Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos trabalhos da 57ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos trabalhos da 57ª Reunião Ordinária de 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 28/09/2017 16h50, última modificação 05/12/2017 12h38

A 57ª Reunião da Câmara de Divinópolis não contou com projetos em pauta. Na oportunidade fez uso da Tribuna Livre a Líder Comunitário Iraci Adão que falou sobre a situação do seu bairro, o Del Rey.Ao término, como acontece em toda última quinta-feira de cada mês, foram entregues moções congratulatórias.

 

Confira o resumo dos pronunciamentos: 


KabojaVereador Kaboja (PSD) – Informou que aceitou o convite do Prefeito Galileu Machado para atuar como “Líder do Prefeito” na Câmara Municipal. Elogiou o líder anterior, o Vereador Edson Sousa. Elogiou o Prefeito Galileu Machado por ter administrado a mais grave crise financeira da história de Divinópolis e ter conseguido manter a folha de pagamento em dia, realizando ainda importantes eventos na cidade. Noticiou que Galileu conseguiu em Belo Horizonte o início das obras de duplicação da rodovia MG 050 e que em breve serão construídas as trincheiras dos bairros Alvorada e Serra Verde. Disse que na agenda estão assuntos polêmicos como o que trata dos servidores municipais, mudança na legislação tributária, hospital público, contrato da COPASA e outros. Convidou para elaboração de uma agenda positiva para o município de Divinópolis. Afirmou que a população quer debates menos políticos e que sejam discutidas questões que afetam diretamente a vida na cidade. Elogiou a vereadora Janete por promover uma conversa franca entre os moradores de sua comunidade e o Prefeito Galileu Machado. 

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) - Elogiou Iraci Adão pelo uso da Tribuna e por estar sempre presente acompanhando os trabalhos da Câmara Municipal. Elogiou Kaboja por assumir a liderança do Prefeito Galileu Machado na Câmara de Divinópolis. Criticou o Governo por se comunicar mal e acredita que com a nomeação de Kaboja esta situação irá melhorar. Informou que em breve será discutida a revisão da planta de valores do IPTU, em Divinópolis, por determinação do Plano Diretor. Falou sobre a autonomia que tem o Presidente da Câmara exercer o seu mandato e que Adair está correto ao fazer seus questionamentos e defesas e que se trata de uma pessoa leal, inclusive por sua amizade com Galileu Machado. Acredita que com a nomeação do Líder do governo o acesso de informações por parte dos vereadores será melhor, evitando por exemplo, que reuniões sejam interrompidas para se debater projetos. Informou sobre a inauguração do Projeto global Jovem, no próximo dia 03 de outubro, que irá trabalhar prevenção e combate às drogas nas escolas de Divinópolis. 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Afirmou que está feliz com a escolha de Kaboja para atuar como Líder do Governo na Câmara Municipal. Afirmou que o Prefeito faltou com o respeito para com os vereadores ao realizar a primeira reunião com os vereadores somente nove meses depois de ter tomado posse. Disse que está preocupado com a queda na arrecadação do município que poderá dificultar a administração nos próximos meses e afirmou que o governo está com excesso de cargos comissionados. Disse que foi informado de ofício encaminhado ao CRM, Ministério Público e Secretário de Saúde denunciando a falta de materiais básicos para atendimento da população na UPA de Divinópolis. Afirmou que não concorda quando Kaboja diz que está tudo bem até porque o Vice Prefeito foi até a imprensa e afirmou que as UEAs serão fechadas para que não ocorra atraso no pagamento dos servidores. Alertou que em 2018 a arrecadação será ainda menor e que a Prefeitura não está tomando nenhuma atitude. Afirmou que a Prefeitura tem que aprender a trabalhar com a nova realidade. Criticou a redução do expediente na prefeitura como forma de economia.  

JosafáVereador Josafá (PPS) – Afirmou que a nova metodologia de trabalho das associações de bairro já dá resultados e que estão acontecendo reuniões para recolher as demandas da população. Informou que um abrigo de ônibus será instalado na Avenida Anchieta em atendimento aos presidentes de bairro. A próxima reunião dos moradores será no dia 04, no Conjunto Osvaldo Machado onde o principal assunto será a situação do córrego do Bagaço. Informou que já agendou reunião com o DNIT para tratar da colocação de redutores de velocidade no entroncamento das rodovias BR 494 e MG 050, em Divinópolis.

