que não a impediu de ter uma vida como qualquer outra pessoa de sua idade. Aos três anos, seus pais a colocaram na escola e em 1999 foi transferida par ao ensino público municipal no CMEI Isaura Ferreira. Em 2000 foi para a Escola Municipal São José, sendo a primeira criança com deficiência a ser matriculada no ensino regular. Sua dificuldade de locomoção nunca foi empecilho para o desempenho escolar, sendo exemplo para os colegas. Atualmente desenvolve projeto que irá descrever o primeiro ano de mandato dos vereadores, a partir da perspectiva do vereador Cleitinho Azevedo e as mudanças que os 11 novatos representam para a população divinopolitana. 

 

Autor:  Vereador Zé Luiz de Farmácia 

Agraciada: Lívia Capanema da Paz

Natural de Divinópolis, é filha de Fabiano Capanema de Sousa e Vilmara Nascimento Capanema. Aos 16 anos, está cursando o segundo ano do ensino médio na Escola Anglo de Divinópolis, onde devido ao seu esforço e determinação é bolsista integral. Também está cursando o nível pós intermediário de inglês. Sempre reserva um tempo de sua rotina para dedicar-se à música, que é uma de suas paixões. Desde os 13 anos atua coo voluntária tocando violino na Orquestra e Coral Alvorada, instituição que realiza apresentações em asilos, escolas e casas de repouso de Divinópolis e região. Já tem planos para o futuro, pretende cursar faculdade de medicina para poder ajudar o maior número de pessoas possível. 

 

Autor:  Vereador Marcos Vinícius

Agraciada: Lorena Florentino

Irmã de Maycon Florentino, desde recém nascida foi criada pelo tio João Batista e o avô Ermínio. Hoje com 18 anos, a homenageada é divinopolitana, iniciou os estudos na Escola Raio de Sol, onde foi reconhecida como uma das melhores alunas. Atualmente faz o primeiro ano do segundo grau na Escola Estadual Antônio da Costa Pereira e desde o sexto ano é reconhecida como uma das melhores alunas da escola. Na sua vida estudantil já cumula mais de 24 reconhecimentos. Nunca sofreu uma reprovação. Trabalha no supermercado Rena como embaladora. Frequenta a nona Igreja do Evangelho Quadrangular, onde ajuda na coordenação do Grupo de Jovens e Adolescentes.

 

Autor: Vereador Raimundo Nonato 

Agraciado: Lucas Rezende de Freitas

Natural de Divinópolis deu início à sua vida acadêmica aos 2 anos de idade no colégio Cecri, onde estuda até os dias atuais, cursando o 2º ano do Ensino Médio. Com tendências autodidatas, iniciou o processo de aprendizagem musical bem cedo, tornando essa arte uma de suas paixões, assim como as ciências biológicas, que lhe despertam interesse, principalmente pelas questões relacionadas às enfermidades humanas. A literatura sempre esteve presente em sua vida desde os clássicos infantis aos consagrados livros da literatura brasileira como: Capitães de Areia de Jorge Amado, que é um dos seus preferidos. O gosto pela leitura lhe propiciou certa facilidade na aprendizagem da área de linguagens, sendo, inclusive, fluente na língua inglesa. Lucas pretende se devolver além do currículo escolar, para isso, empenha-se em projetos extra curriculares,como ocorreu no recente projeto de conscientização política, onde desenvolveu, juntamente com os seus colegas, propostas de atuação na melhoria das áreas de saúde, educação e segurança da cidade de Divinópolis. Atualmente lidera a frente tecnológica do clube de artes do colégio Cecri, onde partilha seus conhecimentos sobre a área audiovisual para a criação de filmes de curta metragem, promovendo, assim, a difusão das artes entre os alunos do colégio. Em um futuro, bem próximo, Lucas pretende ingressar na faculdade de medicina. Sonha também em seguir carreira na área acadêmica e ainda realizar intercâmbios culturais em outros países. 

 

Autor: Vereador Nêgo do Buriti 

Agraciada: Luciana da Silva Alves

Filha de Jordano Alves e Gilcélia Helena da Silva Alves. Natural de Divinópolis, mora na comunidade de Ribeirão do Servo e estuda na comunidade de Buritis no sexto ano do ensino fundamental. Inteligente e participativa, sempre recebeu o apoio dos pais no incentivo aos estudos e destes sempre teve acompanhamento. Sempre presente às aulas, é questionadora das rotinas escolares com interesses que ultrapassam as dimensões da escola. Dedica-se aos estudos até quando brinca, já q1ue gosta de brincar de escolinha com o irmão e a avó. Com alma de educadora, desde criança zela para oferecer aos seus colegas de classe assistência individualizada para contribuir com o melhor desempenho da turma. Tem o desejo de se tornar professora e sabe da importância e nobreza desta profissão.

