Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos trabalhos da 55ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos trabalhos da 55ª Reunião Ordinária de 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 21/09/2017 17h35, última modificação 05/12/2017 11h41

A 55ª Reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis não teve projetos aptos a serem apreciados e votados. 

A Tribuna Livre foi utilizada por Darli Salvador, que discorreu sobre meio ambiente, em comemoração ao Dia da Água, na data de hoje (21). Lamentou o estado de abandono das nascentes, quando não são soterradas para especulação imobiliária, estão servindo de pasto para cavalos e depósito de lixo. Falou da inoperância do Codema. Reclamou que as aprovações feitas através da Secretaria de Meio Ambiente são realizadas sem parecer do Codema, apesar do órgão ser constituído por pessoas competentes. Indagou sobre as obras da lagoa do Sidil. Informou que existe um hidro-trator que retira dez hectares de aguapés por dia e que retirar a planta com canoa, é coisa do passado. 

Confiram o resumo dos pronunciamentos:

RogerVereador Roger Viegas (PROS) - Cumprimentou o Guarani pelos 87 anos, comemorado no dia de ontem 20/09, lembrando da necessidade de se apoiar o time. Cumprimentou pelo Dia da Pessoa com Deficiência, na data hoje, lembrando a necessidade de se fazer políticas de inclusão e acessibilidade para todos.

 

 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Parabenizou o Guarani Esporte Clube pelos 87 anos do Clube. Lamentou a dificuldade do clube em receber recursos e elogiou o fato de estarem investindo nas categorias de base. Falou também sobre a importância de políticas públicas para as pessoas com deficiência e destacou o recebimento de novos equipamentos no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Falou do desrespeito com a acessibilidade em vários locais como shoppings e edifícios que não disponibilizam elevadores, por exemplo. Falou sobre projeto que irá beneficiar a categoria. Informou também que já protocolou projeto que visa combater a escassez de chuva, criando multa para quem desperdiçar água. Falou sobre as cidades que estão com problema de falta de água. 

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) - Compactuou com o Tribuno Darli Salvador em seu sentimento de lamento pelo descaso com as nascentes da cidade e criticou a COPASA por não desenvolver ações de preservação e recuperação destas. Alertou para escassez de chuva que provoca necessidade do envolvimento de todos na conservação das nascentes. Cumprimentou os radialistas em razão do seu dia, comemorado hoje. Falou de sua preocupação com o trabalho de recuperação e combate ao uso de drogas, falando da necessidade de se valorizar o trabalho das clínicas e criticou as que usam do ofício para ganhar dinheiro sem realmente trabalhar a recuperação do interno. Falou sobre o dia da árvore e alertou para a importância das políticas ambientais. Destacou a Carrocerias Silva pela homenagem com a comenda Mérito Empresarial. 

NonatoVereador Nonato (PDT) – Destacou artigo da constituição que afirma que todo cidadão tem direito a informação. Cumprimentou os radialistas em razão do dia da profissão, comemorado hoje. Registrou acidente ocorrido na manhã de hoje onde observou o atendimento do SAMU e elogiou o trabalho da equipe. Lamentou que ainda estejam acontecendo trotes ao serviço e destacou o projeto de sua autoria que foi barrado e trata do assunto. Afirmou que o atendimento de trote faz com que deixem de atender quem precisa de verdade. Criticou a demora na conclusão das obras para que o Hospital Público Regional entre em funcionamento e chamou os deputados para que intervenham. Falou da necessidade de os municípios vizinhos ajudarem no custeio da saúde em Divinópolis. 

AdemirVereador Ademir (PSD) - Falou da importância de preservação das nascentes, conforme alertou o Tribuno Darli Salvador. Informou que esteve na Cidade Administrativa, em BH, com o Vereador Renato Ferreira, onde discutiram sobre os problemas da saúde pública em Divinópolis e região. Falou que a tabela de valores de repasse do SUS para conveniados está com defasagem de 20 anos. Criticou os políticos que eleitos não se sensibilizam com os dilemas da população. Afirmou que as informações do Governo do Estado de que as obras do Hospital não foram terminadas por falta de licitação não procedem. A prefeitura não teria licitado o trabalho por não ter recebido os recursos destinados a execução. Disse que o Governo do Estado reconheceu que deve 44 milhões ao município mas que não sabe quando vai pagar. Informou que também participou de reunião onde se discutiu o destino do lixo produzido pela construção civil. Destacou a realização da Conferência Municipal de Combate às Drogas e destacou os males causados por estas. 

