Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Solenidade Educador Destaque 2017

Solenidade Educador Destaque 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 20/10/2017 14h00, última modificação 05/12/2017 13h02

A Câmara de Divinópolis realizou na noite da quinta-feira (19), a solenidade para entrega do Título “Educador Destaque 2017” aos profissionais, empresas e entidades que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da educação no Município de Divinópolis. Foram dezessete homenageados, cada um indicado por um vereador. Confira os agraciados: 

Autor: Vereador Dr. Delano

Agraciada: Adoletá - Berçário e Educação Infantil

Localizada na Rua Paraíba 1440 no bairro Vila Santo Antônio, A Adoletá é a realização do sonho de proporcionar às crianças e aos pais o que há de melhor em Berçário e Educação Infantil. É um lugar gerador de felicidade e de confiança; um ambiente alegre, estimulante e acolhedor. A Adoletá foi criada a partir do princípio de que a escola, para trabalhar com crianças, deve ser perfeita em todos os aspectos, e tem que ser voltada exclusivamente para a educação infantil. O espaço físico da Adoletá foi planejado para oferecer segurança, conforto, higiene e estímulo ao desenvolvimento da criança. A equipe de profissionais possui não somente diploma e experiência, mas, acima de tudo, tem muito amor pela profissão. Ela entende a criança e sabe proporcionar o desenvolvimento por meio de atividades lúdicas e prazerosas. Na escola, a busca pela excelência reuniu infraestrutura, seleção profissional, tecnologia, amor, transparência, confiança e comprometimento. A Adoletá conta com atividades extras como Ballet, a capoeira, Educação Física, inglês e aula de natação. 

Autor: Vereador Josafá Anderson

Agraciado: Alexsandro de Sousa 

Casado com Sandra Portes, o homenageado é pai de Luísa e Giovana. Filho do metalúrgico José Alair de Sousa e Dona de Casa Maria de Lourdes Azevedo sousa, iniciou estudos na Escola Estadual Monsenhor Domingos. Passou ainda perlo CETEP e Pelo Estadual Santo Tomaz de Aquino. Começou a trabalhar aos 12 anos no varejão de seu tio João Bosco e aos 19 foi para a extinta Tantex. Em 1997 foi para o Banco Real. Foi durante o curso de Administração de Empresas na FACED que ganhou gosto pelo magistério ao dar aulas de reforço para os colegas do curso. Sua segunda graduação foi em Matemática, pela UEMG/Divinópolis, concluído em 2003 quando então prestou concurso público em Divinópolis inciando carreira na Escola Municipal Padre João Bruno. Em 2011 passou a trabalhar na Escola Municipal Dona Maria Rosa, onde presta serviços até a presente data. Na Escola Padre João Bruno foi professor do primeiro medalhista de ouro de Divinópolis na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicos. Trabalha também na Escola Dona Antônia Valadares, onde leciona para o ensino médio e no ano passado concluiu a pós graduação em Educação na Cultura Digital pela UFOP. 

Autor: Vereador Nêgo do Buriti

Agraciada: Cristina de Oliveira Dutra 

Natural de Divinópolis a homenageada é Filha de José Dimas de Oliveira e Maria José da Silva Oliveira. Casada há 15 anos com Gilberto Lúcio Dutra. Graduou-se em matemática em 2004 pela Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG) e pós-graduada em 2007 pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá-FIJ. Iniciou sua trajetória na rede municipal de educação em 2005 como professora contratada na escola Escola Municipal Maria Fonseca Peçanha. No ano 2006 e 2007 trabalhou nas escola Escola Municipal Padre João Bruno e Escola Municipal João Severino de Azevedo. Em fevereiro de 2008, efetivou a carreira profissional na Escola Municipal Benjamin Constant, na comunidade de Buritis na qual atuou como vice-diretora por dois mandatos e ainda desempenha seu papel como professora nesta escola com muito amor e dedicação. 

