Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos trabalhos da 56ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos trabalhos da 56ª Reunião Ordinária de 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 26/09/2017 17h20, última modificação 05/12/2017 12h27
Resumo dos trabalhos da 56ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos trabalhos da 56ª Reunião Ordinária de 2017

A reunião da Câmara de Divinópolis não contou com projetos em pauta. Fez uso da Tribuna Livre o Deputado Estadual Fabiano Tolentino que apresentou denúncias contra a COPASA . As informações serão repassadas para a CPI que investiga irregularidades na prestação do serviço da empresa em Divinópolis.


Confira o resumo dos pronunciamentos: 


DelanoVereador Dr Delano (PMDB) – Questionou o que considera ausência do Ministério Público perante as denúncias contra a COPASA . Afirmou que muitas vezes o Legislativo faz seu trabalho fiscalizador e este quando chega ao judiciário acaba não apresentando os resultados esperados. Afirmou que não entende a empresa não ser responsabilizada por serviços que não vem prestando. Criticou o Secretário Municipal de Saúde pelo fechamento das UEAs e conclamou o Ministério Público a intervir. Informou que a Câmara liberou crédito suplementar para a área da saúde e que não faz sentido alegar falta de recursos. Reclamou de ter tido negado o seu pedido de sobrestamento quando pediu para estudar a suplementação. Afirmou que apesar de aprovado o crédito, continuam faltando remédios na farmácia pública. Questionou o motivo de nova suplementação orçamentária estar em votação e cobrou do Ministério Público que acompanhe o uso deste dinheiro. Afirmou não acreditar no escalonamento de salários e que a Prefeitura está priorizando outras áreas sem ser a saúde. 

JosafáVereador Josafá (PSD) – Parabenizou o Secretário de Trânsito pelas ações realizadas na região Noroeste da cidade, em especial nos bairros Bom Pastor e Afonso Pena. Denunciou que muitas das peças e artefatos de trânsito colocadas na região da Rua Pitangui há dois meses já se encontram destruídos e pediu que o município seja ressarcido pela empresa que efetuou o trabalho. Informou que esteve na Secretaria de Obras onde solicitou levantamento de pontos de alagamento da cidade para que sejam adotadas as medidas preventivas. Citou como exemplos os córregos do Maria Helena, Catalão, Serra Verde e outros.

JaneteVereadora Janete (PSD) – Informou o falecimento de D. Joana, viúva do Sr Tiziu, uma das fundadoras do reinado no Alto São Vicente. Mãe do Celinho seu assessor parlamentar. Lamentou que se trata de uma das pessoas que teve sua casa retirada no Alto São Vicente e não viu seu desejo de ver a área urbanizada ser realizado. Afirmou que a cada dia o direito do povo trabalhador é retirado e que vai continuar sua luta em favor dos mais pobres.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Agradeceu o Jornalista Roberto Pereira prelo prêmio “Esse Profissional é diferente”. Convidou os moradores de Divinópolis a repassarem denúncias contra a COPASA para a CPI que preside. Pediu que sejam repassados documentos como contas indevidas, antecipadas, fotos, vídeos, protocolo de reclamações feitas ou qualquer outra documentação que comprove irregularidades. O material pode ser deixado na Câmara. Manifestou solidariedade aos militares do Rio de Janeiro que estão combatendo com a vida a violência naquele estado. Criticou os políticos corruptos do país que deixaram o país nesta situação de caos e insegurança. Fez um apelo para as jovens lideranças políticas para que não deixem se levar pelo lado da corrupção e da ruína. Criticou a maior emissora de TV do país que segundo o mesmo faz apologia ao crime e é contra os costumes familiares. Afirmou que a violência e a criminalidade devem ser combatidos com medidas drásticas já que se trata de uma guerra. Afirmou que o Governo do Estado está virando as costas para os servidores da educação, saúde e segurança e privilegiando os que já ganham altos salários. 

AdemirVereador Ademir (PSD) – Parabenizo o Deputado Fabiano Tolentino por sua fala na Tribuna onde criticou a COPASA. Informou que esteve no local destinado a construção da ETE no bairro Candelária, onde já havia estado em janeiro e fevereiro e se surpreendeu ao ver o início da obra se tratando apenas do cercamento da área e colocação de um cadeado. Questionou se esta obra estará pronta em agosto de 2018. Pediu ao prefeito que forme um conselho para acompanhar a condução da obra. Pediu aos divinopolitanos que estejam pagando taxa de esgoto sem ter coleta que procurem a CPI que investiga a COPASA. Agradeceu a realização do patrolamento na estrada de acesso ao morro da gurita, retirada de bambus noa cesso aos Branquinhos e limpeza da rua Goiás no acesso à trincheira. Informou que visitou o Rio Itapecerica e que verificou muitos problemas, bem maiores do que o que já é de conhecimento da população. Alertou para os riscos de inundação com a chegada do período chuvoso. Criticou o fechamento das UEAs e afirmou que as pessoas ainda não procuram o serviço por não conhecê-lo mas que foi informado de que o fechamento é temporário para evitar o escalonamento de pagamento de servidores o que ele pede que não seja feito de nenhuma maneira. Agradeceu o jornalista Roberto Pereira que lhe concedeu o título “Esse profissional é Diferente”. 

