Comissão de Saúde discute atendimentos na UPA

por Ana Paula Oliveira - Jornalista — publicado 25/10/2021 16h45, última modificação 25/10/2021 17h13
Colaboradores: Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD
Comissão de Saúde busca informações sobre prestação de serviços na UPA, após rescisão de contrato com a IBDS.

Foi realizada na última sexta-feira (22/10/2021), uma reunião da Comissão de Saúde, da Câmara Municipal de Divinópolis, na Escola do Legislativo (ElegisDivi) Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, para esclarecimentos de como será a gestão dos últimos 6 meses de contrato, com Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS) entre a UPA Padre Roberto, do município.

Na oportunidade. Estiveram presentes os vereadores Zé Bras (presidente),Israel da Farmácia (secretário), e a vereadora Lohanna França (membro), Karoliny Faria (procuradora geral da Casa legislativa), Sheila Salvino, Alan Rodrigo Silva (Secretário Municipal de Saúde), Marlon Erick (agente de administração da UPA) e Érico Souki Munayer (Diretor de Regulação em Saúde).

Na ocasião, a reunião teve por finalidade, por meio de uma convocação feita pelo Presidente da Comissão de Saúde, de buscar esclarecimento e o real entendimento, em relação a situação da prestação de serviço da Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS) na UPA .

Surgiram várias dúvidas em relação aos serviços prestados, principalmente em questão assistencial , e ao não prejuízo dos pacientes da população. Pelos próximos seis meses de serviços, mesmo em situação com a rescisão de contrato”, expressou Braz.

A vereadora Lohanna afirmou que este é mais um problema assistencial que contábil da UPA.

Quando a UPA foi fiscalizada pela Comissão de Saúde da Câmara, foi comprovado que a unidade estava com a rede de gases de oxigênio toda problemática e que não possuía sedativos suficientes para os atendimentos, e não contava com bombas infusão para os medicamentos na quantidade correta. Ou seja, vários problemas já haviam sido constatados”, destacou Lohanna.

Ao final da reunião, a vereadora pontuou que, os vereadores representantes da Comissão de Saúde, vão garantir e acompanhar de perto todos os dias, o trabalho da UPA, ainda sendo gerida pelo IBDS, mesmo que o contrato seja rescindido.

A população não pode sofrer retaliações por decisão da gestão. Vamos garantir que o público seja bem atendido, independente da administração”, finalizou Lohanna.