  

Autor: Vereador Rodrigo Kaboja 

Agraciada: Luíza Silva Martins

Natural de Divinópolis, é filha de Maurício Ademar da Silva e Cláudia Maria Martins Silva. Irmã de Fernando de Pádua, são muito unidos. Reside em Santo Antônio dos Campos, onde iniciou estudos de educação infantil na Escola Pequenos Aprendizes, conhecida como “escolinha da Tia Meire”. Cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Veneza Guimarães de Oliveira e atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes. Concorreu a uma vaga no CEFET e foi selecionada, mas preferiu continuar na escola onde está. Bolsista no curso Pré Vestibular Alfa e Pré Enem pretende cursar medicina, fisioterapia ou relações internacionais. Gosta de ler e sempre reúne amigos para assistir filmes em casa. 

 

Autor: Vereador César Tarzan 

Agraciado: Luiz Fernando Silva

O homenageado é filho de Rosana Maria da Silva e Adilson Pereira da Silva,cursa a sétima série do primeiro grau na Escola Estadual Lauro Epifânio, no bairro Interlagos. Com 9 anos começou a colocar seus 6 livros que tinha, no portão de sua casa, pendurados numa corda de varal. Todos que passavam perguntavam se estava vendendo, ele falava que estava emprestando. E com isto foi chamando atenção das pessoas que passavam. Com esta iniciativa Luiz Fernando chamou a atenção dos meios de comunicação, onde Luiz Fernando concedeu varias entrevistas em todas as emissoras de Divinópolis e no Brasil. Luiz Fernando conseguiu ajuda após a exibição de uma reportagem sobre o projeto no programa Bem Viver, na TV Integração. Sendo que todos os livros que consegue ocupam espaço especial na biblioteca, que agora fica na entrada da casa. Conseguiu arrecadar exemplares importantes da literatura, filosofia e sociologia de Uberlândia. O presente foi do filósofo Dênnys Xavier, que mandou até uma carta para o jovem. Foi passado a reportagem do Luiz Fernando nas emissoras SBT Brasil, TV Alterosa, TV Integração, Rede Globo Brasil, TV Candidés, TV Pitágoras. Hoje Luiz Fernando está com 12 anos, sua biblioteca tem mais de 10 mil livros, tudo por doação. Sendo um aluno exemplar, é motivo de orgulho para a E. E. Lauro Epifânio Por tudo isso Luiz Fernando é merecedor da Comenda Estudante Destaque 2017.

 

Autor:  Vereador Eduardo Print Júnior

Agraciada: Maria Eduarda Ferreira Santiago

A homenageada é filha de José Eustáquio Santiago e Patricia Ferreira Santiago . Começou sua vida escolar ainda pequena, com três anos , na Escola Municipal Hebert de Souza. Os anos iniciais até o terceiro ano realizou na Escola Jean Piajet. Com redação premiada foi repórter Mirim por um dia. A partir do quarto ano ,passou a realizar seus estudos no Colégio Anglo de Divinópolis, onde continua até hoje. No momento cursa o ensino médio , 1º ano do ensino médio. Concomitante aos estudos regulares , Maria Eduarda iniciou seu curso de inglês na Wizard em 2013 . Esse ano , pela escola de inglês realizou o exame Internacional TOEIC e adquiriu pontuação de 975 em 1000 , assegurando o direito de certificação máxima. Extra –Curricular , também , realizou curso de Teclado no CCM. No ano de 2016, realizou a prova do CEFET de Divinópolis e foi aprovada em segundo Lugar Moda para o ano de 2017. No entanto , em função , de escolhas para preparar-se para o ENEM em 2019 optou pelo projeto do Colégio Anglo. Nesse ano de 2017 , Maria Eduarda realizará o Enem pela primeira vez e o vestibular seriado da UFLA e UFJF, ampliando sua visão já do processo seletivo.


Autor: Vereadora Janete Aparecida 

Agraciado: Miguel Borges Silva Pereira

Natural de Formiga, em 2014 se mudou para Divinópolis, onde se matriculou na Escola Estadual São Francisco de Assis onde participou do “Projeto Jovem Chico de Cinema” onde foi o roteirista, diretor de filmagem e ator do filme “Meu primo maluco, Caio”. O filme concorreu ao premio de melhores cenas especiais. Neste mesmo ano a escola promoveu a Feira de Ciências e Arte, onde participou como um das cabeças para a montagem de um mini cinema na escola. Em 2015 foi transferido para a Escola Estadual Joaquim Nabuco através da qual participou Parlamento Jovem Minas. Em 2016, Miguel continuou participando do Parlamento Jovem, porém neste ano ele participou das três etapas do PJMG(Municipal, Regional e Estadual). Participou também do time de Vôlei da escola. Na gincana solidaria foi o líder da equipe azul. Neste ano, esteve presente na reunião entre os diretores da região e participou também da reunião realizada pela Secretaria de Educação com os representantes das escolas de Divinópolis, onde se foi discutido a Convivência Democrática. Foi o treinador do time feminino da escola levando o time a ganhar a medalha de ouro no JED (jogos estudantis de Divinópolis) e continuou no time masculino da escola. Participou mais um ano do Parlamento Jovem Minas Gerais e representou a cidade em Brasília com uma proposta onde “se modificar o artigo 60 e 61 da constituição brasileira de 1988 levando a participação popular ser justa”. 