EdsonVereador Edson Sousa (PMDB) – Elogiou o Deputado Fabiano Tolentino por sua atuação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Afirmou que devemos acompanhar melhor o que está errado em Divinópolis e trabalhar para modificar. Parabenizou o jornalista Roberto Pereira e agradeceu pelo título “Esse Profissional É diferente”. Alertou vereadores sobre o projeto de Lei que deu entrada em regime de urgência onde estabelece critério para preenchimento de atribuição no serviço público. Afirma que o Projeto não poderia ter entrado nestas condições porque o regime de urgência seria vetado para modificações estatutárias. Afirmou que o protocolo da Câmara só funciona até às 18h e que foi aceito um ofício às 18h06 o que causa estranheza. Afirmou que a regra não funciona para todos. Afirmou que quando se pede uma CPI não está acusando ninguém mas criando mecanismos para fiscalização. Afirmou que tem provas de que uma pessoa do Governo cometeu um deslize e não se fez nada. Afirmou que levará suas denúncias ao Ministério Público. Criticou o prefeito por vetar a sua proposta de lei que cria ferramentas de democratização do Poder Público. 

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) – Parabenizou o Deputado Estadual Fabiano Tolentino por seu trabalho contra a COPASA. Afirmou que tem nojo de pessoas e empresas que usam de falcatrua contra os outros e criticou a COPASA por agir dessa forma ao não prestar serviço de qualidade e cobrar por serviço inexistente. Afirmou que a CPI da qual faz parte irá fazer um trabalho verdadeiro com o objetivo de obrigar a COPASA a cumprir suas obrigações. Agradeceu ao João Paulo do setor de Parques e Jardins pelo trabalho de reformulação na Praça da Eliseu Zica. Repudiou o Secretário de Saúde e o Vice-Prefeito pelo fechamento das UEAs. Parabenizou a coordenação da programação da Semana do Idoso e confirmou participação na caminhada que acontece nesta quarta-feira. Falou da importância de se valorizar o idoso e de a melhor idade se manter ativa para viver mais e com qualidade. Convidou os divinopolitanos para que se inscrevam no Festival de Música Regional para Novos Talentos. Inscrições na Divinópolis Calçados. 

NegoVereador Nêgo do Buritis (PEN) – Informou que estará participando de atividade especial onde será apresentado com maior detalhes o projeto da Cruz de Todos os Povos. Informou que ao lado da SETTRANS e outras autoridades estudará a melhor forma de acesso ao local. Informou que também está se reunindo com a Defesa Civil para tratar do plano para contenção de enchentes na cidade. Falou aos servidores da Prefeitura que está sendo feito um censo para atualização de dados previdenciários e pediu que prestem as informações porque continua trabalho junto a Comissão para garantir o direito destes trabalhadores. Relatou que se reuniu com o Secretário de Saúde Rogério Barbieri para tratar da situação do Posto de Saúde do Córrego do Paiol que está sem atendimento obrigado o deslocamento dos moradores para outras unidades. Afirmou que o Secretário irá resolver o problema nos próximos dias com o aluguel de um novo imóvel para atendimento da população. 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Agradeceu o jornalista Roberto Pereira pela homenagem com o prêmio “Esse Profissional É Diferente”. Informou que moradores do bairro Terra Azul, Costa Azul e Elisabete Nogueira realizam hoje manifestação na porta da Prefeitura de Divinópolis em razão das obras prometidas de pavimentação que nunca são realizadas e vem sendo adiadas ano após ano. Denunciou empreiteiras que “enrolam” para concluir obras de calçamento por serem de pequeno porte e sem capital para investir o que tem irritado a população. Afirmo que o político busca os recursos mas que a empresa não realiza o trabalho. Informou que será feito o restante do calçamento da Rua Lêda, contemplada por emenda parlamentar. Informou que terminou o prazo para prefeitura alterar o Projeto do Centro de Iniciação Esportiva do bairro Icaraí e que agora o Executivo terá que fazer o modelo III, que contempla a pista de atletismo ou devolver o recurso para o Governo Federal. Pediu que a Prefeitura esqueça o que ficou para trás e assine a ordem de serviço para que a obra tenha início. Informou que a COPASA interrompeu o abastecimento em alguns bairros da cidade pela manhã, com normalização prevista para à noite. Foram afetados bairros da região do Niterói, SIDIL, Centro e Manoel Valinhas. Afirmo que a COPASA não cumpriu nenhuma das promessas feitas aos Vereadores.

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Informou que técnicos da Prefeitura estarão presentes na Câmara, na próxima quinta-feira, para fazer esclarecimentos sobre novo pedido de suplementação orçamentária e sobre os recursos votados anteriormente. Leu correspondência justificando a suplementação orçamentária. Informou que esteve visitando o aterro de Divinópolis e que o Promotor Leandro Willy estaria bastante preocupado com a situação da área que já recebe quantidade de lixo acima de sua capacidade. Criticou a burocracia do sistema estadual que atrasa a criação de um consórcio entre município da região para dar fim ao problema. Afirmou que dará o seu melhor para Divinópolis.