AdemirVereador Ademir (PSD) – Elogiou Iraci Adão pelo uso da Tribuna Livre e cumprimentou o Vereador Kaboja por assumir a liderança do Governo. Informou que o posto de Saúde do Choro está parado por falta de água e que conseguiu que na segunda-feira o caminhão pipa esteja no local para atender a população. Parabenizou a FACED Sênior e Conselho do Idoso pela realização da programação do Dia do Idoso. Informou que participará do Forró da Melhor Idade. Falou sobre a situação do Posto de Saúde do bairro Tietê que atende muitos bairro e alguns distantes. Disse que está trabalhando para atender os moradores do bairro Jardim Betânia na reivindicação de que o ônibus vá até o local. Denunciou a falta de agente de saúde no São Roque I. Pediu que seja agilizada a compra de um gabinete odontológico para atender São Roque e Serra Verde já que apenas as urgências estão sendo atendidas e que pretende usar sua emenda impositiva para comprar o equipamento. Criticou mais uma vez a COPASA pela demora no início das obras para construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Itapecerica. Denunciou que estão faltando remédios e medidor de pressão no Posto de Saúde do bairro Ipiranga. Denunciou a existência de elevadores quebrados no transporte coletivo que atende o bairro Planalto. 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Parabenizou Iraci Adão pelo uso da Tribuna e o Vereador Kaboja por assumir a liderança do Governo na Câmara. Afirmou que a Rua Pitangui deveria estar fechada até Às 13h no domingo, quando acontece o Domingo Esportivo e que sem a presença de agentes, muitos motoristas não estão respeitando a interdição. Pediu também que seja feita a correta sinalização do local. Discordou da SETTRANS que pediu a Associação Divinopolitana de Ciclistas que se responsabilize pela interdição da via. Cobrou os radares que foram prometidos para multar excesso de velocidade no local. Cobrou presença das assessorias esportivas e divulgação do projeto por parte do Executivo Municipal. Falou sobre o point unificado dos motoclubes que vem realizando diversas atividades sociais em Divinópolis e vem sendo impedidos de ocupar as praças com estes eventos. Pediu que a prefeitura apoie a iniciativa. 

EdsonVereador Edson Sousa (PMDB) – Cumprimentou Iraci Adão pelo uso da Tribuna. Fez referência aos motociclistas que tem a caveira como símbolo da humildade. Elogiou o Vereador Kaboja por sua capacidade de articulação e que assume agora a Liderança do Prefeito na Câmara. Afirmou que o PMDB está saindo pela porta dos fundos e o PSD entrando pela porta da frente na administração municipal e que este é o jogo político. Criticou o fato de que o governo estar anunciando apenas obras físicas, deixando de lado as obras sociais que impactam diretamente na vida da comunidade. Disse que sempre votará favorável ao que for melhor para Divinópolis desde que obedeça aos princípios constitucionais da ética e da moralidade. Afirmou que protocolará documento em cartório afirmando que qualquer vereador que pedir sua assinatura para abrir CPI terá e que já aceitou até CPI contra ele mesmo porque o mecanismo defende o quem é inocente e condena que está de “maracutaia”. Criticou membros do PMDB que estão falando mal de sua pessoa e apresentou projeto que comprova vícios na administração municipal e continua levantando informações. Disse que seis meses do IPTU são utilizados apenas para pagar juros e pediu ao Líder do Prefeito que apresente relatório sobre estes dados. 

CleitinhoVereador Cleitinho (PSD) – Parabenizou Iraci Adão pelo uso da Tribuna Livre. Criticou o fato de estarem impedindo os motoclubes de usarem as praças da cidade e fez um apelo para que se unam para que eles continuem seu projeto já que se trata de ação social. Criticou o abandono do Rio Itapecerica e denunciou que o mesmo já está sendo tomado pelos aguapé e cobrou da Prefeitura e da COPASA que tomem providências. Reclamou dos caminhões que estão estacionando na Avenida Autorama e “emporcalhando” o local. Citou em especial os caminhões da empresa Codil. Elogiou os servidores da unidade de saúde do São Roque. Informou que o Vereador Ademir está providenciando junto ao Deputado Fábio Avelar, uma academia ao ar livre para o bairro São roque. Disse que o site Divinews está apurando informação que cairá como uma “bomba” na cidade. Afirmou que seu voto é não para a revisão da planta de valores porque a Prefeitura está aumentando custo com a reforma administrativa. Disse que tem que ser reduzida a folha mensal da prefeitura, gerar emprego e renda na cidade e outras medidas. Pediu que sejam diminuídas as regalias na prefeitura. Informou que está apresentando Projeto de Lei onde quem custear pavimentação poliédrica das vias da cidade terá desconto no IPTU. 

DelanoVereador Dr Delano (PMDB) – Afirmou que a única unidade básica que tem remédio é a da região em que mora o Líder do Governo. Afirmou que faltam medicamentos em diversa unidades, entre eles alguns básicos como a Amoxilina. Questionou onde foram aplicados os recursos votados pela Câmara, de 12 milhões de reais para a saúde e agora com pedido de de mais 10 milhões. Afirmou que após nove meses o Prefeito está convidando os Vereadores para tomar um café e que na verdade deveria convidar era o povo e pediu que a população também compareça para abordar o vereador em que votou. Pediu que o povo leve receita, pedra de calçamento ou muda de aguapé para mostrar aos que participarão do café. Afirmou que não é o momento de se fazer revisão da planta de valores do IPTU. Disse que está ansioso por ver a reorganização dos cargos da Prefeitura. Denunciou que salários dos médicos da UPA estão em atraso. Criticou os vereadores que estão agradecendo para a prefeitura quebra-molas, capina e poda de árvore que são obrigações. Afirmou que vereadores devem lutar pelas questões maiores da cidade. Mostrou em plenário cidadã que está com problemas de saúde e que não consegue resolver pelo SUS. 

