Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência faz Audiência Pública

por Ana Paula Oliveira - Jornalista - CMDV — publicado 16/08/2022 18h55, última modificação 17/08/2022 14h12
Colaboradores: José Vander - Diretor de Comunicação
Vereadores cobram Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal de Divinópolis realizou na última segunda-feira (15), às 19 horas, no Plenário, uma Audiência Púbica para debater a questão do lixo: coleta, transbordo, transporte, triagem para fins de reutilização ou reciclagem, tratamento, inclusive por compostagem.

Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores membros da Comissão, Zé Braz (presidente), Israel da Farmácia (secretario), Lohanna França (membro). Também participaram da reunião a vereadora Ana Paula do Quintino e o vereador Hilton de Aguiar; e ainda, Pabloneli Vidal, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana; Gustavo Mendes, Secretário Municipal de Operações e Serviços Urbanos; Leandro Luiz, Procurador Geral do Município; Felipe Soalheiro, Assessor de Articulação Política do Governo; Érika Camargo Ferreira, gerente da Vigilância Sanitária; Érico de Bessa Ribeiro Secretario de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam); Professor Thiago, UEMG; Vilma Aparecida, Diretora Municipal de Meio Ambiente; Sirleia Tavares, Secretária Municipal de Assistência Social; Rodrigo Álvares de Assis, diretor de serviços Urbanos e Sônia Diniz, Secretária Municipal de Educação.

Além de secretários e técnicos da prefeitura, compareceram os representantes dos seguintes órgãos:

Darli Salvador, ONG Águas de Minas e ONG Divinópolis Sustentável; João Mar Gontijo, CODEMA; e também representante da empresa de reciclagem CICLO; empresa BIOSTEC; das Empresas de Caçamba, o Engenheiro Ambiental, Felipe Maia; representantes dos Coletores de Recicláveis; GEEC; SUPRAM; FINDUSCOM; FIEMG e SERQUIP.

No início da reunião foram debatidos vários assuntos em relação as ações realizadas pelo Executivo, oportunidade em que todos os secretários presentes fizeram o uso da palavra, trazendo gráficos , vídeos ilustrativos, pontuando o trabalho que vem sendo feito pela atual gestão.

Na ocasião os vereadores Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara questionaram a necessidades de atualizar ou elaborar um novo Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

De acordo com a vereadora Lohanna França, ‘’não ficou claro o tempo de expectativa que o Aterro Sanitário ainda tem pela frente, nem o que a prefeitura tem feito para melhorar de fato esta situação. Também não se esclareceu qual a velocidade para as melhorias da coleta seletiva em Divinópolis e o apoio aos catadores, que não tem sequer, energia elétrica em seu local de trabalho”.

Por fim, o presidente da comissão, Vereador Zé Brás disse que “a Audiência Pública realizada naquela noite era apenas o início de uma luta que a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal de Divinópolis se propôs a fazer, com o objetivo de ter uma cidade moderna e moldada conforme os parâmetros sanitários exigidos pela Saúde Pública”

Estaremos atentos e vamos cobrar das autoridades competentes e do Executivo Municipal que a ‘Leis Sanitárias’ sejam postas em prática”, assegurou o Vereador Zé Brás.