Autor: Vereadora Janete Aparecida

Agraciado: Elrison Ferreira dos Santos 

Filho de Edson Ferreira dos Santos e de Maria Lúcia Oliveira dos Santos , formado como professor licenciado em Ciências e Biologia pela UNIFOR e pós graduado em biologia pela UFLA. Atua na área de Educação há dezoito anos, como professor nos níveis: fundamental, médio, graduação em Ciências Biológicas e pós graduação. No ensino superior foi professor de Ciências Biológicas do ISED da Funed, atual Universidade de Minas Gerais – UEMG – campus Divinópolis. Elrison é integrante do Grupo de Pesquisas em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do IF Sudeste-MG e coordenador Regional da ONG Brasil Verde. Um dos objetivos desta ONG é de pesquisas para produção de conhecimento científico nas diversas áreas das Ciências Biológicas pela conservação da fauna e flora, além de estar atentos às agressões ao meio ambiente. Atualmente é professor da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira e desenvolve juntamente com a equipe de educadores e gestores da escola, projetos inovadores de caráter multidisciplinar e transdisciplinar, como a Feira de Ciências e Tecnologia, que ganha repercussão nacional, representando Divinópolis na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia-FEBRACE-São Paulo e internacional, representando o Brasil no Equador. 

Autor: Vereador Adair Otaviano

Agraciada: Helaine Ferreira Gonçalves

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Jesus João Gonçalves e Marlene Gonçalves, em uma família de seis irmão. É mãe de Edinayla. Formada em química pela Universidade de Formiga, é pós graduada pelas faculdades Clarentianas. Há 27 anos atua como funcionária pública nas redes municipal e estadual de ensino, exercendo a função de professora de química na Escola Estadual Lauro Epifânio e diretora escolar no segundo mandato na Escola Municipal Antonieta Fonseca. Já atuou como diretora e vice diretora escolar no CETEPE e também como diretora pedagógica na Escola Municipal Dr Sebastião Gomes Guimarães. Nos locais onde atua, desenvolve projetos junto a comunidade como o Atitude Ambiental que tem hora e reciclagem de óleo de cozinha usado e acontece em parceria com a VLI e ASCADI, o Novo Mais Educação, com 40 alunos permane3cendo na escola em oficinas de dança, arte e apoio pedagógico, o de Esportes que prepara para competições e as atividades de integração com a comunidade com visitas pedagógicas, eventos e mostras. 

Autor: Vereador Edson Sousa

Agraciado: Jomar Teodoro Gontijo 

Graduado em Engenharia de Telecomunicações e Eletrônica pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, possui mestrado em Educação Cultura e Organizações Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é presidente do Grupo Educação, ética e Cidadania e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Divinópolis. Possui ainda especialização na área de Filosofia, com ênfase ética, Informática na Educação e Fontes alternativas de Energia na área de Engenharia. Possui diversos cursos formação complementar e em sua atuação profissional passou pela Faculdades Integradas Pitágoras, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o CEFET MG, Tecnoarte Informática e Telecomunicações, COTEOM, CTSFA, Leucotron Equipamentos e outros. Possui sete livros publicados, organizador ou editados: Ética do Espírito, Felicidade Conheça e Acerte, Conquiste a Felicidade, Estudo da Moral no livro dos Espíritos, A Ética de Jesus, O Desencarne – entre o adormecer e a eternidade e o mais recente a Ética de Jesus Parte II, lançado neste ano. Possui ainda inúmeras outras publicações e participo ativamente de eventos como congressos, exposições e feiras, tendo organizado alguns de grande relevância. 

