Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Histórico das Mulheres Cidadãs 2018

Histórico das Mulheres Cidadãs 2018

por dircom — publicado 13/03/2018 14h40, última modificação 14/03/2018 17h11
A Câmara de Divinópolis realizou na noite de 8 de março a entrega do diploma Mulher Cidadã para aquelas que se destacaram em 2018 por sua atuação social. Cada vereador escolheu uma personalidade feminina.
Histórico das Mulheres Cidadãs 2018

Apresentação musical em homenagem à Mulher Cidadã

Confira um pouco da história de cada uma das homenageadas, que agora consta dos anais da Câmara Municipal

 

Crédito: Helena CristinoVereador Eduardo Print Júnior

Agraciada: Alexandra Elisa Galvão Barros

Graduada no curso de "Ciências Contábeis" pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (FACED) no ano de 1994. É sócia-proprietária da empresa Gemáquinas que está presente no mercado divinopolitano há 30 anos na área de locação e venda de máquinas e equipamentos para construção civil e indústria. Atuou como diretora de promoções e eventos na Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), nas gestões 2011-2013 e 2014-2016. No ano de 2017, assumiu a presidência da entidade para a gestão do triênio 2017-2019 e atua também como Conselheira Fiscal na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais – FCDL-MG. Se destaca pela representatividade do setor em que atua tendo participado de discussões importantes para o setor, sempre manifestando a preocupação com o seguimento que gera emprego e renda para o município de Divinópolis. É ativa de causas sociais e se dedica também em questões de fomento econômico da cidade.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Cleitinho Azevedo

Agraciada: Sirlei da Silva

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Osvaldo da Silva e Teresinha Vieira. Criada pela mãe em uma casa humilde com os irmãos, era uma criança saudável que começou seus estudos em uma creche enquanto a mãe trabalhava. Ingressou depois na Escola Francisco de Assis e se destacou por ser muito inteligente. Se formou aos 15 anos na Escola Padre Matias Lobato. Fez cursos de costura, enfermagem e datilografia. Aos 19 anos, perdeu o padrasto e tudo mudou. Começo a trabalhar em um colégio de química por algum período e depois fábrica de tecidos, sempre ajudando em casa. Passando por várias dificuldades após a morte do padrasto, chegando em alguns dias a não ter o que comer mudou seu comportamento. Passou a agredir pessoas em casa e posteriormente na rua. Precisou ser internada no Bento Menni e posteriormente passou a receber acompanhamento no Sersam. A mãe porém, não tinha condições financeiras para arcar com o tratamento que exigia ida todos os dias até a unidade de saúde. Sirlei então voltou para as ruas onde passou por muitos sofrimentos como agressões e abusos. Em 2014 sua mãe faleceu e então passou a ser cuidada pelo irmão que foi o responsável por oito meses até que a encaminhou para a irmã que enfim passou a lhe dar uma vida digna. Passou por tratamento e hoje está bem, lúcida e se tornou uma prova de garra, persistência e esperança que hoje recebe homenagem da Câmara de Divinópolis.


Crédito: Helena CristinoVereadora Janete Aparecida

Agraciada: Carla Fonseca Rivelly

Natural de Divinópolis. A homenageada é filha de Astrogecilo Ferreira de Oliveira (in memória) e Maria Célia Fonseca de Oliveira. Casada com Eduardo Rivelly, é mãe de Letícia, Lucas, Luisa e Beatriz que nascerá no final de maio. Na adolescência se engajou no Grupo de jovens Maria de Nazaré e passou a se dedicar a trabalhos de ajuda ao próximo. Em 2005, junto de seu esposo fundou a Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré, instituição que desenvolve em Divinópolis e em vários outras cidades trabalhos de evangelização e cuidado ao próximo. Sua vida é dividida entre sua família, esposo, filhos e a Missão Maria de Nazaré. Na Missão Maria de Nazaré, Carla é co-fundadora e hoje ocupa o cargo Moderador Regional. São vários os trabalhos desenvolvidos na Missão Maria de Nazaré que são dirigidos por Carla, dentre eles:A Comunidade Terapêutica São João Paulo II, que há dez anos acolhe adolescentes dependentes químicos, a instituição acolhedora para meninas que se encontram em situação de risco e abandono, a Casa da Juventude, que desenvolve atividades de prevenção as drogas e inclusão social para mais 100 adolescentes. Realiza ainda trabalhos diversos de evangelização, formação, atendimento, acompanhamento a jovens e famílias, através de células para jovens e casais, retiros, encontros, palestras e outros

