Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 65ª Reunião Ordinária de 23-10-2018

Resumo da 65ª Reunião Ordinária de 23-10-2018

por dircom — publicado 23/10/2018 16h25, última modificação 23/10/2018 16h25

A Tribuna Livre foi usada por Antônio Eustáquio Novais que falou sobre a UPA Padre Roberto.

 

Projetos que foram aprovados:

 

PLCEM 7/2018 - Projeto de Lei Complementar do Executivo Municipal - ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº 174/2015 QUE APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS PARA O DECÊNIO 2015 A 2024 E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.

Autor: Prefeito Galileu Machado (MDB)

 

PLCM 56/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - DISPÕE SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA DE APARELHOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor: Vereador Sargento Elton (PATRIOTAS)

 

PLEM 57/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PERMUTAR IMÓVEL DE PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO, COM O DE PROPRIEDADE DE ROSANGELA MARTINS DA SILVA.

Autor: Prefeito Galileu Machado (MDB)


PLEM 62/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - REVOGA A LEI Nº 8.256, 16 DE DEZEMBRO DE 2016, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DOAR COM ENCARGOS, IMÓVEIS DE PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO, À EMPRESA D’ LIMA TRANSPORTES EIRELI-ME, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor: Prefeito Galileu Machado (MDB)

 

Projetos que tiveram votação adiada:

PLEM 64/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR A OUTORGA DE ESCRITURAS PÚBLICAS DE DOAÇÃO DE LOTES DE TERRENO AOS BENEFICIÁRIOS DE CESSÃO DE DIREITO REAL DE USO, OU A SEUS HERDEIROS DEVIDAMENTE HABILITADOS, CONFORME DISPOSTO NAS LEIS CONCESSIVAS.

Autor: Prefeito Galileu Machado (MDB)

 

PLCM 90/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A IGREJA TRIUNFO GLOBAL DO PODER DE DEUS, COM SEDE E FORO NESTE MUNICIPIO.

Autor: Vereador Kaboja (PSD)

 

PLCM 114/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DA EXPOSIÇÃO ORQUIDÓFILA DA ASSOCIAÇÃO ORQUIDÓFILA DE DIVINÓPOLIS, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor: Vereador Renato Ferreira (PSDB)

 

Assista a Reunião Íntegra:

 

Confira o resumo dos pronunciamentos:

 

Adair Otaviano

Vereador Adair Otaviano (MDB) – Presidente

Parabenizou o tribuno porque ele teve a coragem de usar a Tribuna Livre não para criticar mas para elogiar os trabalhadores da UPA que trabalham sobre pressão para atender aos que precisam do SUS. Disse que infelizmente o Hospital São João de Deus é que podia atender os mais pobres, porque é entidade filantrópica, mas infelizmente está com as portas abertas para quem pode pagar ou quem tem convênio porque visa lucro. Disse que o cidadão tiver um infarto na porta do hospital ele será levado para a UPA para depois voltar porque não atendem se não for assim. Disse que já ouviu falar que no Hospital São João de Deus ficam colocando o pé no freio para não preencher todas as vagas para deixar os leitos disponíveis para quem pode pagar. Disse que no passado a prefeitura tinha uma pessoa para fiscalizar quando esvaziava um leito e que tem que voltar a ter alguém para ficar atento porque tem gente morrendo porque o hospital visa lucro, mesmo tendo sido criado com o propósito de filantropia. Afirma que a maioria sai da UPA e vai pro Parque da Colina. Falou também sobre a empresa Arbor, responsável pela coleta de lixo na cidade que há muito tempo está trabalhando desrespeitando os divinopolitanos e lembrou que denunciou em passado recente que a Arbor não estaria pagando os fornecedores e que prestando serviço público ela não poderia estar gerando prejuízos para a cidade. Citou algumas pessoas que estavam sendo prejudicadas mas que depois da denúncia conseguiram receber. Destacou notícia do Sistema MPA, que denuncia que a Arbor não estaria cumprindo o contrato. Afirma que também ouviu funcionários que reclamaram de falta de materiais de segurança e até de lâmpadas queimadas que não foram substituídas. Disse que uma empresa que está recebendo 25 milhões não conseguir ficar dois meses sem receber por causa da burocracia, que pode juntar seu caminhão velho e ir embora da cidade. Afirma que não respeitam horário e nem o povo.

 Janete

Vereadora Janete (PSD) - 1ª Secretária

Parabenizou o Tribuno sobre o pronunciamento elogiando funcionários da UPA. Informou que já precisou dos serviços da UPA para seu filho e que foi muito bem atendido. Destacou a situação da saúde na região que não tem vagas suficientes para atender a toda a demanda. Informou sobre a Audiência Pública que apresentou a prestação de contas da SEMUSA que tinha apenas um representante da sociedade civil, mas pelo menos contou com a presença em peso dos conselheiros de saúde. Disse que a SEMUSA mostrou como vem trabalhando para resolver os problemas e destacou a vacinação itinerante que ajudou a atingir a meta da cobertura vacinal da cidade. Disse que todos estão colocando esperança no próximo governador para que terminem o hospital e que não sabe se será Zema ou Anastasia mas que teremos que a obra seja concluída ou toda a região continuará sofrendo porque o Poder Público Municipal não consegue fazer isto sozinho. Afirmou que a educação municipal está em declínio e que os professores não estão recebendo salário, tendo percebido apenas mil reais no último mês e que isto tem que acabar. Falou que em meio a tantas notícias ruins há uma boa: o início das obras para instalar rede de esgoto no bairro Copacabana que agora terá dignidade. Parabenizou o Governo Municipal pela obra e afirmou que não é oposição, que é povo. Informou o resultado das ações da “Semana sem Lixo” que busca ampliação da coleta seletiva e a destinação correta dos rejeitos produzidos na cidade. Afirma que é preciso dar solução para o lixo da cidade e que na Audiência Pública chegaram a propostas como a diminuição no uso do papel, instalar coleta seletiva em todos órgãos públicos, inclusive Câmara Municipal e ampliação desta para toda a cidade, criação da Lei da Reciclagem e de cooperativas para trabalhar a coleta seletiva e outras.