Autor: Vereador Renato Ferreira

Agraciado: Josias Gomes Ribeiro Filho

Josias Gomes Ribeiro Filho é o Sexto filho e uma família de 10 irmãos, nasceu no município mineiro de Araçuaí no Vale do Jequitinhonha. Aos 15 anos mudou-se para Belo Horizonte para estudar e ingressou na Escola Técnica Federal de Minas Gerais, atual CEFET-MG no curso técnico de Mecânica. Em 1980 iniciou o curso de Engenharia Mecânica na PUC-MG e no ano seguinte ingressou no 1º Curso de Licenciatura Plena em Mecânica do CEFET-MG, tendo graduado-se em ambos. Engenheiro trabalhou em Belo Horizonte, Goiânia e Vitoria do Espírito Santo na área de Máquinas e equipamentos de grande porte. Em 1989, prestou concurso público para professor no CEFET-MG, sendo aprovado em 1º lugar para a Cadeira de Mecânica e Projetos de Máquinas. Em 28 anos de atividades no CEFET-MG, lecionou nos cursos técnicos, de graduação e pós graduação. Atualmente exerce suas atividades no Departamento de Engenharia Mecatrônica do Campus Divinópolis. Membro dos Conselhos de Ensino, pesquisa e extensão e do Conselho Diretor, foi por Dez anos Diretor dos Campi do CEFET-MG em Divinópolis e Nepomuceno. Atualmente, além do exercício do magistério, é Conselheiro do CREA-MG, onde exerce ainda o cargo de Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica e membro da Comissão de Ética Profissional. Vice Presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Mecânicos – ABEMEC. Ao assumir a Direção do CEFET-MG no município de Divinópolis em março de 1998, enfrentou grandes desafios. Somente em 2002 depois de muitas batalhas é que definitivamente o CEFET Divinópolis fora reconhecido de fato pelo governo como Instituição Federal e recebeu os primeiros recursos para construção de sua sede própria no Bela Vista. Possui diversos cursos de extensão e já recebeu diversas homenagens e condecorações. 

Autor: Vereador Raimundo Nonato

Agraciada: Jussara Maria Ferreira 

Jussara Maria Ferreira, nascida em Divinópolis, filha de João Ferreira e Cleusa Maria Ferreira, é casada com Roberto Rodrigues Ribeiro diretor da Escola Estadual Joaquim Nabuco e é mãe da pequena Letícia de 5 anos. Ela Iniciou seu processo de alfabetização no pré São José e logo depois concluiu os ensinos Fundamental e Médio nas Escolas Estaduais Henrique Galvão, Martim Cyprien e Dona Antônia Valadares. Seguindo sua vocação ao magistério ela graduou-se e pós graduou-se em licenciatura plena em FÍSICA pela Universidade de Formiga (UNIFOR).Há mais de 15 anos atua na área de educação, lecionado atualmente nas escolas: Escola Estadual Armando Nogueira, Centro Educacional Criativo (Cecri) e no Curso Opção. Participou com os alunos do Centro Educacional Criativo (CECRI) da oitava e nona Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em 2014 e 2015 e também da 17º e 18º Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Autor: Vereador Eduardo Print Júnior

Agraciada: Lorena de Oliveira 

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Neide Maria de Oliveira e Martinho de Oliveira, tem 29 anos e é casada com Rafael da Silva Fonseca. É uma entre os 24 netos e netas da Querida Vovó Nair, que sempre deu todo apoio nas decisões tomadas pela neta.  Quando terminou o ensino médio, sempre teve o sonho  de fazer um curso superior. Mas como seus pais não tinham condições de ajudá-la na época e sem ter certeza de qual curso queria, resolveu fazer um curso técnico em Química pelo Colégio CECON, se formando em 2009. Apaixonada pelo curso e tendo a certeza que queria seguir a carreira de química, Ingressou na faculdade, onde graduou em Licenciatura e Bacharelado em Química pela FUNEDI em 2013. Já seguindo os passos de quando era criança, que sempre brincava com as amigas de ser a professora, no mesmo ano em que se graduou, Lorena começou a ministrar aulas no CECON para os cursos técnicos de Química, Farmácia, Analise de Clinicas e Metalurgia, onde até hoje é professora e adorada por todos os alunos. 

