Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Saúde aciona Secretaria de Estado de Saúde sobre falta de medicamentos em Divinópolis

Comissão de Saúde aciona Secretaria de Estado de Saúde sobre falta de medicamentos em Divinópolis

por Diretoria de Comunicação — publicado 19/04/2017 17h10, última modificação 04/12/2017 11h51

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal de Divinópolis que é presidida pelo Vereador Dr. Delano Santiago (PMDB) encaminhou ao Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais - Professor Sávio Souza Cruz o requerimento de nº85/2017 no qual solicita que sejam tomadas providências emergenciais quanto a falta do abastecimento de medicamentos na Farmácia Municipal de Divinópolis que compromete a prestação do serviço de saúde em toda a Rede Municipal. 

De acordo com o documento enviado pela Comissão de Saúde, o problema apresentou-se de maneira crescente nos últimos meses, tornando insustentável a situação nas Unidades Básicas de Saúde, que atende predominantemente pacientes provindos das classes menos abastadas, o que exige a adoção de medidas urgentes e eficazes para resolver a questão emergencial, em face de relevância do problema para a sociedade. 

O acesso a medicamentos é um indicador da qualidade e resolutividade do sistema de saúde e um determinante importante do cumprimento do tratamento prescrito. A própria ciência indica que a falta de acesso a medicamentos é uma causa frequente de retorno de pacientes aos serviços de saúde e os medicamentos de uso contínuo assumem grande importância no tratamento de doenças crônico-degenerativas, como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, bem como de problemas de saúde mental, morbidades estas que apresentam prevalências crescentes no Brasil em decorrência do envelhecimento populacional. Estudos apontam que a falta de acesso a medicamentos para tratamento dessas enfermidades pode levar ao agravamento do quadro e aumentar os gastos com a atenção secundária e terciária. 

“A maioria da população atendida no serviço público de saúde é de baixa renda, a obtenção gratuita é, frequentemente, a única alternativa de acesso ao medicamento. Por isso solicitamos que sejam tomadas medidas emergências para solucionar este grave problema que aflige nossa população”, reforçou Dr. Delano Santiago.


                                                                                                                             Fotos: Arthur Charles 

registrado em: , ,