Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Turismo define agenda, e Divinópolis é inclusa no Mapa Turístico de Minas Gerais

Comissão de Turismo define agenda, e Divinópolis é inclusa no Mapa Turístico de Minas Gerais

por Diretoria de Comunicação — publicado 18/09/2017 16h10, última modificação 05/12/2017 11h15

A nova Comissão de Segurança Pública, Turismo e Defesa Civil da Câmara Municipal de Divinópolis composta pelos Vereadores César Tarzan (Presidente), Josafá Anderson (Secretário) e Nego do Buriti (Membro) se reuniu na última quinta-feira (14) para traçar uma agenda de trabalhos sobre as três vertentes da qual engloba a Comissão.  

De acordo com o Presidente da pasta César Tarzan, a Comissão irá se inteirar sobre a implementação da recente criada secretaria de Turismo no Executivo municipal. “Das demandas do Turismo, pretendemos focar nossos esforços inicialmente no Projeto da Cruz de Todos os Povos. Também buscaremos informações sobre quais são as responsabilidades da Prefeitura mediante este projeto”. Os membros da Comissão pretendem contar com o apoio da Vereadora Janete Aparecida que até o momento foi uma das parlamentares que mais acompanhou o projeto de perto.

Divinópolis é inclusa no Mapa Turístico de Minas Gerais 18-09-2017Já sobre a vertente da Segurança Pública a Comissão fará uma reunião com os Comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil, além de ter seus membros participando, efetivamente, das reuniões na ACASP. O parlamentar Sargento Elton será convidado a participar da próxima reunião da Comissão, pela sua vivência e experiência na área da segurança pública, que poderá contribuir para os trabalhos. 

Para a área da Defesa Civil, o intuito introdutório da nova Comissão será buscar efetuar ações preventivas que possam conscientizar a população dos problemas que o período chuvoso pode trazer.


MAPA TURÍSTICO

Divinópolis é inclusa no Mapa Turístico de Minas Gerais 18-09-2017Foi também na última quinta-feira que o Ministério do Turismo divulgou que Divinópolis havia sido incluída no Mapa do Turismo de Minas Gerais. Ao todo, foram incluídos 276 novos municípios no mapa e a “cidade do Divino”, foi incluída na categoria B, circuito dos Bandeirantes, junto das cidades de Pitangui e Pará de Minas. 
De acordo com o Ministério do Turismo, as categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais e oferecem melhor infraestrutura.

A inclusão do município no Mapa do Turismo, se deu após a criação da Secretaria Municipal de Turismo, que foi aglutinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico no mês passado. Com a criação da secretaria, o Ministério do Turismo Divinópolis é inclusa no Mapa Turístico de Minas Gerais 18-09-2017enviará para a pasta cerca de R$ 3 milhões para fazer o acesso à Cruz de Todos os Povos, que será construída no Morro da Gurita, próximo ao distrito de Santo Antônio dos Campos (mais conhecido como Ermida). A verba carimbada será enviada pelo Governo Federal e, logo após, o primeiro passo é que seja feita a base de terraplanagem e o asfalto na estrada para que os cofres do município não sejam onerados. 

Além da Cruz de Todos os Povos, Divinópolis também oferece outros pontos turísticos como Teatro Usina do Gravatá, o Museu Municipal e o Museu GTO estão classificados como locais turísticos culturais.

Texto: Liziane Ricardo               Fotos: Divulgação

registrado em: ,