 

Crédito: Helena CristinoVereador Ademir Silva

Agraciada: Edite Cristovina Batista

Natural da Comunidade de Cachoeirinha em Divinópolis, a homenageada é casada com José Batista e mãe de Michelle, Marielle, Manuelle e Marco Tulio; é avó de Lorenzo e Maria Teresa. Reside no Bairro Tiete desde 1998. Desde a juventude sempre se interessou por atividades na Igreja e comunidade, participou do GRUPU- Grupo de Jovens na Paróquia Nossa Senhora da Guia. Graduada em Ciências Sociais pelo INESP , hoje UEMG, iniciou seus trabalhos no serviço publico no ano de 1991 como professora, inicialmente na Escola Municipal Padre Guaritá (São Roque) e depois na Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, onde iniciou como professora, passou pela vice direção e também pela direção da escola. Hoje aposentada, participa de trabalhos comunitários na Igreja e em prol do Bairro Tiete, podendo destacar o seu papel fundamental em aproximar a comunidade da escola . Na Igreja contribui ativamente nas pastorais e movimentos da paroquia São Pedro Aposto e Nossa Senhora de Guadalupe . Participa como Vicentina na Conferência Nossa Senhora do Rosário, na Paróquia São Pedro Apóstolo. Na Associação de Moradores do Bairro Tietê, participou da chapa como secretária por vários mandatos, e nos dias de atuais ainda participa.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Dr. Delano

Agraciada: Elis Regina Guimarães

Graduada em Administração de empresas, é especialista em educação pré escolar e pós graduada e especializada em administração hoteleira, excelência em serviços de saúde e desenvolvimento empresarial, gestão hospitalar com MBA Executivo em Saúde. Possui diversos cursos de capacitação e qualificação na área da saúde o que resultou em extensa contribuição para o setor com passagens pela Sociedade Beneficente São Camilo, Pró Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lurdes, Associação Mário Penna,, Hospital Lifecenter, Fundação Benjamin Guimarães, UNIMED BH e por fim, Fundação Geraldo Corrêa onde ocupa o cargo de Superintendente tendo como maior desafio recuperar a capacidade de atendimento do Hospital São João de Deus. Tendo assumido a instituição com uma dívida alta e atendimentos prejudicados, já conseguiu devolver parte de sua capacidade e assim garantir o seu trabalho filantrópico e assistencial sendo hoje a única unidade de saúde do município que presta atendimento pelo SUS. Por este motivo, Divinópolis tem grande gratidão com esta profissional de altíssimo nível.

  

Crédito: Helena CristinoVereador Edson Sousa

Agraciada: Irene Santos

A família Santos Vilaça era composta de 12 filhos, dos quais a homenageada é a sétima do casal Benjamin Santos e Alice Vilaça que tiveram ainda outros cinco filhos adotivos. O pai sempre cuidou dos enfermos com remédios de raízes e homeopatia, considerado um médico de seu tempo. Irene, herdou estes princípios humanitários através do exemplo do pai. Desde adolescente já trabalhava, para ajudar na renda familiar. Casou-se aos 19 anos de idade com Dorvelei José Jacinto com quem eve cinco filhos. Costureira, também fazia doces para vender. Trabalhava incansavelmente até altas horas para complementar a renda familiar. Hoje, aos 74 anos, é viúva e também perdeu um dos queridos filhos. Ainda assim permanece firme dedicando-se a família com o mesmo carinho. Esta dedicação também é dada aos necessitados através da Conferência São Vicente de Paulo da qual faz parte. Por ser um exemplo de vida é que recebeu homenagem.


