Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 14ª Reunião Ordinária de 22-03-2018

Resumo da 14ª Reunião Ordinária de 22-03-2018

por dircom — publicado 22/03/2018 16h55, última modificação 22/03/2018 17h21

A 14ª Reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis, realizada em 22 de março der 2018 contou com quatro projetos em pauta. Fez uso da Tribuna Livre o Presidente da Associação em Defesa das Nascentes do bairro Bela Vista, Darli Salvador, que falou sobre água e meio-ambiente.

 

Projetos que foram aprovados:

PLCEM 4/2017 - Projeto de Lei Complementar do Executivo Municipal Da nova redação a Lei que trata sobre o ISSQN

Autor: Executivo Municipal

  

Plem 17/2018 - projeto de lei ordinária do executivo municipal - Autoriza o Poder Executivo a desafetar da finalidade pública original e específica a área conhecida como “Salgadão” no bairro Prolongamento São Sebastião, para construção de unidades habitacionais populares

Autor: Prefeito Galileu Machado

 

Projetos que tiveram votação adiada:

Plcm 169/2017 - projeto de lei ordinária do legislativo municipal - Denomina Jefferson Ribeiro Rocha, a Rua A, localizada no Bairro Residencial Mariza Pardini.

Autor: Vereador César Tarzan (PP)

  

Projeto retirado em definitivo:

 

PLCM 29/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - Da nova redação para Lei que trata da contratação de parentes no Serviço Público Municipal

Autor: Vereador Kaboja (PSD)

 

Assista a Reunião na íntegra:

 

Confiram o resumo dos pronunciamentos:

 

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Elogiou a retirada do Projeto de Lei polêmico que tramitava na casa tratando sobre a vedação de parentes no Serviço Público. Disse que quem manda na Câmara é o povo. Comparou a situação com o Projeto que corrigia valores da Planta de Valores do IPTU. Afirmou que este último deve voltar. Disse que adora manchetes e que adora ser o falatório da semana, que andava meio esquecido e gostou de aparecer. Falou que o acusam de ter recebido 16 mil reais indevidamente no serviço público. Disse que é função do Ministério Público apurar denúncias e que Câmara, Executivo, MP e outros, são independentes. Disse que hora nenhuma o promotor disse que o promotor disse que ele roubou, mas que quando recebe a denúncia abre investigação. Que toda denúncia é investigada. Disse que gostam de colocá-lo na capa porque dá ibope e que da maneira que divulgaram parece que o montante se trata de uma fortuna. Falou que se precisar doa pra farmacinha. Disse que isso da ibope e dinheiro não, que da ibope é o projeto do nepotismo. Afirmou que a verdade é branca.

 

AdemirVereador Ademir (PSD) – Agradeceu a limpeza do entorno das igrejas da cidade, principalmente Quilombo, Campina Verde e outras por onde vão passar procissões da Semana Santa. Informou que as academias ao ar livre do Quilombo e do São Roque já estão praticamente funcionando, faltando apenas a aula inaugural com profissional da área de educação física que será disponibilizado nestes locais. Disse que após a Semana Santa a atividade deverá estar disponível nestes locais. Afirmou que escolas pagam altos valores de internet e telefone sendo que abrigam centrais telefônicas de concessionárias que nada pagam por este uso. Afirmou que apresentou a situação ao Prefeito que publicou decreto instituindo taxa de cobrança para que as mesmas continuem usando estas centrais. Falou do sucesso da ação social realizada no São Roque em favor das Mulheres e parabenizou todos os organizadores, os funcionários da unidade de saúde do bairro.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Falou da importância do descarte correto de óleo e disse que a COPASA deveria ser responsável pelas nascentes da cidade. Disse que descaso da Secretaria de Obras com a cidade continua e deve continuar por um bom tempo e pediu ao Prefeito que troque as peças que não estão funcionando. Criticou o projeto que propunha a alteração na “Lei do Nepotismo” e citou exemplo da Secretária que considerada ineficiente. Informou que esteve no bairro Santa Rosa e que a situação é muito ruim, com diversos problemas estruturais e fez requerimento ao município solicitando informações sobre a canalização do esgoto da região que era pra ter sido feito e na verdade está sem destinação correta, gerando diversos transtornos para os moradores. Denunciou via que foi consumida pela erosão e não permite o tráfego de veículos. Informou que em breve estará concluindo os trabalhos da CPI da COPASA. Afirmou que junto de Cleitinho e Roger Viegas, abriu mão do reajuste de 3,94% sobre seus salários e que se legalmente não tiver jeito, que irá doar o montante correspondente. Disse que o servidor merece mas o político não. Denunciou que faltam remédios e outros materiais e que por isso não é justo com a população. Criticou a Suprema que segundo o mesmo, com as devidas exceções, faz o brasileiro de palhaço. Disse que os cargos destes juízes deveriam ser preenchidos por concurso. Pediu que os Deputados mudem as leis, porque elas que criam impunidade e que Bolsonaro vem aí.

