Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 16ª Reunião Ordinária de 03-04-2018

Resumo da 16ª Reunião Ordinária de 03-04-2018

por dircom — publicado 03/04/2018 17h15, última modificação 03/04/2018 17h21

Durante a 16ª Reunião Ordinária de 2018, realizada na terça-feira, 03 de abril, fez uso da Tribuna Livre Sr. José Venâncio Amaral que falou sobre transporte coletivo.

 

Projetos que foram aprovados:

  

Plcm 43/2018 - projeto de lei ordinária do legislativo municipal - Altera o art.1o da lei municipal de no 6.706, de 31 de janeiro de 2008, que dispõe sobre a vedação de nomeação de parentes para quaisquer cargos em comissão e para funções de confiança na estrutura da administração direta e indireta do município e na forma que especifica.

Autor: Diversos Vereadores

 

Plcm 173/2017 - projeto de lei ordinária do legislativo municipal - Fica instituído o Dia Municipal da Adoção,Proteção e bem-estar dos animais no município de Divinópolis.

Autor: Vereador Eduardo Print Júnior

 

Projetos que tiveram votação adiada: 

 

Plcm 10/2018 - projeto de lei ordinária do legislativo municipal - Institui o Dia Municipal da Ordem Internacional das Filhas de Jó, e dá outras providências.

Autor: Vereador Edson Sousa


Assista a reunião na íntegra:


  

Confiram o Resumo dos pronunciamentos:

 

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Falou sobre a data histórica de hoje com as decisões acerca do destino do Presidente Lula. Mostrou capa do Jornal Agora que destaca o abandono da obra do Hospital Regional que já dura dois anos. Destacou que a obra já custou o dobro do valor previsto sem ter terminado com nada funcionando. Disse que Divinópolis já foi polo siderúrgico, teve carnaval de rua, gincana, restaurante popular, aeroporto e que hoje não tem nada. Que deveriam mudar o nome da cidade para “Já Teve”. Falou sobre a situação do aeroporto que está para perder vôos e que os empresários não andam de ônibus e por isso se mudam caso não exista mais aeroporto. Disse que a cidade já foi polo da moda e siderúrgico e hoje não é polo de mais nada. Denunciou a situação do Distrito Industrial que está abandonado e que a cidade não tem incentivos para instalar empresas. Questionou porque acabou o assunto do shopping que seria instalado na cidade. Questionou a existência de secretárias sem utilidade na administração pública, citando a de Desenvolvimento Econômico como de alto custo com pouco retorno. Falou da importância dos vôos ligando Divinópolis a Campinas. Falou da falta de iniciativas para fomentar o desenvolvimento da cidade. Disse que jogam tudo nas costas do prefeito quando na verdade vários secretários estão recebendo muito para não produzir nada.

 

JaneteVereadora Janete (PSD) – Falou da importância da luta das pessoas que trabalham em benefício dos deficientes, autistas e outras pessoas. Pediu que pais e mães não fechem os olhos para esta luta. Reclamou da falta de assistentes educacionais na rede municipal falando da necessidade de se aumentar este número e que está enviando um ofício para a Secretária de Educação pedindo a contratação de novos profissionais desta área. Pediu que seja revista a situação dos estagiários que hoje recebe remuneração de apenas R$300, que não é suficiente para o mesmo se deslocar para o local do estágio. Disse que apesar da calamidade financeira, a cidade não pode deixar de assistir a educação ou irá ficar cada vez pior. Disse que já está olhando junto do Prefeito Galileu e do Vice Rinaldo um terreno para a COPRAFAD. Criticou a situação das estradas rurais. Falou de parcerias que dão certo e precisam acontecer entre prefeitura e comunidade.

 

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) – Cumprimentou o Tribuno por ter feito um despertar sobre o Plano de Saúde Gigante que denunciou e disse que vai procurar o mesmo para informar sobre este porque quer se inscrever. Informou que esteve no Instituto da Digna Idade, no bairro São José que teve um video divulgado em redes sociais, onde uma idosa aparecia em situação de descuido. Disse que em visita ao local percebeu que toda a papelada está em ordem bem como os cuidados de saúde, higiene e outros para idosos e que o vídeo retrata apenas uma fatalidade que aconteceu. Disse que a paciente que aparece no vídeo faz tratamento psiquiátrico e que ficou no Hospital Bento Menni por 20 anos e que a família não consegue cuidar por se tratar de enfermidade mental bastante complexa sendo que o que ocorreu teria sido uma crise. Informou que esteve no bairro Interlagos, no lactário Nossa Senhora de Fátima onde no sábado aconteceu uma situação ruim porque substituíram a chave da sala da qual fazem uso também grupos como o de AA impedindo a reunião mas que já foi providenciada a substituição da mesma. Afirmou que quem quiser contribuir com o lactário que hoje não consegue atender toda a demanda das crianças que fazem uso do serviço. Disse que no próximo dia 11 o Prefeito Galileu estará em Brasília, no Ministério dos Transportes onde tentará negociar um espaço melhor para o camelódromo, que deverá ser transferido para a Rua Oeste de Minas entre São Paulo e Rio de Janeiro.

 

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) – Pediu permissão para fazer desabafo sobre o que considera inércia do Governo Municipal. Afirmou que até agora não mostraram a que veio, mesmo tendo conquistado a confiança de quase 60 mil divinopolitanos que votaram em Galileu Machado, acreditando em seu plano de governo, que até agora não saiu do papel. Disse que não votou em Galileu, mas no candidato do seu partido, Marquinho Clementino. Disse que respeitou o resultado das urnas e se propôs a ajudar o Governo mas que sua opinião é a mesma das ruas, a de que esta é uma administração que não tem autonomia, com um secretariado que não resolve nada. Disse que talvez seja por se tratar um de Governo descentralizador que está fazendo com que Divinópolis caminhe para ficar pior. Afirmou que é um governo fadado ao fracasso por não existir interatividade entre os secretários ou uma prática de relações institucionais. Disse que após a saída do Secretário Fausto Barros nada mais se resolveu e que hoje fazem reunião para marcar reunião. Disse que conseguiu com o Deputado Estadual Leandro Genaro e o Deputado Federal Stefano Aguiar, recursos para pavimentar ruas nos bairros Icaraí e Maria Helena e que mesmo a verba tendo chegado a Prefeitura não consegue executar a obra. Afirmou que vai se reunir com Galileu mais uma única vez e depois tomará medidas drásticas. Falou ainda sobre as clínicas que cuidam de dependentes químicos que terão chance de reabrir após o trabalho da Comissão Especial que trata do assunto.

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Disse que um grande líder não lidera sozinho e sim se cerca de pessoas competentes. Afirmou que até Jesus foi traído por um de seus discípulos mas que quem tem a caneta para nomear na Prefeitura é o prefeito que usa politicagem como critério ao invés de competência. Falou de empresário que visitou o Distrito Industrial mas que falou que não vai se instalar aqui porque ficou uma hora e quinze minutos tentando sair do local em razão do trânsito. Disse que está na Câmara é para ajudar a população e a Prefeitura e que é preciso mobilizar a todos para atrair investimentos para a cidade. Afirmou que não descarta buscar a iniciativa privada para gerir o Hospital Regional já que o Poder Público não está dando conta. Disse que vai correr atrás do que for preciso e que considera emprego e saúde prioridades para a população. Diz que é preciso quebrar o sistema e acabar com politicagem porque se não nada vai se resolver. Disse que vem buscar parcerias e que com sua gestão compartilhada está fazendo muito e vai fazer mais e relatou que conseguiu por exemplo, cobrir o CEMEI do bairro lagoa dos Mandarins. Informou que foi adiada a Audiência Pública convocada para tratar sobre o CREVISA. A mesma foi transferida para dois de maio e que um dos assuntos será o castra móvel. Disse que a Clínica Digna Idade é tradicional e defendeu o funcionamento da mesma. Pediu que guardas de trânsito sejam deslocados para porta das escolas no horário de pico.

 

EdsonVereador Edson Sousa (MDB) – Disse que há doze anos chegaram a pedir uma CPI pra investigar sua vida e que depois de tudo esclarecido e constatado que nada existia contra ele voltam a falar no assunto, como paus mandados, que estão tentando calar sua voz. Disse que na última semana um vereador o acusou de ter feito uma denúncia contra sua esposa no Ministério Público e que joga limpo, apresentou documento Ministério Público que afirma que não é autor da denúncia e que esposa de vereador não entra no debate político. Afirmou que considera grave o que está acontecendo na cidade e que gostaria que o líder do Prefeito negasse a informação mas que acha que vai acontecer a morte política. Disse que Vladimir começa a ressurgir e vai entrar para a história por causa do desgoverno de Galileu que estaria pior. Disse que estamos no estado de crise na Prefeitura e citou dados que pesquisou sobre o ITBI nos jornais locais e que a média no Governo Vladimir foi de 8 milhões e 600 e que no Governo Galileu em 20178 foram 10 milhões e 700 mil, o que significa que o mesmo subiu quase 24%. Afirmou que o Governo está tirando dinheiro da sociedade civil e vão acabar quebrando Divinópolis. Disse que no ano passado aumentaram o ISSQN e que vão quebrar Divinópolis perante o olhar dos vereadores. Afirmou que a história se repete e que grandes cidades do passado perderam sua alma cultural e econômica. Disse que a política arrecadatória de Galileu vai quebrar a cidade e perguntou quem é responsável pela mesma.

 

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (MDB) – Cumprimentou o Tribuno José Venâncio mas disse que o mesmo sempre é desrespeitoso com os vereadores e que a Tribuna é Livre mas que esta não é a casa da Mãe Joana. Que a Tribuna foi criada para somar com o crescimento da cidade e que Venâncio sempre ocupa a mesma para fazer o mal. Disse que Vereadores não tem Plano de Saúde pela Câmara Municipal e que se alguém tem é feito em caráter privado e individual e pago pelo mesmo. Afirmou que nada do que foi dito pelo mesmo o agride porque sabe que ele foi até a casa com esta intenção. Falou sobre o Aeroporto de Divinópolis, dizendo que a empresa SOCICAM recebe para 168 mil reais para manter o mesmo e que este valor está ficando impraticável para a Prefeitura pagar este montante. Disse que a linha da Azul é importante mas que o município não consegue arcar com este montante. Afirmou que o Prefeito Galileu estará em Brasília na próxima semana para tentar que a infraero assuma o mesmo, podendo até ampliar os vôos que hoje recebe. Disse que já foi feita uma visita técnica neste sentido. Denunciou que a gestão anterior deixou uma dívida muito grande para o atual governo, referente a manutenção do local. Afirmou também que muitos empresários que usam o aeroporto devem ao município e que o montante chega a um milhão e quatrocentos mil reais, o que daria para pagar boa parte da dívida que a prefeitura tem com a SOCICAM. Disse que o Prefeito esteve reunido com a empresa e ficou definido que a mesma continuará administrando o local até que uma solução seja encontrada para que a cidade não perca os vôos da Azul. Denunciou que até hoje não refizeram a pintura da sinalização de trânsito na Avenida Dolores Aguiar Rabelo, que prejudicou o trânsito e perguntou se está faltando cobrança. Denunciou que a qualquer momento poderá ocorrer um acidente no local, inclusive com morte.