Crédito: Helena CristinoVereador Raimundo Nonato

Agraciada: Jeannine Carla Antunes Oliveira

Natural de Bom Despacho, é filha de Maria Celeste Antunes e José Antônio Antunes. Casada com Marcilenio Clemente de Oliveira, é mãe da jovem Mariana de 19 anos. Tendo estudando sempre em escolas de Divinópolis, tem formação como técnica em contabilidade e posteriormente se graduou em Nutrição. Trabalhou como secretária de 1993 a 2009 nas Clínicas: Mamografia Santa Maria, Centromed e São Camilo. É Pós-graduada em Nutrição e Saúde e também em Fitoterapia. Atualmente trabalha como nutricionista responsável técnico no Centro Integral de Saúde São Bento Menni. Atuou como catequista na Paróquia Sagrada Família do bairro Danilo Passos e participou do Coral Santa Clara, Legião de Maria e Grupo de Adolescentes e de Jovens nos anos 80. Trabalha também na clínica Renovar Nutris onde realiza atendimentos individuais e personalizados. Além deste, também atende em domicílio àqueles impossibilitados de ir até à clínica. Realiza também trabalho de assessoria/ consultoria nutricional para Padaria Pane di Caetani. Realiza ainda diversos trabalhos voluntários em conselhos de controle social. Possui participação mensal na rádio Divinópolis nos programas: Panorama Geral com Ana Paula Silva e Raimundo Cândido e Centro Oeste Rural com Nilson Sérgio. É palestrista em diversos segmentos como: restaurantes, universidades, SENAC, clínicas e empresas. É ainda Co orientadora no Projeto de extensão Bombeiro Senior em Divinópolis 2008-2009.

 

Crédito: Helena CristinoVereador César Tarzan

Agraciada: Laudiene de Moura Silva

Mais conhecida como Diene, a homenageada é natura de Divinópolis. Filha de Antônio de Moura e Ilda Maria de Moura., é a terceira de seis filhos. Seus pais são uns dos primeiros moradores do bairro Interlagos, à época, ainda com pouca infraestrutura. Diene passou toda sua infância e juventude neste bairro. Ainda criança ajudava nos afazeres de casa e trabalhava em prol da comunidade voluntariamente. Aos 14 anos, parou de estudar e foi trabalhar como babá para ajudar na renda familiar. Aos 20 anos, casou-se com Vicente Silva, no ano de 81. Diene é mãe de 03 filhas, tem uma neta e 03 genros. Aos 34 anos mesmo tendo que cuidar de suas filhas pequenas, voltou a estudar e formou o ensino fundamental e médio. Em 2001 iniciou o curso superior na UEMG, ISED (Universidade Estadual de Minas Gerais e Instituto Superior de Educação de Divinópolis) vindo a formar em 2005, juntamente com sua filha Amanda Rafaela. É graduada no curso Ciências das Religiões e formou-se em teologia nas obras sociais. É funcionária pública desde 1996. Atualmente Diene mora no bairro Nações. É assídua nas Paróquias São Vicente de Paulo e Nossa Senhora das Dores. Trabalha voluntariamente nas paróquias mencionadas, aonde participa na catequese de jovens e adultos, na Pastoral Familiar e no Encontro de casais com Cristo (ECC).

