Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos trabalhos da 07ª Reunião Ordinária de 27-02-2018

Resumo dos trabalhos da 07ª Reunião Ordinária de 27-02-2018

por dircom — publicado 27/02/2018 16h37, última modificação 27/02/2018 16h37

A Sétima Reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis não contou com projetos em pauta. Em razão da forte chuva do fim de semana  não houve transmissão pela TV Câmara, já que alguns equipamentos foram danificados. O Presidente Adair Otaviano informou que o reparo dos mesmos já está sendo providenciado.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Agradeceu a equipe da SETTRANS que atendeu a um problema que aconteceu na Avenida Paraná permitindo um trânsito mais ágil naquele local. Parabenizou o Deputado Federal Domingos Sávio que viabilizou emenda de 2 milhões reais para compra de uma máquina de ressonância e outras de hemodiálise para  o Hospital São João de Deus. Disse que o Deputado é um campeão de emendas em Divinópolis e região. O Deputado também estaria se reunindo com o Ministro da Saúde para ampliar em 25 o número de leitos no Hospital São João de Deus.  O Deputado também está tentando conseguir ampliar a carteira de serviços do SUS no município.  Informou também que em breve terá continuidade a obra de interligação dos bairros Belvedere e São José através da Rua Coelho Neto e Avenida Amazonas.

 

Ze LuizVereador Zé Luiz da Farmácia (PMN) – Informou que na última sexta-feira foi realizada a reunião para definir o funcionamento da CPI que irá investigar a situação da UPA Padre Roberto. Após a reunião ficou definido que o Presidente será o presidente, tendo como vice Renato Ferreira e relatora a Vereadora Janete. Deixou claro que o trabalho da CPI não estará ligado a partidos e que terá por objetivo investigar o que está causando a situação caótica na unidade de saúde. A CPI pretende também investigar a gestão da  UPA por parte da Santa Casa de Formiga e já elaborou a lista de documentos  como cópias de contratos, convênios e outros para apurar dados que possibilitem o trabalho. Convidou moradores do bairro São José para a Reunião Ordinária Mensal que será realizada no próximo dia 05 quando estará presente a Secretária de Assuntos Comunitários Patrícia Coelho e Júlio Campolina da Usina de Projetos. A reunião terá início às 19h30.

 

AdemirVereador Ademir (PSD) – Agradeceu o Secretário de Agronegócio Hilton de Aguiar que reparou mata burro que foi danificado no fim de semana. Fez pedido ao Prefeito Galileu para que tome providências com relação ao número excessivo de buracos. Pediu que seja feito um mutirão para tapar os buracos. Parabenizou o Deputado Federal Jaime Martins por apresentar projeto tipificando como crime a violação do teto remuneratório constitucional.  Disse que servidores que extrapolam esse teto estão prejudicando a previdência dos servidores no município.  Informou aos moradores do Conjunto Nilda Barros que o Gabinete  Itinerante estará no bairro nesta quarta-feira, a partir das 16 horas.

 

 

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Informou que pediu o apoio dos vereadores para incluir na pauta a proposta de Emenda à Lei Orgânica que institui obrigatoriedade para que Secretários Municipais tenham curso superior e ficha limpa.  Disse que o projeto foi a plenário, recebeu pedido de vistas e ainda não voltou para discussão e votação. Perguntou se a demora na votação seria porque o projeto estaria  incomodando muita gente. Citou o colunista do Jornal Agora, em “O Preto no Branco” que afirmou que muitas pessoas viram doutores em certos assuntos devido à experiência, mas que no Serviço Público não pode haver politicagem e concordou com o colunista.  O colunista  afirmou que muitas vezes  o Secretário que não conhece a área passa dois anos aprendendo e dois anos planejando e que por isso a cidade está perdendo até vagão literário para a vizinha de Carmo do Cajuru. Sargento Elton afirmou que o ideal é que os cargos sejam ocupados por servidores de carreira. Cobrou novamente a criação da Secretaria de Segurança Pública e implantação da Guarda Municipal. Relatou que todos os projetos e estudos que fez para a área já estão nas mãos do Prefeito Municipal. Criticou o que considera “desgovernos” por parte do Partido dos Trabalhadores. Criticou a Lei aprovada por Dilma Rousseff que tornou todos os crimes afiançáveis. Informou que Divinópolis está perdendo três delegados devido a falta de investimentos na área de segurança e que a cidade tem o seu efetivo diminuído a cada dia.  Citou Ministro da Justiça que afirmou que a guarda municipal é um dos meios mais eficazes para combater criminalidade.