Autor: Vereador César Tarzan

Agraciada: Lucila Narciza Florinda Carvalho 

Formada em Pedagogia pela Funed –UEMG no ano de 2006 iniciou sua carreira como professora na Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração onde implantou vários projetos voltados a educação como “Encontro Marcado com Fernando Sabino” que contou com a presença de Bernardo Sabino, filho do autor, “Cantarolando” e “Sacola Literária”, todos voltados para Literatura. Trabalhou também na Escola Antônio Gonçalves de Matos , Escola São Vicente e juntamente com a equipe pedagógica foi responsável pela alfabetização de centenas de alunos . Já soma 10 anos de muita dedicação e muito trabalho na Educação Fundamental. Hoje faz parte da equipe de professores da Escola Estadual Lauro Epifânio onde também já realizou vários Projetos como o “ Pequeno Príncipe” , Magico de OZ, A Bela e a Fera, Oficina da cidadania ( Ética e Valores). Atua também como Bibliotecária na “ Escola Estadual Miguel Couto”. Há quatro anos realiza “ Natal Solidário” que recolhe e distribui cestas básicas, brinquedos , roupas, calçados . 

Autor: Vereador Ademir Silva

Agraciada: Mara Regina Soares dos Santos 

Natural de Oliveira, é filha de Francisco Soares e Helena Soares. Casada com Vicente dos Santos Júnior é mãe de Maria Eduarda e Clarissa. Iniciou sua carreira na rede municipal em 1996. Formada em magistério, é graduada em pedagogia pela UEMG e pós graduada em Gestão Escolar pela UFMG. Eleita cinco vezes diretora da Escola Municipal Odilon Santiago se destaca em seu trabalho o alto índice de desenvolvimento da educação básica o que coloca a Escola Municipal Odilon Santiago acima das médias estaduais e municipais em qualidade de ensino. Em 2007 a escola foi destaque na revista Gestão Escolar na reportagem “Uma Escola de Portas Abertas para a Comunidade”. Foi também destaque na Revista Puc Minas na matéria “Dissertação de Mestrado mostra que apesar das dificuldades, escola pública de ensino básico pode alcançar excelência”. Realiza projetos para retirar crianças das ruas, dentre os quais se destaca o “Fazendo Arte”. Os alunos da escola já receberam diversos prêmios em concursos nacionais e internacionais. Graças ao trabalho de Mara Regina, a escola é destaque no ensino de Divinópolis. 

Autor: Vereador Roger Viegas

Agraciada: Maria Letícia Rodrigues Mesquita 

Natural de Bom Despacho, a homenageada é filha de João rodrigues Braga e Maria Rosa Rodrigues. Casada com Cléver dos Santos Mesquita, é mãe de Isabela e André. Formou-se no magistério em 1974 no Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração e em 19790 concluiu sua graduação em Ciências Sociais na Universidade do Estado de Minas Gerais. É ainda pós graduada em Educação. Iniciou sua vida profissional como secretária escolar no Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração onde também lecionou história e geografia. Aprovada em dois concursos públicos estaduais lecionou no Dona Antônia Valadares, Miguel Couto, Mendes Mourão e Patronato Bom Pastor. Exerceu ainda a função de secretária escolar na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira . Atuou também como vice diretora desta escola, onde permaneceu até se aposentar em 2014. Foram 31 anos de vida dedicada à educação.  

Autor: Vereador Marcos Vinícius

Agraciada: Miriam Carla dos Santos

Educadora desde 1997, a homenageada é filha de Divino Mario dos Santos e Maria José Silva Santos. Natural de Divinópolis, é mãe de Braian Brener. Iniciou o curso de magistério em São Paulo e concluiu em Divinópolis no Centro Técnico Pedagógico, mais conhecido como CETEP. Fez curso superior no INESP. Trabalhou na Rede particular, municipal e hoje está na rede estadual. Atuou como diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Maria da Conceição Fernandes de 2014 a 2016 onde atualmente trabalha no turno da manha e na Escola Estadual Luiz de Melo Viana Sobrinho, leciona a tarde. Também congrega na Nona Igreja do Evangelho Quadrangular, onde é bastante ativa. Tem como lema o ensinamento dos pais de que conhecimento adquirido ninguém tira e que o temor a Deus é o único caminho para uma vida feliz e próspera.  

