Câmara aprova programa "Família Acolhedora"

por dircom — publicado 01/10/2019 18h05, última modificação 08/10/2019 12h51
Rede de assistência oferece abrigo temporário nas casas de famílias da cidade às crianças e adolescentes que tiveram os diretos violados na família de origem
Câmara aprova programa "Família Acolhedora"

Câmara de Divinópolis aprova regulamentação do programa Família Acolhedora

Os vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis aprovaram hoje (01.outubro.2019), durante a 58ª Reunião Ordinária, o Projeto de Lei  EM 31/2019, de autoria da Prefeitura Municipal, que institui na cidade o programa Família Acolhedora, iniciativa de acolhimento familiar temporário de crianças e adolescentes que por algum motivo, especialmente ligados à decisão judicial, foram privados do convívio com a família de origem. A proposta, aprovada por 13 votos favoráveis dos vereadores, estabelece ainda, que o serviço ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, dentro da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente do Município de Divinópolis. 

Um dos principais objetivos do programa é proporcionar a essas crianças e jovens um convívio familiar e comunitário, contribuindo para a superação de possíveis traumas e preparando-as para o retorno do convívio do ambiente de suas famílias de origem ou substitutas. De acordo com o Projeto de Lei, para se inscrever no programa e receber as crianças, adolescentes ou jovens, os interessados, além de outros pré-requisitos, deverão ter no mínimo 25 anos de idade, possuir estabilidade financeira, moradia fixa em Divinópolis e ter disponibilidade de tempo para oferecer proteção e apoio ao acolhido.

Os interessados não podem estar respondendo a processo judicial que indique potencialidade lesiva, além de apresentar idoneidade moral e boas condições de saúde física e mental.

O tempo de acolhimento será o mínimo necessário para que a criança, adolescente ou jovem acolhido possa retornar ao ambiente familiar de origem ou substituto. Quem quiser receber os acolhidos não deve manifestar interesse em adoção, pois o programa se trata de acolhimento temporário. O texto segue agora para o prefeito Galileu Machado (MDB) que irá sancionar ou vetar a proposta.

Retirada de Pauta  

Previsto na Ordem do Dia da 58ª Reunião Ordinária, o Projeto de Resolução nº 4 de 2019, da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que cria a Corregedoria da Câmara Municipal de Divinópolis, institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar e dá outras providências recebeu 6 pedidos de emenda ( nº CM-029, 030, 031, 032, 033 e 034 ) do vereador Edsom Souza (MDB) e foi retirado de pauta. O projeto já havia recebido, anteriormente ,um pedido de emenda ( nº CM-035), da vereadora Janete Aparecida (PSD). 

Diretoria de Comunicação (Dircom) 

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis