Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 61ª Reunião Ordinária de 09-10-2018

Resumo da 61ª Reunião Ordinária de 09-10-2018

por dircom — publicado 09/10/2018 15h55, última modificação 09/10/2018 16h09

Durante a 61ª Reunião Ordinária, fez uso da Tribuna Livre o Presidente da Associação Nascentes Bela Vista, Darly Salvador, que falou sobre a importância de se preservar a água e cuidar do meio ambiente.

 

Projetos que tiveram votação adiada:

PRES 5/2018 - Projeto de Resolução - ALTERA A RESOLUÇÃO Nº 392, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2008, QUE DISPÕE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS - RENOVAÇÃO - MESA DIRETORA - CÂMARA - ELEIÇÃO 

Autor: Mesa Diretora

 

Assista a Reunião na íntegra:

 

Resumo dos pronunciamentos 


Janete

Vereadora Janete(PSD) – 1ª Secretária

Destacou o trabalho do ambientalista Darly Salvador, que fez uso da Tribuna Livre defendendo a preservação da água e criticou a poluição do Rio Itapecerica. Criticou a COPASA que considera uma empresa do capeta que só explora a água do município e não realiza investimentos ambientais e afirma que os prefeitos são os culpados que foram renovando os contratos sem exigir que ela cuidasse da despoluição. Criticou também vereadores que foram autorizando estas renovações em mandatos anteriores. Parabenizou os colegas que disputaram eleição, em especial Sargento Elton pela expressiva votação e Cleitinho pela sua eleição com muitos votos. Afirmou que os candidatos que apoiou não ganharam e que nem por isso torce para que o mandato dos eleitos dê errado que está torcendo para que sejam exitosos para que tenhamos um Brasil e uma Divinópolis melhor. Disse que não vai fazer campanha para nenhuma candidato ao Governo ou Presidência e pediu que os eleitores estudem as propostas e votem com consciência. Falou sobre sua denúncia sobre a falta de sinalização na Rua Antônio Amaral, onde a empresa vencedora de licitação não cumpriu contrato. Perguntou se a prefeitura já tomou providências porque ela tem que devolver o dinheiro e não pode mais prestar serviços ao município. Destacou que o Secretário de Trânsito foi sensível e assumiu a obra. Alertou que a prefeitura vai perder os prazos para construir os prédios no Alto São Vicente e perguntou se isso acontecer se o Prefeito vai levar os prejudicados para morar na casa dele.

  

DelanoVereador Dr. Delano (MDB) – Destacou o fim do Primeiro Turno de Eleições e disse que alguns tiveram uma máquina inteira na mão e teve menos votos que em outras eleições. Que alguns se preocuparam em falar mal do outro candidato ao invés de cuidar da própria candidatura e alguns chegaram a espalhar fake news. Parabenizou os que fizeram campanha pedindo votos porque foi muito difícil durante a campanha deste ano porque as pessoas não queriam saber de eleições. Destacou a saída da política de alguns nomes como Roseana Sarney, Romero Jucá, Dilma Rousseff e outros políticos que agora não existem mais. Afirmou que o mineiro deu um show ao eliminar Dilma e Pimentel, que votou em Anastasia mas que agora é Zema de coração e que acredita em sua eleição. Disse que o destaque da eleição não foi Cleitinho, porque todos sabiam que iam ser eleito, mas Sargento Elton, que foi uma revelação após sua expressiva votação. Disse que seu presidente é o Bolsonaro e que não quer que ele goste de gay, branco, ou qualquer tipo de pessoa, que quer apenas um administrador. Afirma que votou no seu primo Rodrigo Pacheco e em Diniz Pinheiro para o Senado e que graças a Deus a população fez uma limpeza. Disse que apenas oito senadores se elegeram mas que na Assembleia foi decepcionante porque só renovaram 22 dos 77 deputados.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Apresentou requerimento da Comissão de Saúde, em nome do Fórum Lixo e Cidadania, de realização de Audiência Pública para discutir questões ambientais em Divinópolis. Parabenizou todos que participaram das eleições e destacou que foi uma eleição limpa, sendo que apenas candidatos de fora sujaram as ruas. Afirmou que uma senhora idosa chegou a escorregar em um panfleto e quase caiu. Disse que surgiu comentário que por causa de sua votação, Domingos Sávio não iria mais representar em Divinópolis mas que não é verdade e que inclusive nasceu na cidade o quarto neto do Deputado Federal e que ele irá continuar trabalhando pelo município e que já sabendo da possibilidade de se paralisar as obras que estão sendo feitas em Ermida, que o mesmo já está trabalhando em Brasília para que isto não ocorra. Afirmou que fake news e boatos atrapalharam candidaturas sérias que poderiam aumentar a representatividade da cidade. Lembrou que o Brasil já foi governado, por vices, citando Temer vice de Dilma e pedindo atenção aos vices de Bolsonaro e Haddad.