DelanoVereador Dr Delano (PMDB) – Destacou o ano de 2017 com o ano do centenário de pessoas que fizeram história em Divinópolis e que neste dia 21 de setembro comemora-se o centenário de Zé Capitão, o homem que fundou a primeira comitiva de rodeio do país e o rodeio de cavalos no Brasil. Contou algumas curiosidades sobre Zé Capitão como o fato de que antes de montar em um cavalo, olhava no olho do animal e depois cavalgava com sucesso. Destacou ainda que o mesmo foi vereador por 13 mandatos consecutivos em Divinópolis e nestes organizou a Premeria Exposição Agropecuária da cidade. Citou os herdeiros de Zé Capitão. 


SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Informou que agendará uma reunião com o Tribuno Darli Salvador para tratar dos problemas ambientais que o mesmo denunciou e que quer providências por parte da Secretaria de Meio Ambiente para os problemas dos bota-fora irregulares e das ocorrências de perturbação do sossego. Parabenizou José Levi pela reeleição como Presidente da ACASP e elogiou o trabalho da entidade. Destacou doação da Loja Maçônica para construção do laboratório toxicológico da Polícia Civil. Parabenizou o General Eduardo Vilas Boas por compactuar com a fala do General Mourão que cobrou moralidade das instituições ou o exército irá intervir. Destacou a condenação de um dos envolvidos no latrocínio ocorrido no bairro Nossa Senhora das Graças. Cobrou respostas para ofícios que tem enviado ao Executivo que em razão da demora ou informações incompletas ou erradas, tem prejudicado o seu trabalho como vereador. Informou quer solicitou informações por exemplo, sobre o Minha Casa, Minha Vida que teria beneficiado pessoas de maneira irregular. 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) - Falou de reunião que participou com a Coordenadoria da Promotoria de Justiça e de Audiência Pública na Assembleia de Minas onde foram discutidos os problemas de Saúde na região de Divinópolis. Reclamou que o governo estadual não repassa a contrapartida do SUS e destacou o montante destinado ao custeio que é alto e ainda assim insuficiente.

 

 

KabojaVereador Kaboja (PSD) – Elogiou o Tribuno Darli Salvador . Comemorou o retorno de Galileu Machado à Prefeitura após se recuperar do tratamento de um “esporão” e destacou que o mesmo durante todo o tempo continuou despachando em casa. Falou sobre as reclamações contra a COPASA e as propostas de rompimento do contrato, acreditando que deve ocorrer posicionamento e a inclusão de penas para descumprimento de normas contratuais. Afirmou que a cidade é a joia da coroa da COPASA por subsidiar cidades onde a empresa tem prejuízo. Disse que devem ser tomadas providências mas sem radicalismos e que se a empresa tem sua parcela de culpa, que o Poder Público também deve ser cobrado em sua responsabilidade de educar a população. Destacou seu homenageado com a Comenda Mérito Empresarial, a empresa Casinha de Cachorro. 

JaneteVereadora Janete (PSD) – Afirmou que desde o início do ano vem tentando resolver o problema do Parque do Gafanhoto que é Federal e está abandonado. Disse que ao lado do Vereador Renato Ferreira, irá em Brasília tentar resolver o problema. Sugeriu a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Itapecerica. Destacou o sucesso do show da banda Lex Luthor em favor do Teatro Gravatá. Lamentou a renúncia de Sandra Amaral da Presidência do Conselho da Mulher, em razão do estado de saúde dos seus pais. Convocou os pais para vacinação dos filhos na campanha que está em andamento. Destacou palestra que fez na Escola Ilídio da Costa Pereira. Elogiou o projeto de interação com a comunidade desenvolvido pelo Município em parceria com a AABB. Falou da Conferência Municipal sobre drogas e da importância de políticas públicas nesta área. Registrou a condenação de um dos envolvidos em latrocínio ocorrido no bairro Nossa Senhora das Graças. Registrou também a condenação de outra pessoa, pela prática de feminicídio. 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Destacou que é importante ter opiniões mas com respeito. Destacou o conhecimento técnico do Tribuno Darli Salvador. Informou que foi viabilizada emenda parlamentar para recuperação da Lagoa do bairro SIDIL. Destacou que o problema da Rua Lagoa da Prata também já está sendo resolvido. Falou sobre a Força Tarefa que foi montada para investigar a situação da COPASA na cidade e afirmou que o contrato deve ser estudado a fundo para que a população não seja penalizada e citou outras cidades onde conseguiram romper contrato, suspender taxa de esgoto e outras ações. Afirmou que o Prefeito Galileu Machado deveria tentar suspender a cobrança da taxa. Informou que o Castro móvel estará rodando bairros da cidade para castrar animais de rua com ou sem o apoio da Prefeitura. Criticou a resistência diante do seu projeto para instalar lixeiras na cidade e pediu que o deixem trabalhar. 

