Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamentares se unem para solucionar falta de pagamento da UPA

Parlamentares se unem para solucionar falta de pagamento da UPA

por dircom — publicado 16/11/2017 12h30, última modificação 05/12/2017 13h18
Parlamentares se unem para solucionar falta de pagamento da UPA

Vereadores se reúnem no Centro Administrativo para definir soluções para a UPA - 14-11-2017

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis, estiveram na última terça-feira (14) no Centro Administrativo em reunião com o Prefeito Galileu Machado, o Vice-Prefeito Rinaldo Valério, o Secretário de Saúde Rogério Barbiere, e o Dr. Marco Aurélio Lobão para discutir soluções referente ao atraso nos pagamentos relacionados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Padre Roberto).

Após mais de duas horas de reunião e vários contatos telefônicos do Presidente da Comissão de Saúde Renato Ferreira para o deputado federal Domingos Sávio (PSDB), as soluções começaram a aparecer, a partir do anuncio da liberação em caráter de urgência da verba parlamentar disponibilizada pelo tucano na ordem de R$ 1 milhão que estará disponível no caixa da Prefeitura até o dia 30 de novembro.

De acordo com o informações do Deputado Domingos Sávio foram remanejadas emendas de outras localidade, e agora é preciso que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) cadastre a proposta no Ministério da Saúde para receber o montante. A proposta de pagamento dos médicos também foi avalizada pelo Presidente da Comissão de Saúde Renato Ferreira (PSDB) e pela Vereadora Janete Aparecida (PSD), para que os profissionais aceitassem a condição de retornar aos trabalhos na UPA até a data do pagamento no final do mês. Já foram depositados R$ 500 mil do Governo Federal e quitará o atraso do mês de agosto, até na próxima quarta-feira (22). A emenda de R$ 1 milhão será usada para pagar o mês de setembro; e no dia 20 de dezembro deverá ser pago o mês de outubro.

O presidente da Câmara, Adair Otaviano (PMDB) afirmou que se os poderes quiserem trabalhar em harmonia, a cidade funciona muito melhor. “Ao nos depararmos Adair Otaviano - Rinaldo Vlário- Galileui Machado- Rogério Barbiere - Fotos: Liziane Ricardo 14-11-2017com uma possível greve da UPA, ao chegarmos na Câmara para a reunião ordinária, mesmo com pauta para ser votada, a vereadora Janete pediu que a sessão fosse paralisada por 20 minutos para conversarmos sobre o problema da UPA. Resolvemos então encerrar a sessão subir para a Prefeitura para buscarmos soluções. Depois de muita conversa, o doutor Marco Aurélio Lobão levou uma proposta para o pessoal da UPA. E nesse meio tempo veio a notícia de que o deputado federal Domingos Sávio arrumou R$ 1 milhão de reais para pagar a folha que está em atraso. A prefeitura vai fazer um acordo com eles para pagar um valor, mais esse um milhão que o Domingos está arrumando. E a UPA já está funcionando normalmente. Isso é importante para mostrar para os divinopolitanos que se os dois poderes se unirem a cidade funciona muito melhor” frisou Adair.

Já na noite de quarta-feira (15) o Deputado Federal Jaiminho Martins (PSD) visitou a Unidade de Pronto Atendimento de Divinópolis e foi recebido pelo diretor clínico Rodolfo Monteiro Barbosa, na ocasião o deputado também anunciou a disponibilidade de emendas na quantia de R$ 2 milhões que deverão ser enviados para o custeio da UPA. De acordo com a assessoria do deputado, R$ 1 milhão serão alocados de forma emergencial e R$ 1 milhão no início do ano que vem. Ambas são para arcar com custos de folha de pagamento e materiais.

Reunião UPA
Conforme avaliação do prefeito Galileu, a reunião da última terça-feira foi muito proveitosa, considerando as manifestações positivas dos dois deputados federais em se empenhar a conseguir estas verbas para a UPA de Divinópolis. Estiveram presente na reunião os Vereadores: Renato Ferreira, César Tarzan, Ademir Silva,Sargento Elton, Cleitinho Azevedo, Dr. Delano, Eduardo Print Jr, Adair Otaviano, Janete Aparecida, Roger Viegas, Zé Luiz da Farmácia, Raimundo Nonato, Josafá Anderson e Edson Sousa.

Texto: Liziane Ricardo                      Com informações: Assessorias Parlamentares              Fotos: Liziane Ricardo