 

JaneteVereadora Janete (PSD) - Parabenizou Ana Paula Freitas (do Quintino), pela posse como Presidente do Conselho Municipal da Mulher. Parabenizou Darli Salvador pelo trabalho em defesa das nascentes da cidade. Informou que o GEEC está apresentando projeto agora para reciclar o lixo eletrônico da cidade. Informou que o “Vagão Literário” foi criado pela Diocese através das doações que arrecada. Informou que esteve no Projeto Lixo e Cidadania e que é triste ver que Divinópolis não sabe lidar com seu lixo, incentivando a reciclagem. Falou da importância do Dia da Água. Parabenizou Juliano Prado por afirmar que em seis meses as crianças poderão voltar para o Centro de Artes e Ofícios do bairro Bom Pastor mas questionou o porque da demora no início das obras. Disse que as fossas que são de responsabilidade da COPASA está conseguindo resolver os problemas causados mas que as do município continuam com problemas. Informou sobre o aniversário da ACCOM, a Associação de Combate ao Câncer que conta com programação especial. Parabenizou Jaime Martins por ser parceiro da ACCOM e lamentou o passar de sua mãe, vítima de câncer. Elogiou a bailarina Mariana da Instituto Maiher Menezes, que possui síndrome de Down e faz 16 tipos de dança. Disse que reajuste salarial não é aumento e sim cumprimento da Lei do Gatilho ms que é direito do vereador que quiser devolver.

 

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) – Parabenizou Darli Salvador pelo uso da Tribuna em defesa das nascentes da cidade. Parabenizou também o GEEC pelo trabalho que realiza na cidade, incentivando a continuidade do mesmo afirmando que sempre será parceiro e apoiador. Destacou a nova ação que visa o recolhimento de lixo eletrônico, ressaltando o impacto que este causa ao meio ambiente. Discorreu sobre a importância das nascentes e do trabalho que a ANBV promove no município. Informou que esteve com o Secretário de Saúde, Amarildo, que explicou como será sua ação frente aos problemas do município nesta área e desejou boas vindas. Disse que os centros de saúde dos bairros São José, Nações e Niterói já receberam aparelhos novos para informar usuários sobre consultas e exames e em breve os números serão divulgados para a população sendo que irá estudar o projeto que permite marcar consultas para o telefone, para atestar sua viabilidade. Informou sobre ação social que vai orientar e vacinar contra a febre amarela neste sábado.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) - Disse que é preciso mobilizar mais grupos em defesa do meio ambiente e parabenizou Darli Salvado e a ANBV pelo trabalho que realiza. Informou que nesta sexta-feira estará em Belo Horizonte, ao lado do Deputado Domingos Sávio, se reunindo com empresários para tratar do lixo de Divinópolis, discutindo descarte correto por exemplo, do material da construção civil. Criticou a paralisação das obras de construção do Hospital Regional que não tiveram sequência no atual Governo. O término das obras deve ser outro assunto tratado em Belo Horizonte. Disse que com a pré-candidatura de Anastasia está esperançoso do término das obras porque se ele ganhar, poderá terminar, já que foi mesmo que começou este trabalho. Disse que é necessário buscar parcerias para que a obra seja concluída. Na visita em BH quer também buscar recursos para as ONGS que trabalham em defesa dos animais. Disse que estará em breve estará no bairro Campina Verde para tentar solucionar o problema do senhor Nildo.