 

Crédito: Helena CristinoVereador Nêgo do Buriti

Agraciada: Liliane Dane Dias

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de João Dias Furtado Filho e Maria Felinda Dias. È casada com Marcelo Ribeiro (Presidente do Sinvesd), com tem a filha Maria Clara. Iniciou seu trabalho como professora primária em 1992 no Insituto Nossa Senhora do Sagrado Coração. Em 1995 prestou vestibular na UFMG onde iniciou a faculdade de medicina veterinária. Após sua formação, aprofundou cada dia mais na profissão. É Mestre em medicina veterinária preventiva pela UFMG, com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela faculdade de Formiga. Logo após a formação fez o concurso público da Prefeitura de Divinópolis, sendo admitida em maio de 2004, onde durante 11 anos o desenvolvimento do seu trabalho estava diretamente ligado à assistência veterinária aos produtores de leite tendo como foco principal junto aos produtores a inseminação artificial. Em 2009 iniciou o curso em Homeopatia Veterinária, colocando os conceitos em prática na assistência aos produtores rurais do nosso município. No ano de 2011 iniciou uma pós-graduação de Bouvinocultura de Leite na Universidade de Bom Despacho. Em 2015, foi transferida para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que faz a inspeção de produtos de origem animal na fase inicial de produção industrial. Um trabalho que traz tranquilidade em relação a qualidade de tudo que se produz pelo nosso município. Ainda em 2015, iniciou um Curso de Livre Terapia Complementar por divulgação de plantas medicinas, de Homeopatia e da Produção de Alimentos saudáveis e da Auricolaterapia.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Rodrigo Kaboja

Agraciada: Lucrécia Gontijo de Almeida

Natural da cidade de Santo Antônio do Amparo, sul de Minas Gerais, na terra dos cafezais. A homenageada é filha de Jesus Gontijo de Almeida e Magna Silva de Almeida , tem três irmãos. Esposa de José Roberto da Silva , mãe de Karen, Priscila e Roberto Vitor. Deste muito cedo percebeu que “ olhar para o próximo faz a diferença ” em nossas vidas. Foi com sua mãe que era enfermeira prática que pôde vivenciar a acolhida e a compaixão pelos que necessitam. Com seus filhos, participou sempre dos grupos de “Pais e Mestres”, apoiando a educação. De engajamento social é Integrante do grupo “ Mãos Caridosas” que fazem ações solidárias em toda a cidade, apoiando asilos, abrigos, orfanatos. Organizam ações também na Upa e durante o Natal solidário . No bairro Jardim Primavera sempre apoiou a Associação de Moradores, com o objetivo de trazer melhorias para o bairro. Por essa bonita história de vida, que hoje recebe está homenagem de Mulher Cidadã.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Zé Luiz de Farmácia

Agraciada: Luiza Helena de Moraes

Natural de Divinópolis, é filha do ferreiro Antônio de feitas e Terezinha Guimarães. Casou-se em 182 com José Carlos de Morais que faleceu em 1994, deixando-lhe as filhas Fernanda, Marina e Karina. Aos nove anos de idade já trabalhava como babá, posteriormente doméstica, funcionária de fábrica de tecidos e por fim, enfermeira. Em 1970, fez um curso de corte e costura e observando atividades em um salão de beleza que funcionava ao lado, gostou e logo que a proprietária viajou, pôs em prática tudo o que aprendeu com maestria. Antes de se mudar para os Estados Unidos, a proprietária lhe sugeriu que abrisse o próprio salão e em setembro do mesmo ano abriu seu espaço com apenas uma cadeira e espelho. Somente em 1979 conseguiu fazer um curso de cabeleireira em Belo Horizonte já que antes, durante nove anos, apenas sonhava com os caros cursos que só existiam em São Paulo e Rio de Janeiro. Depois de se especializar até mesmo em estúdios de beleza internacionais, passou a ministrar aulas e em 1985 abriu a primeira escola de cabeleireiro para atender Divinópolis e Região: a Escola São Martinho que funciona hoje na Rua Itapecerica, 201. Já formou inúmeros profissionais da beleza, muitos vindos de camadas sociais com menor poder aquisitivo a quem sempre se preocupou em ministrar o curso com preços módicos.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Josafá Anderson