  

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Elogiou o Tribuno por sua lucidez. Disse que se falar mal do Ministério Público, inventam algo para fechar seu comércio e se falar mal do STF idem. Diz que no domingo o Brasil terá sua chance de libertação. Afirmou que a UPA está lotada porque não foi feita para ser hospital e que o hospital da cidade está aí há 12 anos esperando para ser concluído. Disse o MP só indica, mas não faz nada e que daqui a pouco vem uma nota de repúdio porque ele disse que só indicam. Afirma que Ministério Público só aponta dedo, que a polícia faz seu papel e prende mas que o MP vai lá e solta. Falou também que o Supremo está com o “butão” na mão porque se fizer “merda” agora terão de enfrentar. Que domingo será 17 e 30. Disse que o Brasil gasta 10,7 bilhões por mês, apenas com políticos, que por minutos são 248 mil e perguntou como um país desse vai pra frente. Questionou qual empresa se sustenta com gastos desta natureza. Apresentou relatório com os números de políticos no país em todas as esferas. Destaca que estes números não levam em conta os gastos com o judiciário. Defendeu o fim do salário para os vices, já que não tem finalidade prática e afirmou que já tem gente defendendo aumentar o número de vereadores em Divinópolis para 21 e que defende que tem de ser quatro, um por região.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Parabenizou o Tribuno por sua fala ao elogiar os servidores do UPA. Falou da situação da UPA, onde os trabalhadores estão sobrecarregados e pediu a sabedoria domingo na hora da votação porque as ações de domingos vão repercutir durante quatro anos. Pediu que o estado olhe para Divinópolis que pede socorro e que os leitos do SUS fácil são do Estado e tem candidato falando que isto não é responsabilidade do Governo. Destacou que a falta de representatividade de Divinópolis que poderia ter eleito mais representantes para pleitear no estado, os recursos necessários para terminar o hospital regional. Disse que enxerga em Anastasia o melhor candidato para o estado e que não basta jogar para a galera já que o candidato NOVO de novo não tem nada e quer enganar a população. Defendeu um número maior de vereadores já que o custo para a cidade será o mesmo porque não muda a dotação orçamentária destinada para a Câmara e que mais vereadores significa mais ficais e representantes para o município.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PATRIOTAS) – Parabenizou o Tribuno e destacou que a situação da saúde no estado é culpa do governo do PT que sucateou Minas Gerais. Disse que a UPA hoje parece um Hospital de Campanha, com o trabalhadores no seu limite para conseguir atender a população. Perguntou porque precisamos de tantos deputados estaduais, federais e vereadores e que com a crise atual tem que enxugar a máquina e cortar na própria carne. Defendeu a redução dos salários dos políticos. Disse que o Brasil vai mudar e que o combate a violência vai ser feito com a eleição de Bolsonaro, com a polícia enfrentando bandidos atirando pra matar, reduzindo maior idade e adotando outras medidas de segurança. Criticou o uso de frase de Eduardo Bolsonaro sobre o Supremo e lembrou que o órgão já foi criticado em outras situações por políticos petistas. Disse que o STF sempre ficou calado diante destas críticas. Comentou a reportagem publicada dando conta de que estudantes teriam escrito mensagens machistas no quadro de uma das salas da UEMG, acusando eleitores de Bolsonaro de terem feito os dizeres. Disse que Bolsonaro defende as mulheres e aprovou projeto que torna crime hediondo os crimes passionais. Afirmou que sobre o erro do filho ao falar do STF, o mesmo foi repreendido. Disse que não adianta o Mimimi porque domingo vão escolher a volta da ordem e da segurança e que é melhor Jair se acostumando.

  

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Disse que em um ano e dois meses esperou para fazer este pronunciamento porque muita gente fala que ele só faz vídeo e que se hoje o Copacabana está recebendo rede de esgoto é graças aos seus vídeos. Afirmou que várias vezes foi até prefeitura e COPASA para resolver o problema. Disse que muita gente só manda papel que não resolve nada e que através do vídeo o político fica envergonhado e resolve o problema. Afirmou que recebeu vídeo enviado por Roger Viegas, com eleitor cobrando que fosse fechado um buraco em via pública e que ligou para a Prefeitura e resolveu o problema. Afirma que este é o melhor dia do seu mandato. Disse que sua eleição para deputado foi um voto de confiança e que continuará tendo fazer por todos os bairros da cidade, principalmente na área da saúde e que alertou que no serviço público tudo é mais demorado mas que água mole em pedra dura tanto bate até fura. Disse que professores que estão em dúvida sobre Zema ou Anastasia devem lembrar que Anastasia tirou a merenda deles e que Zema vai não vai privatizar nada. Perguntou se Renato Ferreira quer debater com ele porque está olhando pra ele. Pediu que o vereador fale pra ele quem do PSDB é do bem se Anastasia é do bem, se Aécio Neves é do bem. Perguntou quem é filho do Aécio Neves, quem vai querer tomar conta deste estado e que Zema é a oportunidade de tirar essa quadrilha que quebrou o estado e que se o povo mineiro tem vergonha na cara tem que mandar embora o Anastasia igual mandou o Pimentel.