Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Conheça as histórias dos agraciados com a Comenda Mérito Empresarial 2017

Conheça as histórias dos agraciados com a Comenda Mérito Empresarial 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 25/09/2017 13h35, última modificação 05/12/2017 12h11

A Comenda Mérito Empresarial é realizada como forma de agraciar as diversas empresa, gestores e micro-empresários que contribuíram ativamente para o desenvolvimento econômico da cidade. A homenagem foi criada na 23ª Legislatura por autoria do ex-vereador Marquinho Clementino no ano de 2013. Na noite da quinta-feira, 21 de setembro foi feita a  homenagem para os dezessete  agraciados deste ano.

 

Confira um pouco da história de cada um:


Autor: Vereador Roger Viegas

Homenageado: Breno Eduardo Clementino Silva

 Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Levy Joaquim Filho e Maria Sueli Clementino Silva. É casado com Iara Priscila. Começou sua trajetória profissional aos 15 anos como auxiliar de departamento pessoal na empresa Minauto, com 16 anos trabalhou como encarregado de departamento pessoal em um escritório de contabilidade. Aos 17 anos, surgiu oportunidade como chefe de departamento pessoal em uma Distribuidora Brahma da região, onde permaneceu por dois anos. Após trabalhou em uma siderúrgica como subcontator. Em 1996 Breno decidiu abrir seu escritório, Breno Contábil. O início foi em uma sala pequena. Com muito trabalho, dedicação e compromisso com os clientes a pequena contabilidade cresceu, o que possibilitou a melhoria da sede e estruturação de sua equipe. Com 21 anos atuando no mercado, há 11 anos a Breno Contábil tem sede própria, com quatro salas no edifício Costa Rangel. Sua equipe conta com 12 profissionais qualificados em diversas áreas. Breno possui ainda as empresas a CS Fomento Comercial e a Preferencial Administradora de Condomínios. 

Autor: Vereador Zé Luiz de Farmácia

Homenageado: Carrocerias Silva

A empresa tem como sócios proprietários os irmãos José Rafael Donizete, Roberto Antônio Oliveira e Rogério Ibraim Oliveira. Fundada em 1978 pelo então saudoso Ibraim de Oliveira, com atividade de fabricação e reforma de carrocerias de madeira. Como era uma das empresas pioneiras no ramo, e com uma grande clientela, fez com que o Sr Ibraim colocasse os filhos para ajudarem com o intuito de conseguir atender a demanda de serviços. No ano de 2003 passou a ser administrada pelos três irmãos com o apoio do pai Ibraim, que ampliaram a empresa com a fabricação de baús, e com bons resultados, a empresa adquiriu novas máquinas, expandindo os trabalhos prestados. Hoje, com 39 anos no mercado, a empresa tem se tornado referência na cidade e no estado com credibilidade, satisfação e comprometimento no serviço oferecido pela família e funcionários da Carroceria Silva, que vem contribuindo para a economia e desenvolvimento de nossa necessidade. 

Autor: Vereador Rodrigo Kaboja

Homenageado: Casinha de Cachorro (Juliana de Oliveira Tironi)

Fundada em 1996 pelo casal de empresários Juliana de Oliveira Tironi e Welington Resende Tironi, a loja “Casinha de Cachorro”, pioneira na cidade em seu segmento de Pet shop, iniciou suas atividades a partir de uma estrutura pequena na avenida JK. Após dois meses de funcionamento, devido ao sucesso obtido com o negócio, os empresários perceberam a necessidade de expandir o espaço e realizaram a primeira mudança de endereço, na qual a loja permaneceu durante 15 anos. Atualmente, a empresa funciona no centro da cidade, em um espaço ainda mais amplo, realizando um trabalho sério e de qualidade na prestação de serviço aos animais de estimação como banho e tosa, local para ministrar cursos, venda de produtos de atacado e varejo . Conta com uma equipe especializada de 24 funcionários. A “Casinha de Cachorro”, cujo lema é a transparência e o respeito, preza pelo cuidado com os animais de estimação e considera a importância deste para as famílias divinopolitanas.  