Agraciada: Luzia Maria Ferreira 

Natural de Perdigão, a homenageada mudou-se ainda criança para Divinópolis. Estudou até o ensino médio na E.E. Santo Tomás de Quino. Foi Secretária da UED, a União Estudantil Divinopolitana. Formada em Biologia, é pós graduada em Administração Pública. Na Prefeitura de Belo Horizonte exerceu cargos de Administradora Regional, Secretária de Governo e Secretária de Políticas Sociais. Foi Vereadora, primeira Presidente da Câmara Municipal de BH e a primeira mulher a assumir interinamente a Prefeitura da capital. Foi Deputada estadual e é primeira suplente de Deputado Federal tendo assumido por quatro meses o mandato em 2017. Atualmente é Secretária de Desenvolvimento Social e habitação de Contagem. Como Deputada estadual desenvolveu diversas ações e destinou recursos para o desenvolvimento social, cultural e esportivo de Divinópolis com destaque para a cobertura da quadra da escola Jovelino Rabelo, drenagem da Av. Ayrton Senna e Rua João Dias, aquisição de material esportivos para escolinhas, academia ao ar livre na Praça São Sebastião, instrumentos musicais para grupos de reinado e apoio ao programa psicossocial da Delegacia de Mulheres. Criou a Frente Parlamentar de Apoio À Adoção, inspirada no grupo de Volta para Casa, de Divinópolis. Realizou ainda diversas Audiências Públicas para debater duplicação da MG 050, violência contra mulher, Sistema Nacional de Cultura, meio ambiente, saúde e poluição provocada por siderúrgicas e transformação do CEFET em Universidade Tecnológica.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Renato Ferreira

Agraciada: Maria da Glória Silva

Nascida na Comunidade dos Bentos, na cidade de Itapecerica, mudou-se para Divinópolis em 1942 com os pais Antônio Alípio e Venina Soares, mais os irmãos Ari, Irene e Conceição. Aos dez anos já trabalhava como empregada doméstica e em seguida balconista. Casou-se em 1954 com o ferroviário José Salvino da Silva com quem teve cinco filhos, vinte e dois netros e onze bisnetos. . Abriu o primeiro salão de beleza do bairro Catalão. Foi também uma das primeiras catequistas da Capela de São José Operário. Nos anos setenta criou-se no bairro lactário, onde era coordenadora de uma equipe de voluntários que atendia duzentas crianças, distribuindo leite, alimentos, encaminhamento para atendimento médico e medicamentos. No dia dez de outubro de 1980, com o apoio e acompanhamento do Padre Antônio Francisco Pedrosa, então vigário da Paróquia de São José Operário, fundou-se as Obras Sociais da Paróquia juntamente com a equipe do lactário. As obras organizaram e fundaram a creche Isaura Ferreira que funcionou durante vinte e sete anos na sede destas. Desta mobilização que surgiu o CEMEI Isaura Ferreira. No ano de 2005 publicou seu primeiro livro e já está terminando o sucessor Hoje também continua com o projeto Arte Poesia Vida e é atual vice presidente do bairro São José.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Marcos Vinícius

Agraciada: Marilene Coimbra Rafael

Natural de Divinópolis, moradora do bairro São Sebastião. A homenageada é filha de nair Coimbra e casada com Vilmar Antônio Rafael. É voluntária na Capelania em Divinópolis há 26 anos. Começou a trabalhar no hospital Santa Lúcia, através de uma visita a uma amiga e vizinha chamada Vitalina, por volta de 1992. Esta passou a ser sua companheira de visitas por muitos anos. Afirma que um dos momentos mais marcantes foi ao visitar uma criança internada com sérios problemas de saúde. Através de uma propaganda na televisão sobre voluntariado em hospitais, inscreveu-se em um treinamento para este trabalho e deu sequência em sua vocação. Começou dando apoio as mães que estão para dar a luz e nos tempo livre fazendo orações pelos enfermos internados. Em seguida, passou a atender a ala de tratamento de câncer, na ACCOM, onde além das orações dava suporte emocional. Também participou e apoiou a abertura de diversas igrejas e obras missionárias na cidade, apoiando o trabalho de visitas aos lares de pessoas em situação financeira ou espiritual de grande dificuldade. Atendeu cidades também no note de Minas. Neste ano completa 15 anos de voluntariado. É também ativa na obra missionária da 6ª Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Pastor, onde também desenvolve trabalho social junto à comunidade.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Roger Viegas