JaneteVereadora Janete (PSD) - Informou que a Praça está liberada para que os motoclubes possam realizar suas ações sociais nos finais de semana. Convidou a população para se inscrever no Varal Literário promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a ADIS. Parabenizou a Revista Bem Feminina pelo aniversário de cinco anos. Informou que visitou o Projeto AABB comunidade onde foi assinado o convênio para manutenção do programa. Informou que elaborou documento e está pedindo assinatura dos vereadores, solicitando a reabertura da 5ª Vara Cível que foi fechada, em Divinópolis. Elogiou o Prefeito Galileu e a Secretária de Educação Vera Prado pela abertura do curso gratuito de licenciatura em informática e matemática. Parabenizou a ex-vereadora Dorzinha pela criação do Dia Municipal do Idoso que foi comemorado ontem. Informou que nesta quinta acontece às 16h uma caminhada em defesa do Sistema Único de Assistência Social. Afirmou que o Governo está acabando comum sistema que é de grande relevância social.

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Parabenizou Iraci Adão pelo uso da Tribuna Livre. Manifestou apoio aos motoclubes que reivindicam permissão para preservar uma praça e promover ações na cidade e vinham sendo impedidos pelo Poder Público. Afirmou que o Brasil está tomado por larápios que estão afundando o país. Fez críticas ao Presidente Temer e aos “comparsas” da tramoia que cerca o seu governo. Afirmou que o Presidente está vendendo as riquezas de Minas Gerais ao leiloar as hidrelétricas. Disse ter saudade do Governador Itamar Franco que já enfrentou a presidência quando tentaram privatizar furnas. Fez críticas ao Governador a quem acusa de estar traindo o povo mineiro. Lamentou a posição do país como 128º em ranking de comparação com outras nações e disse que em 2018 é hora de a população dar o troco. Afirmou que o país deve ter penas severas para combater a criminalidade, até mesmo a pena de morte. Afirmou que está atento para a preservação da nascente no bairro Morada Nova e que vai agir contra liberação para construções no local. Também está atento com a nascente do bairro São Sebastião, próximo ao SESI. Criticou a autorização de construções ás margens do Rio Itapecerica, como ocorreu no passado. 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Parabenizou o Padre Geraldo pelo trabalho que vem desenvolvendo na Paróquia do Senhor Bom Jesus no bairro Niterói. Agradeceu o Corpo de Bombeiros pelo curso de capacitação em Primeiros Socorros, ministrado para os servidores da Câmara. Informou que a equipe técnica da SEMUSA esteve na Câmara explicando o destino dos recursos da suplementação orçamentária que será votada pela Câmara. Informou que parte dos recursos serão destinados ao Hospital São João de Deus. Relatou que também se reuniu com a Secretária de Educação para tratar dos rumores de que o ensino fundamental seria retirado da Escola Muncipal São José e esta informou que isto acontecerá para ampliadas as vagas da educação infantil. Noticiou que a escola do Cacôco também será reaberta e passará a oferecer educação infantil e fundamental dos primeiros anos. Nesta sexta estará na escola São José para esclarecer os pais, a partir das 18h. 

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (PMDB) – Criticou as pessoas que por maldade distorcem informações que divulgam nas redes sociais. Afirmou que não recusou o pedido de CPI para investigar o processo de contratação da Câmara. Disse que na verdade o pedido foi analisado pela Procuradoria Jurídica da Casa que não encontrou fundamento legal para instalar a Comissão e que foi alertado para o fato de que instituir CPI por disputa político-partidária pode acarretar em problemas. Deixou claro que a nomeação de cargos de confiança é uma competência da Presidência da Câmara e que não existem evidências de que alguém tenha apresentado documento falso para ser nomeado, por exemplo. Informou também que os cargos terceirizados são de responsabilidade da empresa contratada não passando pela Câmara que apenas apresenta a demanda por aquele funcionário. Disse ainda que três vereadores que haviam pedido a CPI retiraram assinaturas por perceber que o pedido não tinha fundamentação legal. Deu como exemplo a CPI da COPASA que foi aberta porque neste caso existia fundamentação legal. Afirmou ainda que não vai trabalhar em cima de “picuinhas” ou “dor de cotovelo”. Reclamou do excesso questões pessoais sendo levadas para a Câmara ao ponto de ser submetido à Comissão de Ética. Disse que vai provar que não fez nada que violasse a ética e que vai provar. Apresentou a grande quantidade de dívidas que a Prefeitura possui hoje, em razão de gestões anteriores. São dívidas com IPSEMG, precatórios, empréstimos e outros.

registrado em: ,