Você está aqui: Página Inicial / Sobre Divinópolis / Economia

Economia

por Marcio Vilas Boas publicado 13/09/2017 23h50, última modificação 24/07/2018 14h00
Divinópolis surgiu no sec. XVIII, mas somente depois de 1912 é que começou a se desenvolver, alcançando destacado crescimento a partir dos anos 1930

Crescimento Acelerado

Por sua importância estratégica na delimitação dos termos de Pitangui e São José del-Rey e por ser o caminho mais utilizado para se entrar e sair do sertão, a paragem foi muito freqüentada por forasteiros, colonos e soldados, ao final do Ciclo do Ouro (século XVIII), quando os índios Candidés, habitantes do Vale do Itapecerica, foram expulsos pela Legião da Conquista.

Desde essa época, Divinópolis vem acentuando a sua característica de passagem-pousada-paragem, que marcou seus momentos mais importantes. O antigo arraial e a cidade de hoje não guardam semelhanças físicas entre si, mas a história do crescimento e desenvolvimento do lugar sempre esteve vinculada aos transportes, aos caminhos de água, de terra, de ferro e asfalto.

A chegada da estrada-de-ferro do Oeste de Minas, em 1890, retirou o arraial do atraso em que ficou relegado e lhe deu melhores perspectivas de desenvolvimento sócio-econômico. Em decorrência, vieram a emancipação e a criação do município em 1911, a elevação a cidade em 1915 e a instalação da Comarca em 1936.

O desenvolvimento do sistema ferroviário, em suas diversas épocas, ofereceu oportunidade de instalação de indústrias siderúrgicas, de metalurgia e aciaria, mantendo razoável nível de emprego e de qualidade de vida, além de elevado índice de desenvolvimento social.

Indústria da Confecção e Prestação de Serviços

Ao final dos anos 70 (do século passado), os problemas econômicos da indústria siderúrgica, forçaram a demissão e o fechamento de empresas. As dificuldades provocaram o surgimento da indústria da confecção, que contornou o desemprego crescente e se transformou em importante alternativa econômica. O efeito imediato foi o incremento da construção civil e dos transportes rodoviários e uma moderada redução dos problemas sociais. Hoje, cerca de 14 mil pessoas, estão diretamente empregadas nesse setor, mantendo aceitável o nível de desemprego.

Divinópolis é a cidade-polo do Alto São Francisco, conhecida pelas qualidades de sua confecções, mas destacada também pela prestação de serviços profissionais liberais, pelos serviços da administração pública (dos três níveis), pelo comércio diversificado e pela qualidade de suas escolas de ensino regular e de graduação.

 

Texto de Flávio Flora | Revisão em 20/07/2018