 

Autor: Vereador Sargento Elton 

Agraciada: Patrícia Fernanda Teixeira

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Maria Célia Teixeira e Cristiano Marcos dos Reis. Cursou o ensino fundamental nas Escolas Estaduais Coronel robertinho, em Bom Despacho e Ilídio da Costa Pereira, nas duas ocasiões sendo homenageada pelo desempenho. O Ensino Médio foi cursado na escola Estadual Ilídio da Costa Pereira. No primeiro ano conquistou certificado de Menção Honrosa por se desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática. No segundo ano foi medalha de bronze no mesmo concurso e recebeu bolsa de iniciação científica. Também foi premiada com o terceiro lugar na Feira de Ciências Interna da Escola com o projeto de energia piezoelétrica que foi selecionado para o FEBRAT 2015. No terceiro ano foi apontada coo melhor redação para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e também para o prêmio Jovem Senador. Também é uma das desenvolvedoras do aplicativo Ecoaap. Foi certificada pelo excelente desempenho no 11º Programa de Iniciação Científica Jr. Foi classificada para participar da III Feira de Ciências Tecnologia, Educação e Cultura pela Universidade Federal de Viçosa. Também foi classificada para participar da décima quinta Feria Brasileira de ciências e Engenharia e outros eventos do mesmo porte.


Autor: Vereador Josafá Anderson 

Agraciado: Paulo Henrique Santos Oliveira

PAULO HENRIQUE SANTOS OLIVEIRA  é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Domingos. Participa do Movimento Estudantil desde 2013 ano em que foi eleito no Grêmio Estudantil Litero Artístico Carlos Drummond de Andrade, da Escola  Tancredo Neves, na cidade de Várzea da Palma, no qual, em 2014, passou a ser presidente. Ainda no grêmio estudantil Carlos Drummond, esteve à frente de vários projetos sociais junto à comunidade escolar.  Em 2016, reativou o Grêmio Estudantil Monsenhor Domingos, da Escola Estadual Monsenhor Domingos.O grêmio dirigido por Paulo é ativo junto à comunidade escolar, sendo responsável pela realização de eventos e ações em prol de melhorias na escola, além de debates que colaboram com o desenvolvimento dos alunos. Paulo também está em parceria com a União Estudantil de Divinópolis, onde faz parte do Conselho de Entidades Gerais da UED e atualmente também é um dos adolescentes representantes na Construção do Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

 

Autor:  Vereador Roger Viegas 

Agraciado: Rafael Vinícius de Miranda

Filho de Neide Isabel de Miranda Corrêa e Adalberto Corrêa, o homenageado formou-se em Aprendizagem Industrial em Eletroeletrônica no Senai em dezembro de 2016 e Técnico em Eletromecânica em curso no noturno no Cefet em dezembro de 2017. Bolsista no Alfa, no Projeto de Iniciação Júnior em Matemática pela CNPq através da OBMEP por ter sido medalhista. Este curso é ministrado por professores da UFV. Aluno do 3 ano do turno da manhã na Escola Estadual Joaquim Nabuco. Se destaca pelo comprometimento e envolvimento e por isso hoje recebe o reconhecimento da Câmara de Divinópolis.


Autor:  Vereador Adair Otaviano 

Agraciada: Valdete de Jesus Otaviano Ferreira

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Jesus Otaviano de Araújo e Nair de Oliveira Araújo, viveu sua infância juntamente com seus pais e irmãos na Comunidade Rural do Córrego do Paiol. Aos dez anos de idade começou a trabalhar como safrista em lavoura de café, depois foi babá, doméstica e vendedora ambulantes. Casou-se com Geraldo Antônio Ferreira e continuou residindo na mesma comunidade onde tivera os filhos, Gabriel Júnio Ferreira e o saudoso Wellington Henrique Ferreira. Sempre sonhou em ser professora mas tinha muita dificuldade em estudar por residir na zona rural e por isso estudou somente até a sétima série do ensino fundamental. Aos 35 anos de idade passou no concurso público da Prefeitura de Divinópolis e começou a trabalhar no cargo de servente escolar. Com o incentivo de amigos voltou a estudar através do EJA, no ano de 2009. Valdete já estava próxima do sonho do curso superior quando um acidente tirou a vida de seu filho mais velho, à época com 18 anos de idade. Embora tenha sentido muito o impacto, com o apoio da família e do amigos voltou a estudar e está cursando o segundo período de pedagogia, em 2020 poderá realizar o grande sonho de lecionar.