Câmara finaliza demolição antes do prazo estimado

por Liziane Ricardo -CMD — publicado 06/02/2025 18h40, última modificação 10/02/2025 15h15
Próxima etapa das obras de ampliação são: sondagem do solo e projeto arquitetônico

 

A demolição do prédio da antiga maçonaria adquirido ao lado da atual sede da Câmara Municipal de Divinópolis, foi iniciada na última segunda-feira (3) para dar início às obras de expansão do Poder Legislativo. Entretanto, o processo de demolição que tinha prazo de duração de 7 a 15 dias foi finalizado nesta sexta-feira (7), ou seja, concluído em apenas cinco dias de trabalho.

 

A execução da demolição foi realizada pela Empresa Municipal de Obras Públicas (EMOP), sob o orçamento de R$ 121 mil, custeio esse, que garante que os recursos investidos retornem aos cofres públicos, já que a empresa é vinculada ao município.

 

O Diretor Presidente da EMOP, Lucas Vivas esteve no local para acompanhar o processo de finalização da demolição, e comemorou a agilidade dos profissionais da empresa no trabalho realizado durante essa semana na Câmara. “Nosso pessoal se empenhou muito no manejo dos entulhos e na demolição do prédio ao lado da Câmara para dar mais agilidade a esse processo de ampliação. Portanto, concluímos os trabalhos antes mesmo do prazo previsto que era de até 15 dias”, afirmou Lucas Vivaz.

 

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa da obra será a sondagem do terreno. Esse é um passo fundamental para o desenvolvimento da obra, pois fornece informações importantes sobre o solo, como a resistência, a espessura e o nível do lençol freático. Essa etapa será realizada pela Empresa Lego Projetos Ltda da cidade de Juiz de Fora-MG, que fará perfurações no solo, permitindo a retirada de amostras para análise. Os dados obtidos são utilizados para determinar o tipo de fundação mais adequado e para garantir a qualidade da infraestrutura em seu projeto arquitetônico.

 

De acordo com o Presidente da Câmara, Israel da Farmácia (Progressistas), em sua gestão no ano de 2024 a Câmara já economizou uma boa quantia para iniciar a primeira etapa dessa obra. “Conseguimos economizar mais de R$2,5 milhões para investir nessa etapa da fundação e elaboração do projeto arquitetônico”, informou Israel.

 

A sobras de ampliação da Câmara fazem parte de um projeto que visa adequar a estrutura do Legislativo às crescentes demandas da população, além de proporcionar economia aos cofres públicos.