Escolas recebem projeto "Samu Sem Trote"
A Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo, iniciou essa semana mais uma edição do projeto Semana do Samu Sem Trote. Nos dois primeiros dias, cerca de 500 estudantes entre 05 e 17 anos, tiveram a oportunidade de entender a importância dos trabalhos realizados pelas equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tem como finalidade prestar assistência aos casos de urgência e emergência. O projeto ainda mostra, de forma básica, algumas técnica de primeiros socorros à vitimas de ataque com parada cardíaca, engasgo e fraturas.
De acordo com a Coordenadora da Central de Regulação das Urgências, Thamara Lesse, o número de trotes recebidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), desde o início de suas atividades no ano de 2017 até hoje, reduziu de 25% para 4% do total de chamadas. “É um redução bastante considerável mas, precisamos continuar alertando sobre as consequências desses atos”, disse Thamara.
A visita realizada na Escola Estadual Antônio Belarmino, em Ermida, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Israel da Farmácia, que reafirmou as palavras dos socorristas do Samu, enfatizando o quão essencial é este serviço para os mais de 60 municípios atendidos pela unidade de Divinópolis. “Um trote pode custar uma vida!”, disse o presidente.
De a cordo com o diretor da Escola do Legislativo, Roberto Franklin, “reforçar a responsabilidade que cada um de nós tem de não utilizar e nem deixar que utilizem o número 192 de forma inadequada, para fazer trotes, é fundamental para que os trabalhos das equipes acontecem de forma mais rápida e eficiente.”
O SAMU conta com equipes de suporte básico e avançado e atende pelo telefone 192.
O projeto Samu Sem Trote estará na Escola Estadual Armando Nogueira (dia 27)e na E. E. Joaquim Nabuco (dia 28), ambas às 13h30.