Autor: Vereador Zé Luiz de Farmácia

Agraciada: Neide Madeira 

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Bento José Xavier e Ernestina Rosa de Jesus, é a calça de 04 filhas. Casada com o Professor João Madeira, há 35 anos, e desta união nasceram 04 filhos, dos quais três são professores. Possui duas netas. Estudou na Escola Estadual Henrique Galvão e Polivalente, ambas no São José. Sempre dedicada à área de Educação, iniciou seu trabalho auxiliando alunos em casa enquanto cursava magistério na Escola São José e São Geraldo. Realizou estágio na Escola Henrique Galvão, sendo posteriormente contratada e por fim concursada e nomeada como professora do Estado. Formou-se pelo INESP no curso de graduação em pedagogia, orientação educacional, supervisão escolar e pós graduação em educação. Também ocupou cargos de orientadora, vice diretora e por 13 anos, foi diretora da Escola Henrique Galvão. Em 2017 completa 40 anos de trabalho educacional. 

Autor: Vereador Cleitinho Azevedo

Agraciada: Raquel Lopes Jotta Azevedo 

Filha de José Geraldo dos Santos Jotta e Lourdes Lopes de Araújo Jotta, a homenageada é casada com Gleidson Gontijo de Azevedo e mãe de Maria Eduarda de 14 anos, Arthur de Azevedo de 9 anos e Anna Beatriz de 5 anos. Começou a trabalhar com a Educação infantil a 12 anos atrás, como estagiária do INESP e no CMEI Maria Lúcia Gregório. Afirma ter um grande carinho por este CMEI , pois foi nele que aprendeu a ser professora já que naquela época as estagiárias assumiam turma sozinha e isso foi muito bom para o seu aprendizado. Depois que se formou trabalhou em uma escola particular e como contratada na prefeitura de Divinópolis. Após aprovada em concurso, em 2014 foi nomeada e hoje é efetiva na Escola Municipal São José onde atua com afinco e dedicação. 

Autor: Vereador Sargento Elton

Agraciada: Renata Aparecida Tavares

Natural de Divinópolis, Renata Aparecida Tavares é casada e mãe de dois filhos. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais, com pós graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil. Ingressou na educação em 2003 como diretora e coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Integração (no qual atua até hoje),atuou como supervisora pedagógica na Escola Estadual Vida Nova, no Centro Socioeducativo de Divinópolis (2008/2013), atualmente atua como supervisora pedagógica na Escola Estadual Patronato Bom Pastor . Educadora por formação ,vocação e amor a arte de educar. 

Autor: Vereador Rodrigo Kaboja

Agraciado: Rodrigo Silva Fonseca

Filho do saudoso Hélio José da Fonseca e Isabel Silva Fonseca, é graduado em matemática e ciências, habilitando-se no ensino de primeiro grau e posteriormente Física do Ensino Médio. Especializou-se em Matemática e Estatística e tornou-se mestre em Engenharia de Produção. Iniciou docência em 2001 na rede estadual de ensino lecionando matemática do Ensino Fundamental II e Física do Ensino Médio e em 2003 começou a dedicar-se a rede particular. Casado com Daniela Ferreira Vaz da Fonseca, é pai de Ana Clara e Bianca. Em 2006 iniciou atividades como docente universitário, área em que ainda atua como professor e pesquisador universitário nas disciplinas de física I, II e III e linhas de pesquisas em tecnologia e educação. É também professor de física e matemática do ensino fundamental II e médio da rede particular e estadual. Entre agosto de 2014 e abril de 2017 também exerceu a função de coordenador de curso na universidade do Estado de Minas Gerais. Educador há 17 anos e com destaque é digno da homenagem desta noite.