JosafáVereador Josafá (PSD) – Comemorou o retorno de Galileu Machado a Prefeitura e afirmou que em recente reunião com o Chefe de Gabinete Ricardo Moreira e informou que a quadra do Serra Verde e a Escola Padre João Bruno, estão com imóveis retornando para o município. Afirmou que pretende desenvolver um trabalho na quadra para que ela volte a servir a comunidade como já aconteceu no passado. Falou sobre seu homenageado com o Mérito Empresarial, Vantuil, da Papelaria Candidés.

 

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) – Cumprimentou a professora Irene Silva que nesta data completa 90 anos de idade. Destacou as questões ambientais apresentadas pelo tribuno Darli Salvador. Anunciou a pavimentação poliédrica de dois quarteirões da rua Vera Cruz, no bairro Icaraí. Agradeceu o Deputado Estadual Leandro Genaro pela verba de 180 mil reais para pavimentação desta rua e também da Rua Santa Bárbara, no bairro Maria Helena. Informou que se reunirá nesta sexta, às 19h, com os profissionais do Camelódromo para tratar das denúncias sobre irregularidades no local. Criticou a COPASA pela qualidade do serviço prestado em Divinópolis e afirmou que a cidade vem sendo muito generosa com a empresa e acredita que a CPI representa o posicionamento de toda uma instituição. Elogiou o Ministério Público por também intervir na questão. Informou que já estão em estudo alguns projetos da Prefeitura que deverão gerar polêmica e discussão com a comunidade como a revisão da planta de valores do IPTU.

César TarzanVereador César Tarzan (PP) – Voltou a manifestar preocupação com a possibilidade de fechamento de turmas na E.E. Lauro Epifânio que vem passando por situação similar a da escola Antônio da Costa Pereira que foi perdendo vagas gradualmente. Discordou das informações da Superintendência Regional de Ensino e afirmou que hoje existem 39 crianças aguardando vagas no estabelecimento. Falou da dificuldade dos pais em enviar os filhos para estudar longe de casa. Questionou se o Poder Público vai garantir o transporte para as crianças caso as turmas sejam encerradas.

 

EdsonVereador Edson Sousa (PMDB) – Elogiou o trabalho do tribuno Darli Salvador quem considera um sacerdote social. Criticou situações que estão acontecendo na cidade, em especial o fato de o Prefeito Galileu Machado ter vetado o seu projeto que criou novo mecanismo para apresentação de projetos de iniciativa popular. Afirmou que se Vereadores não derrubarem o veto estarão sendo incoerentes já que concordaram com a matéria. Disse que acredita que forças invisíveis estariam querendo interferir no trabalho da Procuradoria Jurídica e que agora será feito um teste. Afirma que seu projeto é apenas um fortalecimento da democracia e que não entende porque estão tentando impedir. Afirmou que estão acontecendo muitas irregularidades e que isto não pode ficar assim e que tem provas materiais. Informou que fará uma representação ao Tribunal de Contas do Estado com cópia para o Ministério Público. 

Adair OtavianoVereador Adair (PMDB) – Destacou a fala do Tribuno Darli Salvador que fez uma série de denúncias referentes a problemas na área ambiental do município. Questionou se a proteção das nascentes da cidade não deveriam ser uma atribuição da COPASA que hoje é uma das que menos se preocupa com isso. Disse que daqui uns dias veremos casas ao lado da Lagoa do bairro Sidil porque não estão preocupados com a seca e com a falta de água e que isto está ocorrendo em todo o país. Afirmou que a primeira preocupação da COPASA deveria ser com as nascentes porque sem água a empresa não tem com o que sobreviver. Disse que quem percorrer a estrada que leva a zona urbana té o Buritis irá querer chorar porque irá perceber que os ribeirões e córregos da região estão praticamente sem água e existem até nascentes que secaram. Disse que a COPASA deveria ter se preocupado já que muitas vezes o morador da zona rural não tem recursos para garantir esta proteção para as nascentes. Afirmou que navegando pelo site da COPASA descobriu que a empresa foi premiada pelo Jornal Valor Econômico de São Paulo como uma das empress que mais cresceu no país e por isso considerada uma das melhores no ramo de saneamento. O jornal considera então que a empresa é boa porque cresceu e não porque prestou um bom serviço para a população.  

registrado em: ,