Comissões são nomeadas para acompanhar caso do Centro De Convivência
Na abertura da 47ª Reunião Ordinária de 2021, da Câmara Municipal de Divinópolis (MG), após a leitura do expediente, a palavra foi passada para a Tribuna Livre, que foi usada pela cidadã Helena Maria Souza.
Helena usou a palavra como representante do Centro De Convivência Municipal Salviano Avellar, relatando as dificuldades vividas e o triste fechamento do Centro. Vários usuários do local estiveram no plenário, com faixas e pedido de ajuda, para o retorno das atividades.
Vestidos com uniformes do Centro, os presentes fizeram coro sobre a importância dos serviços prestados pelo local e da dificuldade que os mesmos têm enfrentado com o fechamento. O pedido de reabertura foi enfático.
O Centro De Convivência Municipal Salviano Avellar é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, destinado às pessoas com deficiência intelectual com idade acima de 21 anos. O espaço foi criado pela Lei Municipal 6.433/2006 e visa à proteção social básica por meio de ações preventivas que reforçam convivência, socialização, acolhimento, inserção e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Após o relato de Helena Maria de Souza, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), nomeou três comissões para acompanhar o caso do Centro de Convivência Municipal Salviano Avellar. A designação 001/2021 prevê que serão responsáveis as Comissões de Educação, bem como a de Assistência Social e a de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Divinópolis.