 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Parabenizou o público mineiro que entendeu a necessidade de mudança na política e destacou que todos os institutos de pesquisa erraram. Afirmou que de quinta a domingo não aconteceu nada para a Dilma perder eleição, que foi erro mesmo. Parabenizou a todos os candidatos de Divinópolis, em especial os colegas de Câmara, que independente do resultado tem seu respeito pela coragem. Falou da irresponsabilidade de alguns candidatos que não tinham chance e tiraram a representatividade da cidade ao prejudicar a eleição de Fabiano Tolentino e Bruce Martins. Criticou o excessivo numero de votos nulos e brancos, quase quarenta mil, que poderiam ter eleito mais um deputado para representar a cidade junto de Cleitinho a quem parabenizou pelo trabalho. Afirmou que foi convidado para se candidatar mas não se viu com chances e por isso apoiou Cleitinho que acertou em não sair do PPS. Disse que colega vereador que é candidato de igreja e apoia candidato de fora chegou a falar que ele não teria 30 mil votos e se conseguisse isso seria um herói. Afirmou que ele não foi herói, foi super herói e que os outros tem que respeitar a nova forma de fazer política.

 

AdemirVereador Ademir (PROS) – Destacou o alerta do tribuno sobre a preservação da água. Parabenizou Cleitinho pelo resultado das eleições e desejou que o mesmo consiga manter seu bom trabalho na Assembleia, denunciando o que existe de errado na política. Elogiou também o Sargento Elton, que apostou no projeto de Bolsonaro, mesmo quando este não aparecia bem nas pesquisas e colheu os frutos por acreditar. Criticou a iluminação pública da cidade que está precária , sendo que já existe recurso para resolver o problema mas os projetos não andam e alertou o prefeito que vai acabar seu mandato e ele não vai dar uma solução. Denunciou que vários pontos da cidade precisam de extensão da rede de energia elétrica e que a Prefeitura está cobrando taxa de iluminação pública dos moradores da zona rural e que pessoas que não tem nem uma lâmpada na comunidade onde vivem, estão tendo de pagar por isto. Questiona como podem cobrar esta taxa de quem mora no escuro. Afirmou que questionou aos secretários do Prefeito porque é cobrada esta taxa de quem não tem iluminação pública e que responderam que quem mora lá, também anda por onde tem luz e por isso tem de pagar.

 

Ze LuizVereador Zé Luís da Farmácia (PMN) – Elogiou o Tribuno Darly Salvador pela sua luta pela preservação da água. Falou sobre outros problemas ambientais, como o aquecimento global que traz efeitos nocivos e do risco que isto representa para a vida no planeta. Elogiou Cleitinho e Sargento Elton por seus desempenho na eleição e afirmou que espera que Cleitinho continue trabalhando do seu jeito, que nunca mudou, desde que entrou na Câmara de Divinópolis. Falou também sobre as atividades do Dia da Coluna Saudável que será realizado através de uma parceria de seu gabinete, com a Escola do Legislativo, no dia 19, com inscrições gratuitas para palestras com fisioterapeutas da Clínica Santo Antônio que estarão orientando sobre como prevenir doenças da coluna. As inscrições devem ser feitas pelo site da Câmara. Convidou para exposição de orquídeas que vai acontecer também no dia 19, no Poliesportivo, a partir das 08h que contará com concurso para escolha das melhores.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PAT) – Agradeceu a expressiva votação que obteve em sua campanha para Deputado Federal e afirmou que vai honrar cada voto que recebeu continuando a trabalhar para a população e a cidade de Divinópolis, para mudar a história. Disse que o recado foi direto: a mudança chegou. A mudança para um Brasil melhor. Disse que acabou o coronelismo político que emperrava o desenvolvimento da cidade. Criticou a taxa de iluminação pública que é cobrada para fazer extensão de rede, trocar lâmpadas e que o município não tem competência para fazer uma licitação e atender a demanda da população e que tem que acabar este tipo de gestão em Divinópolis. Parabenizou o amigo Cleitinho que foi eleito com grande votação para Deputado Estadual, que mostrou seu valor defendendo com convicção a população de Divinópolis. Disse que o efeito mudança Bolsonaro fez com que Dilma perdesse eleições e está acabando com a ladroagem do PT. Destacou a derrota de Fernando Pimentel e que agora acabou as mamatas no serviço público. Disse que ainda faltou acabar com o ratinho Aécio Neves que foi gravado falando em exterminar seu próprio primo. Disse que já conversou com Bolsonaro e que ele pretende criar o concurso público para Juiz das instâncias superiores acabando com o apadrinhamento político.