Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência Pública discute situação de servidores da educação afastados

Audiência Pública discute situação de servidores da educação afastados

por dircom — publicado 30/07/2018 13h48, última modificação 30/07/2018 13h48

A Câmara de Divinópolis, por iniciativa da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realiza na segunda-feira, 06 de agosto, às 19h Audiência Pública para debater a proposta encaminhada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal de Divinópolis que será apresentada para a Administração Municipal, referente a situação dos trabalhadores da educação que se encontram afastados em caráter definitivo ou temporário, por problemas de saúde.

De acordo com o sindicato, alguns professores afastados da sala de aula por recomendação médica estariam sendo transferidos para outras secretarias da prefeitura, perdendo o vínculo com a educação e assim direitos a que fariam jus.  Vários estariam alocados no protocolo, arquivo, na secretaria de desenvolvimento social. Os dirigentes sindicais entendem que isso interfere na aposentadoria destes, fazendo com que muitos recebam apenas um salário mínimo após se aposentar.  Alegam também que isto cria uma "terceirização branca"  já que as vagas deixadas por eles são ocupadas por contratados que não tem  direitos trabalhistas como férias e décimo terceiro e nem vínculo com o município.

Na oportunidade, além dos trabalhadores e sindicato, também estarão presentes vereadores e representantes da Prefeitura de Divinópolis. Todos podem participar e tem direito a fala. A Comissão de Educação é composta pelos vereadores Roger Viegas (Presidente), Renato Ferreira (Secretário) e Raimundo Nonato (Membro).