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Parabenizou o Deputado Estadual Fabiano Tolentino por ter usado a Tribuna da Câmara Municipal. Afirmou que muitos criticam porque ele e o deputado apenas falam mas afirmou que Poder Legislativo apenas fiscaliza e que as ações devem partir do Poder Executivo. Afirmou que é difícil quebrar o contrato com a COPASA mas que a CPI continua trabalhando para comprovar todas as irregularidades. Informou que alguns de seus vídeos foram veiculados na Câmara de Cascavel e que muitos de seus vídeos estão sendo assistidos pelo país. Afirmou que está preocupado apenas em dar bom exemplo. Denunciou que vários aparelhos da Policlínica estão estragados e que muitas grávidas estão ficando sem atendimento. Pediu que os Vereadores usem a Emenda Impositiva para a coletividade e não fins individuais. Afirmou que Divinópolis só aparece no noticiário com coisas ruins e citou o episódio de carros de aliado de Sérgio Cabral serem encontrados em Divinópolis. Afirmou que entrou na política para moralizar e que sempre irá denunciar o que ver de errado. Criticou a tentativa de fechamento da 5ª Vara Cível. Criticou a demora em executar as obras de pavimentação dos bairros Grajaú, São Simão e região do Terra Azul. Afirmou que as intervenções no trânsito prejudicaram moradores do bairro Esplanada. 

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) - Em nome do Maurício da Vila Cruzeiro, cumprimentou a todos telespectadores da TV Câmara. Elogiou o Deputado Estadual Fabiano Tolentino, que fez uso da Tribuna Livre, por sua atuação contra os desmandos da Copasa em todo estado de Minas, especialmente, em Divinópolis, onde a empresa não atende aos anseios da população, que paga por algo que não existe, como no caso do esgoto, incorrendo em um problema de saúde pública, também, com a falta de água em vários bairros da cidade. Discorreu sobre o problema do camelódromo, informando que participou de reunião com o Vice-prefeito, também o Assessor de Governo Djalma Guimarães, dentre outros representantes do Executivo e vereadores, para definir sobre a construção de um centro de comércio popular que atenda aos comerciantes e usuários, sendo que haverá fiscalização para que todos atuem dentro da legalidade. 

NonatoVereador  Nonato (PDT) - Agradeceu aos vereadores que ajudaram na aquisição de exemplares da Bíblia, distribuídos no Bairro Copa Cabana. Informou que esteve no último domingo, na Comunidade de Lava-Pés, na posse do Conselho Comunitário, que tem grande atuação, especialmente, o Conselho Feminino. Disse que participou de reunião com a Comissão de Saúde, sobre a realidade do Posto São José, que deverá ser demolido, devido ao mal estado do prédio, para que no lugar, seja construído um novo. Convidou a todos para prestação de contas do Diviprev, na próxima sexta-feira à tarde, no plenário da Câmara. 

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (PMDB) – Parabenizou o Deputado Estadual Fabiano Tolentino por sua fala sobre a COPASA e as denúncias que apresentou na Tribuna. Lembrou que em todos os momentos foi contrário a entrega do serviço de esgoto para a empresa devido a qualidade ruim dos serviços que presta. Afirmou que no passado tentou convencer vereadores também a votar contrário mas que não conseguiu. Pediu que os cidadãos compareçam na Câmara e pesquisem quais vereadores no passado votaram à favor da empresa e hoje se posicionam contra batendo no peito. Assim saberão quem está realmente do lado do povo. Afirmou que sabe que o Deputado Fabiano Tolentino está empenhado em resolver o problema, assim como ele. Disse que o cidadão não pode ser cobrado por um serviço que não está sendo prestado e que vai lutar pra que o cidadão saia deste sanguessuga que é a COPASA. Afirmou que não tem nada contra os servidores da empresa, mas que a COPASA não merece o respeito do divinopolitano. Afirmou que a empresa recebeu prêmio do Jornal Valor Econômico como uma das melhores do país e que o critério utilizado foi o lucro e a rentabilidade da empresa e não a qualidade do serviço. Disse que enquanto a COPASA fica milionário os mineiros estão padecendo. Falou sobre as dificuldades do município em prestar um bom serviço para a população em razão da falta de recursos e pediu que os vereadores priorizem a saúde na hora de definir suas indicações para uso da Emenda Impositiva ao Orçamento. Disse que as mudanças de rubrica votadas como suplementação orçamentária são para garantir atendimento na área da saúde e que vereador não deve ficar de “picuinha” com o Secretário Municipal, prejudicando o povo. Afirmou que vereador criticando a ausência de projetos para a votação mas que nem sabem que a pauta está trancada por causa de falta de parecer para vetos do Prefeito e que é um absurdo o vereador não conhecer a rotina da casa.

registrado em: ,