Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mesa Diretora elogia primeira escola local

Mesa Diretora elogia primeira escola local

por dircom — publicado 20/04/2018 16h55, última modificação 20/04/2018 17h33
Escola Estadual Pe. Matias Lobato recebe congratulações dos vereadores pela passagem de seu centenário
Mesa Diretora elogia primeira escola local

Presidente faz leitura do memorial da E. E. Pe. Matias Lobato

Na terceira parte dos trabalhos legislativos desta quinta-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, vereador Adair Otaviano (MDB), apresentou homenagens à Escola Estadual Padre Matias Lobato pela passagem de seu centenário.

Dirigindo-se à educadora Nívea da Silva Faria, atual diretora, o presidente em nome da Mesa Diretora e dos demais vereadores, congratulou-se com os diretores, educadores, funcionários e alunos, “do presente e do passado”, da primeira escola pública de Divinópolis, inaugurada em 21 de abril de 1918. Também estendeu os cumprimentos e agradecimentos à 12a. Superintendência Regional de Ensino e, por esta, à Secretaria de Estado da Educação, por garantir a perenidade da instituição.

Na oportunidade, fez constar nos Anais da Casa o “voto de estima e consideração” para com todos aqueles que fazem parte da história desse educandário e parabenizou os alunos e educadores pela brilhante programação comemorativa “à altura do seu corpo docente e discente”.

Trechos do pronunciamento

“Está na memória da Câmara Municipal a importância que teve aquele 21 de abril de 1918, quando o Grupo Escolar foi inaugurado. Era a primeira escola pública. Divinópolis havia conquistado vários avanços urbanísticos, mas a escola básica era o sonho dos construtores do municipio, que estava se realizando.

“Quantas pessoas ilustres passaram por essa escola nestes 100 anos de existência, quantos professores, quantos diretores influenciaram a formação do povo divinopolitano (...)

De fato, esta data merece os nossos aplausos; é um marco histórico que vem da infância de Divinópolis, em seus primeiros anos de município, e merece ser comemorado” (Vereador-presidente Adair Otaviano).

HOMENAGEM DA MESA DIRETORA

A Mesa Diretora da Câmara - composta pelos vereadores Adair Otaviano, presidente; Janete Aparecida (PSD), primeira-secretária; Josafá Anderson (PPS), vice-presidente; Raimundo Nonato (PDT), segundo-secretário – enviou mensagens à centenária Escola e à 12a. SRE, destacando o momento memorável que:

[…] nos remete aos primeiros anos da emancipação e a um dos primeiros efeitos da elevação da vila à condição de cidade. O Grupo Escolar é um marco na construção da identidade divinopolitana e aqueles que o preserva na memória e o mantém em funcionamento merecem os mais altos elogios desta Casa”.

Texto: Flávio Flora    -    Foto: Helena Cristino