Agraciada: Marlene Moreira Nascimento

Natural de Divinópolis, Marlene Moreira Nascimento, nasceu no dia 28 de março de 1948, é filha de Alberto Moreira e Maria da Conceição, e tem 3 irmãos Libério, Márcio e Marli. Casou-se cedo, aos 17 anos, com Raimundo Tiago e foi morar no Rio de Janeiro, onde viveu durante 20 anos. Voltou para sua terra natal, e teve 5 filhos, Rose, Adriana, Cláudia, Ronaldo e Lorena. Além dos filhos, tem 10 netos e 1 bisneta. Marlene sempre foi muito católica, mulher de grande fé, é atuante, e dedica sua vida aos familiares e aos mais necessitados e aos doentes. É mulher de grande caráter, amada e admirada por todos que estão a sua volta. Tem um grande coração, e por isso conquista facilmente as amizades. Seu envolvimento social é notório, não se furtando de prestar auxílio a todos os que precisam, muitas vezes sacrificando o tempo que poderia passar com os familiares. Por isso recebe o reconhecimento da Câmara Municipal.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Adair Otaviano

Agraciada: Natália Cristina Coelho

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Marlene Francisca e Antônio Davi Coelho. Casada com Marcelo Henrique Naves Valério, é formada em administração pela Faculdade FACED. Começou a trabalhar muito cedo, aos 16 anos de idade, como balconista na Papelaria Miramar onde permaneceu por sete anos indo em seguida para a Clínica Divimagem que trabalha com exames de imagens para a área da saúde. Atualmente trabalha como consultora de beleza, exercendo atividades autônomas ajudando as mulheres a reconquistarem a sua auto-estima com maquiagem, cuidados com a pele, além de participar da realização de eventos como outubro rosa, na ACCOM e outros. É conhecida por sua simpatia e amizade que dedica ao próximo, sempre disposta a ajudar e apoiar. É por isso que recebe homenagem da Câmara Municipal.

 

Crédito: Helena CristinoVereador Sargento Elton

(Representado por Dr Delano)

Agraciada: Sillian Senaya Campos de Castro

 Natural de Divinópolis, a homenageada é filha do casal Oliveirense, José Resende de Castro, Corretor de Imóveis e Marilda Campos de Castro, do lar. Caçula de 4 irmãos: Willian Delon, Lilian Soraya e Walon Delano, é mãe de Maria Vitória de 3 anos. Formou em Direito no ano de 2000. É táabém Técnica em Contabilidade, Corretora de Imóveis e Pós Graduada em Direito Constitucional pela Universidade. Sempre ocupou posições de destaque em Gerência e Liderança das corporações e projetos nos quais atuou. Iniciou sua trajetória profissional na People Computação aos 19 anos na Franquia de Divinópolis, tão logo sendo transferida para gerenciar a Unidade Belo Horizonte e posteriormente assumir a Gerência Comercial da Franqueadora de Campinas em São Paulo. Em paralelo aceitou o convite para atuar como consultora de treinamentos do Credicard Campinas, Bradesco. Mudou-se para Paraupebas no estado no Pará, aceitando o desafio profissional de atuar como consultora de Treinamentos para Assessoria de 1º escalão do Executivo Municipal. Posteriormente assumiu a gerência da Imobiliária Triuno, representante da Delegacia do CRECI 12a região Pará/Amapá e WTorre Engenharia/Vale num projeto para 19 mil unidades residenciais. De volta à Divinópolis, Sillian é Key Account Management da E-Lead+, empresa com matriz em Belo Horizonte e unidade em nossa cidade, que atua no ramo de Plataforma de Treinamentos Corporativos, para empresas de destaque no Brasil e em 9 países da América Latina. Sempre se envolveu em trabalhos sociais em 2017 fundou o Grupo Ação Política que monitora o trabalho dos agentes públicos no município de Divinópolis.