Câmara acompanha homologação dos Concursos Públicos

por dircom — publicado 22/01/2019 15h13, última modificação 22/01/2019 15h13
MP pede suspensão para analisar documentação

A homologação dos Concursos nº 01/2017 e nº 02/2017 da Prefeitura Municipal de Divinópolis que seria realizada na manhã desta terça-feira (22), foi suspensa, após o Ministério Público ajuizar uma ação de impedimento. A reunião marcada pela Prefeitura Municipal de Divinópolis contou com a presença do Prefeito Galileu Machado (MDB), do Procurador do Município Wendel Santos, do Secretário de Governo Roberto Chaves, da Secretária de Administração Raquel Freitas, da Secretária de Educação Vera Prado, o Secretário de Saúde Amarildo Sousa, da Secretaria de Fazenda Suzana Xavier do Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Thiago Nunes, a Superintendente do Diviprev Rejane Alves e do Presidente da Câmara Rodrigo Kaboja (PSD).


A suspensão da homologação dos concursos foi pedida pelo Promotor Gilberto Osório, e segundo o Procurador do Município, a ação do MP pegou a todos de surpresa. A ação é baseada nas denuncias registradas por alguns candidatos, constando que no edital a prova discursiva está prevista como eliminatória e não classificatória.

Homologação PMD
“A notícia foi repassada ao Prefeito, e a administração entendeu por bem aguardar a decisão da Justiça. Nós temos o prazo de 72 horas para prestar as informações solicitadas. E nós já estamos com as informações prontas”. Por fim, o Prefeito Galileu disse que respeita muito os pedidos da Justiça e acredita que tudo será resolvido dentro do prazo.


A administração reafirmou que no seu entendimento todo o procedimento do concurso transcorreu dentro da maior lisura, regularidade e todos os questionamentos apresentados pelos candidatos foram respondidos tempestivamente e fundamentada. Wendel Santos informou ainda que o juiz da Vara de Fazenda já reviu seu posicionamento, entendendo que a nota da prova discursiva pode e deve ser somada, pois o que se espera de um concurso é que a administração tenha os melhores candidatos regimentados por seus quadros. O concurso nº 01/2017 obteve 26.542 pessoas inscritas para quase 400 vagas em diversos setores, já o concurso nº 02/2017 foi realizada para ocupar o cargo de agente comunitário.

 

APOIOHomologação 01PMD

O Presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Kaboja (PSD) se disse surpreso com a notícia da suspensão da homologação dos concursos, considerando a expectativa dos munícipes que fizeram o concurso, além do fato de atender as demandas dos setores que estão sem funcionários efetivos para as funções disponibilizadas nos concursos. “O prefeito Galileu está sendo muito respeitoso com o Ministério Público, porém a suspensão também trás grandes preocupações ao município. Por isso, a Câmara Municipal está solidária ao Executivo, e acreditamos que o Ministério Público irá se sensibilizar após analisar a documentação necessária e liberar a homologação o quanto antes”, disse Kaboja.

 

 

Texto e Fotos: Liziane Ricardo