Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Confira a programação da III Semana para o Combate ao Diabetes

Confira a programação da III Semana para o Combate ao Diabetes

por Diretoria de Comunicação — publicado 27/06/2017 14h10, última modificação 04/12/2017 16h51

A Semana Municipal para Educação e Combate ao Diabetes será realizada do dia 26 a 30 de junho em Divinópolis. A Laciv (Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular), o Cisvi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica) e diversas instituições de saúde e empresas organizam e apoiam o evento, que busca conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre os cuidados para evitar o agravamento do diabetes, neste ano com enfoque nas complicações de lesões nos membros inferiores.

Durante a semana, serão ministradas palestras para a população, além da realização do II Simpósio de Direito à Saúde e o III Curso de Triagem e Classificação do Pé Diabético. O evento é destinado para toda sociedade, principalmente aos profissionais de saúde da atenção primária no que diz respeito à capacitação para Triagem do Pé diabético e aos gestores e agentes para o Simpósio de Direito e Saúde. Cidades da região, inclusive os nove municípios participantes do Cisvi, foram convidadas. A entrada é gratuita em todos os dias.

A abertura da III Semana Municipal para Educação e Combate ao Diabetes aconteceu na segunda-feira (26),  na Câmara Municipal de Divinópolis. Nesta data também foi  comemorado o Dia Nacional do Diabetes e foi  feito um apanhado geral sobre a doença e os cuidados no tratamento com o Dr. Anderson Gariglio Rocha, angiologista e idealizador do evento.

No dia 28, quarta-feira, de 8h às 13h, ocorrerá o II Simpósio de Direito à Saúde, que contará com palestra do representante do Comitê Estadual de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que abordarão assuntos relacionados à judicialização da saúde, e os médicos Dr. Anderson Gariglio Rocha e Dr. Juliano Teixeira de Morais, que tratarão de testamento e autonomia vital.

Já na sexta-feira (30), entre 9h e 16h, será realizado o curso de Capacitação para o Exame do Pé Diabético, ministrado pelo angiologista Dr. Anderson. O público-alvo são enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos, objetivando capacitar de maneira eficiente os profissionais, evitando que pequenas feridas no pé de uma pessoa com diabetes, depois de alguns dias, se compliquem, sendo necessária a amputação.

A equipe de enfermagem do Cecon montou uma tenda para prestar, em todos os dias de evento, serviços à população, como aferição da pressão arterial e medição de taxa glicêmica, além de efetuar entrevistas com os cidadãos através de um questionário elaborado pelo Dr. Anderson, possibilitando a identificação de pessoas com probabilidade de desenvolver o diabetes.

registrado em: , ,