Câmara de Divinópolis presente no Conselho Municipal de Turismo
A composição dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Divinópolis (Comtur) para os próximos dois anos foi publicada, na última quarta-feira (13/03), no Diário Oficial dos Municípios, conforme Decreto nº 16.580/25. A Câmara Municipal de Divinópolis será representada pelo Secretário Geral, Flávio Ramos, que assume como titular e como suplente a Técnica Legislativo, Deisy Silva Oliveira. O Conselho Municipal do Turismo (Comtur), órgão representativo da sociedade, tem papel estratégico na formulação e execução de políticas públicas, que garantam o fortalecimento e a sustentabilidade do setor.
O secretário geral, Flávio Ramos, destacou a importância do Comtur e o potencial do setor de Turismo de Divinópolis, que atualmente é impulsionado por três grandes pilares: o turismo de saúde, o turismo empresarial/comercial e, em breve, o turismo religioso, com a construção da Cruz de Todos os Povos. “O turismo de saúde é um dos principais motores econômicos da cidade, atraindo visitantes de diversas regiões em busca de atendimento médico especializado e serviços hospitalares de referência. Da mesma forma, o turismo empresarial e comercial movimenta a economia local por meio de eventos, feiras e encontros, que atraem investidores e fomentam o desenvolvimento de diferentes setores produtivos. Com a chegada da Cruz de Todos os Povos, Divinópolis se consolidará também como um destino de turismo religioso, atraindo fiéis e peregrinos, o que abrirá novas oportunidades para o comércio e a infraestrutura turística”, destacou.
O secretário pontuou que para que essas vertentes do Setor do Turismo sejam bem estruturadas e geridas, é essencial a atuação do Conselho Municipal do Turismo. “O Comtur é responsável por planejar ações, propor melhorias e articular iniciativas entre o poder público e a iniciativa privada, garantindo que o crescimento do turismo ocorra de forma organizada e sustentável”, explicou.
Câmara Municipal
Flávio Ramos destacou a importância da representação dos servidores da Câmara no Comtur, uma vez que o Legislativo Municipal tem um papel essencial na formulação de leis e na destinação de recursos para o setor turístico, além de ser um canal direto de diálogo entre a população, os empresários e o poder público. “A participação de um representante da Câmara Municipal no Conselho fortalece essa interlocução, garantindo que as demandas do setor sejam devidamente ouvidas e encaminhadas para a devida apreciação e implementação. Dessa forma, o fortalecimento do Comtur, aliado à presença ativa da Câmara Municipal, contribuirá significativamente para o desenvolvimento do turismo em Divinópolis, promovendo a economia local, gerando empregos e tornando a cidade ainda mais atrativa para visitantes de todas as partes do país”, pontuou o secretário.
Clique aqui e confira o Decreto nº 16.580/25