 

EdsonVereador Edson Sousa (PMDB) – Informou que sua fala não será uma fala para os munícipes, mas dirigida a todas as pessoas que pagam a Cota Básica do  IPTU que em alguns casos aumentou 2400%. Orientou os contribuintes a não pagarem o imposto neste valor e a procurarem a Prefeitura de Divinópolis para questionar.  Disse que são vários os casos de aumento irregular do imposto de quem está cadastrado na Cota Básica. Disse que vai investigar porque esta é sua função na Comissão de Fiscalização e que tudo que ferir a legislação será questionado. Pediu que o cidadão denuncie tudo o que estiver errado. Afirmou que a Câmara também não está acima da lei.  Informou que irá participar de reunião entre GEEC, FCA e Projeto Quero Viver para tratar do destino do Projeto Vagão Literário e convidou demais vereadores.

 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Informou que protocolou Moção e Repúdio ao Secretário de Cultura Osvaldo André. Disse que gostaria de elogiar o Secretário, mas não é o caso e que sua sensação é até de constrangimento perante a possibilidade de fechamento do Vagão Literário. Que acompanhou a vinda do mesmo para a cidade e que sabe o tanto que foi difícil e envolveu  muitas entidades para que o projeto funcionasse em Divinópolis.  Afirmou que o Secretário Osvaldo André não colocou o vagão para funcionar nenhum dia para saber se o seu funcionamento é ou não viável. Elogiou o Projeto Quero Viver que tornou segura a Praça Candidés.  Sugeriu que a escola Darci Ribeiro que funciona ao lado utilize o vagão para uma aula na praça. Disse que tudo que a gestão anterior fez o atual Prefeito está tentando desfazer. Elogiou o projeto de Lei que obriga Secretários a prestarem contas de sua atuação. Disse que sequer organizaram visitas escolares ao vagão.  Criticou a ausência do Secretário de Desenvolvimento da cidade em evento do SINVESD e que ao mesmo tempo participou de evento em  Nova Serrana.  Disse que o Secretário quando nomeado foi  elogiado por sua influência, mas que esta até agora não resultou em nada.

 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Criticou a falta de apoio para o esporte divinopolitano e citou  exemplo de time de basquete local, que inclusive representou a cidade em evento em estadual que não tem nenhum apoio.  Criticou também o alto valor cobrado para uso do Ginásio Poliesportivo e disse que o atual Governo está superando o “Playboy” Vladimir Azevedo  em má prestação de serviços e falta de apoio para o esporte da cidade.  Disse que o time foi treinar no ginásio e foi impedido, sendo que foram eles que instalaram as cestas no local.   Disse que pretende divulgar o caso em nível estadual para mostrar a vergonha do tratamento que os atletas recebem em Divinópolis  Relatou que é comum atletas da cidade disputarem representando outras cidades porque aqui não recebem nenhum tipo de apoio.

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Disse que os prefeitos ao mudarem a gestão da cidade ao invés de deixarem a cidade organizada aparentam fazer questão de deixar a cidade “quebrada”.  Disseram que o criticam por fazer vídeos e que na falta da televisão, o vídeo por celular está ajudando.  Disse que ofício da Câmara não resolve nada e que quando faz vídeos a solução aparece. Afirmou que o recurso movimenta a população que termina por fazer pressão ao órgão público que acaba trabalhando. Disse que ofício e papel é o que mais tem na Câmara mas que nada disso resolve. Disse que vai continuar à disposição da população, fazendo vídeos e que quem não gosta é só não clicar.  Criticou o parecer de inconstitucionalidade ao seu projeto de instalar bloqueadores de ar na rede da COPASA e disse que existem  entendimentos legais diferentes sobre o assunto. Pediu que a Comissão de Constituição e Justiça  coloque o projeto e pauta e que depois o mesmo seja contestado na justiça.   Disse que agora estão vindo a tona os superfaturamentos da Copa do Mundo e que como aconteceu na Bahia deve ter acontecido em outros estados.  Pediu que não sejam reeleitos os políticos antigos como Jaques Vagner , Aécio Neves,  Sarney e Fernando Collor.   Disse que questionam sua capacidade em ser deputado mas que para ser politico o que precisa é ter honestidade. Disse que um dia será Prefeito de Divinópolis e que irá mudar a cidade.

 

NonatoVereador Nonato (PDT) – Disse que andando por Divinópolis percebeu que quando chega aos bairros, o calçamento chega incorretamente.   Disse que a cidade está ficando “picotada” porque os calceteiros estão pulando as casas de quem não concorda com a parceria. Denunciou que estão existindo situações onde de um lado da rua tem calçamento e do outro é mato alto.  O cenário dificulta para passar máquina ou fazer capina na rua já que em cada caso é uma situação diferente.  Disse que tem recebido muitas reclamações também sobre a qualidade do calçamento que em algumas ruas da cidade está inclusive com as pedras soltando. Informou que está apresentando anteprojeto exigindo  garantia de um ano para os próximos calçamentos e que nenhuma rua possa ser “picotada”.  Informou que está acompanhando a situação de uma família que reside no bairro Chácaras Santa Rita, em casa debaixo de telhas quebradas. Pediu a Secretaria de Desenvolvimento Social que acompanhe o caso, já que estão adoecendo em razão da falta de infraestrutura. Informou que o PDT irá lançar como pré candidato a Presidente, Ciro Gomes. Disse que seu partido não aceita corrupção e que já fez nota de repúdio par membros do PDT. Disse que está estudando para se tornar um Vereador cada vez melhor.

 

JosafáVereador Josafá (PPS) – Disse que hoje era para ser um dia feliz no cruzamento da Rua Tiradentes com a Avenida Sete de Setembro, onde foi instalado o semáforo, mas não foi, porque na última semana, retiraram um ponto de ônibus das proximidades o que gerou muitas reclamações por parte da população. Trata-se de região com muitos idosos que agora foram obrigados a percorrer longas distâncias  Reclamou do que considerou arrogância por parte de agentes de trânsito quando indagados sobre o problema.  Disse que tem sugestões fundamentadas, mas que colocaram dificuldades para atender as mesmas e criticou gambiarras que fazem no trânsito da cidade. Disse que a pintura da sinalização, rotatória e outros itens ainda não foram atendidos  Disse que os pontos de ônibus criados não tem como abrigar os cidadãos. Apresentou sugestões que atenderiam a comunidade, mas que estão sendo ignoradas pelos agentes que não estão se esforçando. Criticou a falta de clínico geral na unidade de saúde do bairro Afonso Pena e informou que em breve será feito o processo legal para contratação destes profissionais.

 

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (PMDB) – Abordou novamente a situação do trânsito no bairro Interlagos onde moradores denunciam que nas ruas Gabriel Passos e Dolores Aguiar Rabelo as intervenções feitas no trânsito ficaram ruins.  Disse que acreditou que a SETTRANS faria a divisão da rua de maneira que beneficiasse a população mas que a empresa vencedora da licitação fez uma verdadeira barbaridade no local.  Informou que fotografou todos os pontos denunciados e convidou o Secretário de Trânsito para ir até o local,  sendo que o mesmo não compareceu e que seria necessária sua presença para atestar como ficaram ruins as mudanças que funcionaram no papel.  Disse que a sinalização favorece acidentes que poderão ser fatais já que em um dos pontos não é possível sequer a conversão de carretas. Reclamou também da falta da pintura da faixa de pedestres  em frente ao CSU e a Escola Estadual Lauro Epifânio, fazendo com que sejam priorizados os automóveis, deixando em risco os pedestres. Disse que na esquina da Antônio Fonseca Filho com Dolores Aguiar Rabelo fizeram uma “rotatória de Itú” que prejudicou todo o local.  Afirmou que o trabalho era simples e “inventaram moda”.  Citou que hoje pela manhã, um acidente já foi registrado no local. Disse que no passado o comércio do bairro Porto Velho foi extremamente prejudicado por causa de intervenções como esta que dividiram o bairro em dois, sem ter como estacionar para visitar o comércio do bairro. Disse que recebeu ofício do Secretário afirmando que serão feitas alterações, entre elas o estreitamente da rotatória.  Farão trabalho topográfico e ajuste da sinalização.  Pediu que a comunidade seja atendida da maneira correta.