Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novo depoimento esclarece CPI dos Áudios

Novo depoimento esclarece CPI dos Áudios

por dircom — publicado 24/08/2018 13h26, última modificação 24/08/2018 13h26
 Novo depoimento esclarece CPI dos Áudios

Oitiva foi realizada na Prefeitura de Divinópolis

A CPI dos Áudios ouviu na tarde da quarta-feira (22) o depoimento do Prefeito Galileu Teixeira Machado no prédio da cidade Administrativa situada na Avenida Paraná.  Ao longo da investigação já foram ouvidos: Marcelo Máximo de Morais Fernandes, o Chefe de Gabinete da Prefeitura - Djalma Guimarães, o Procurador do Município Wendel Santos, o ambientalista Jairo Gomes, o Procurador do Município, a Secretaria de Administração, Raquel de Freitas e o Secretário de Governo Roberto Antônio Ribeiro Chaves.

Inicialmente durante a oitiva do Prefeito Galileu Machado, o Presidente da CPI, Vereador Ademir Silva, solicitou que fossem repassados todos os áudios analisados na investigação para que Galileu tomasse conhecimento dos assuntos que lhe seriam questionados. A primeira parte da oitiva consistiu nas respostas do chefe do executivo aos questionamentos elaborados pelo Vereador Renato Ferreira.

Galileu contou que Marcelo Máximo de Morais Fernandes passou a frequentar as reuniões do PMDB, e levava consigo banners de acusação sobre desvios do PAC contra o ex-prefeito de Divinópolis para serem usados eleitoralmente o que foi rechaçado, à época, por Galileu. Logo em seguida, após o resultado das eleições Municipais, Galileu afirmou que Marcelo Marreco começou a procurá-lo, porém o Prefeito afirmou que nunca prometeu nenhum cargo para nenhuma pessoa. “Alguns meses depois elaboramos um organograma, e, aí, pudemos visualizar um cargo que o Marcelo poderia ocupar como coordenador do Banco de Alimentos, considerando que ele foi dono de restaurante por mais de 14 anos. Mas, a partir do dia que ele foi na Câmara falar na Tribuna, ele perdeu a minha confiança”, disse Galileu.

Questionado pelo relator Renato Ferreira sobre a hipótese de Marcelo Marreco ocupar o cargo e não precisar ir trabalhar diariamente, Galileu foi veemente ao dizer que não admite esse tipo de situação dentro da Prefeitura. Ele lembrou ainda que todos os funcionários registram entrada e saída no ponto eletrônico, além de existir uma comissão técnica avaliadora da frequência de todos os servidores.

MINUTA
Em relação a uma minuta de decreto que nomearia Marcelo Marreco para um cargo da Prefeitura também foi alvo de questionamento. Galileu explicou que: - “Todo decreto necessita seja feita uma minuta, precisa ser assinada, porém, além de eu ter perdido a confiança no senhor Marcelo, ele também não apresentou sua documentação para avaliação do setor de RH, daí não ocorreu a nomeação. Mas eu afirmo que não mandei ninguém procurar ele na casa dele”, explicou Machado. Galileu afirmou não ter nenhuma relação com Geraldo Passos.

O Vereador Raimundo Nonato em sua indagação se disse preocupado com o fato da minuta de decreto ter ido parar nas mãos de Marcelo Marreco apesar de não ter sido publicado. “Isso muito me preocupa também já que nenhum dos dois servidores da prefeitura disseram não ter levado o documento para Marreco. Eu estou mais preocupado do que o senhor!”, finalizou Machado.
O Vereador Edson Sousa também apresentou seus questionamentos que foram respondidos pelo Prefeito Galileu Machado.