 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Disse que trabalha muito, não tem medo e não entra em estrada de outros vereadores e que mais da metade das suas indicações já foram atendidas. Disse que só não foi atendido com pedidos com pavimentação, que estão travados na Prefeitura. Disse que está devolvendo sim o aumento que recebeu e mostrou comprovante de que o valor já foi repassado e que isso não é demagogia e nem é jogar pra galera. Informou que protocolou projeto ao lado de Sargento Elton e Cleitinho, excluindo o agente público do reajuste anual que é dado aos servidores. Disse que os salários são altos e por isso não há necessidade desse reajuste. Disse que não tem reduto eleitoral e que a nova geração está imprimindo seu ritmo e que todos vão ter que engolir, custe o que custar e não tem medo de cara feia.

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Discordou do Tribuno Darli Salvador, afirmando que já fez sim indicação para limpeza de nascentes da cidade. Pediu que a COPASA olhe para o povo e para o meio-ambiente e que a maior responsável pela água deve ser a empresa que tem a água como sua matéria-prima. Afirmou que o montante investido pela COPASA, anunciado em propaganda, é mais do que sua obrigação. Disse que não concorda com a mudança da linha que atende a Mata dos Coqueiros que pode ter aumento de preço se tornando linha rural, ao invés de urbana, prejudicando a população. Criticou os diretores do consórcio Transoeste por não concordar. Disse que comunidade rural está no mapa de Divinópolis e não deve ser lembrada só em época de campanha. Disse que as opiniões devem ser respeitadas no parlamento. Afirmou que o vereador que quiser abrir mão do reajuste pode ir na procuradoria e fazer o requerimento, que ele já fez o seu. Afirma que não é o momento de aumentar salário de vereador. Disse que os vídeos que faz já mudaram muito a cidade e que não tem medo dos opositores. Disse que deputado adora meter pedágio pra todo lado e que o trabalhador é que paga e que deputado tem que fazer lei é pra beneficiar o povo. Informou que em breve o posto da comunidade do Choro será revitalizado e que a vitória é da população. Parabenizou Ademir e Fábio Avelar pelas academias ao Ar Livre.

 

JosafáVereador Josafá (PSD) - Disse que as obras do Pró-transporte, na região do Bairro Nova Fortaleza I, serão reiniciadas na próxima segunda-feira e posteriormente, terão início as da região do Jardim Candelária. Reclamou que as obras da trincheira, nas proximidades da Rua Ibirité estão muito lentas. Solicitou a abertura da Rua Maria Pinto Souza para melhorar o acesso do local. Fez convite para aniversário do CEMEI, no Serra Verde e para o Primeiro festival de sorvete, para reforma da quadra do CAIC. Informou sobre Mutirão do combate a dengue, na região do Candelária, no próximo dia 24, das 8h ao meio dia.

 

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (MDB) - Cumprimentou o Sr. Darli Salvador, que fez uso da Tribuna Livre, em defesa da Àgua e do meio ambiente, no dia em que se comemora o Dia Mundial da Água. Disse que a maioria das nascentes estão em terrenos particulares, o que diviculta a ações do Executivo, inclusive em áreas públicas. Discorreu sobre a dificuldade que se teve, para fazer ponte no córrego da Rua Jesus Jez de água potável no mundo. Agradeceu ao Prefeito Galileu pela visita à Câmara, no dia de hoje, simbolizando a harmonia dos poderes, em favor do povo. Agradeceu pela limpeza junto ao Semei do Bairro N. S das Graças. Falou da visita que fez juntamente com o Prefeito Galileu, na região do Buritis e nas Comunidades de Sete Lagos, Paiva, Tavares e Passagem, onde o encontro se encerrou na casa do Sr. João Paulo. Disse que mostrou ao prefeito a situação das estradas rurais e eu hoje já tinha uma equipe em Passagem, fazendo o manilhamento do córrego. Assegurou que em breve, todas as estradas da região serão patrolada, com destaque para a parte próxima a região do Zé Lagoa, devido a precariedade do local.