Autor: Vereador Raimundo Nonato

Homenageado: Divicolchões Comércio Ltda- ME

A DIVICOLCHÕES foi idealizada pelo seu sócio fundador Wanderson Rocha juntamente com seu sócio Gutemberg Antônio Dias. Com experiência de 29 anos no varejo divinopolitano; Wanderson passou por grandes empresas varejistas e nos últimos anos dedicou-se ao setor de colchoaria. Situada na Av Paraná n°1754 no bairro São José a DIVICOLCHÕES antes um sonho agora realidade, completa 1 (um) ano de existência aliando excelência atendimento, pois todos os envolvidos com a marca estão em constante treinamento nas fábricas, para orientar o melhor colchão que se adequa a cada biótipo. Preços justos e marcas conceituadas no país. 

Autor: Vereador Renato Ferreira

Homenageado: Gerdau Aços Longos S.A (Unidade Divinópolis)

Fundada em 1953, a antiga Siderúrgica Pains foi adquirida pela Gerdau em 1994. A unidade conta 630 colaboradores e possui as certificações ISO 14001, Rótulo Ecológico e ISO 9001. A GERDAU tem hoje mais de 40 mil colaboradores espalhados nas Américas, Europa, Ásia. Líder na produção de aços longos nas Américas, é líder mundial em aços especiais para a indústria automotiva. Comprometida com o meio-ambiente,investe em tecnologias e pesquisas para contribuir com a preservação da natureza sendo a maior recicladora de sucada da América Latina com mais de 18 milhões de toneladas de sucata recicladas por ano. Investe em programas sociais que contribuem para a educação e formação de empreendedores. É apoiadora do Projeto Fazendo Arte, Mesa Educadora para a Primeira Infância, Programas para empreendedorismo para jovens das escolas estaduais e municipais, projeto ambiental sala verde, Projeto Novo Rumo e anda presta apoio para associações de bairros, instituições culturais, religiosas e filantrópicas. Possui hoje mais de 9o0 voluntários cadastrados nos seus diversos projetos sociais, 90% deles, colaboradores da empresa. 

Autor: Vereador Nêgo do Buriti

Homenageado: José Alves Branquinhos

Filho de José Gregório e Maria Alves Branquinhos e nascido na Comunidade Rural de Olaria, em Divinópolis, o homenageado é casado com Ana Paula e pai de Lucas, Izabela e Leandro. É um dos fundadores e presidente da cooperativa de produtores rurais da agricultura familiar de Divinópolis, a COOPRAFAD. Atua como produtor rural junto à sua família, desde os 12 anos de idade. Trabalha ativamente para diversificação da produção da cooperativa para atender supermercados, mercadinhos, varejões e outros estabelecimentos do gênero. Sempre preocupado com as tecnologias inovadoras que melhoram a logística, hoje atua além de Divinópolis em Perdigão, São Gonçalo do Pará, Igaratinga, São Sebastião do Oeste e Araújos. Apoia os produtores ainda para que tenham melhor condição financeira e saúde para se manterem no campo.

Autor: Vereador Ademir Silva

Homenageado: K P L Engenharia e Serviços

Credenciada pela CEMIG, desde 1996 oferecendo serviços de qualidade. Seriedade, competência e experiência: são os princípios que a KPL leva em seus serviços elétricos. Desenvolvemos soluções em Engenharia Elétrica através de processos ativos e contínuos, garantindo clientes satisfeitos e projetos eficazes. A KPL têm mais de 19 anos de experiência, sendo uma referência no mercado. Atua nas áreas de Construção e manutenção de redes de distribuição elétrica urbana e rural. Os funcionários se destacam por sua frequente atualização ao avanço tecnológico e normativos Nacionais e Internacionais Atuar com ética e responsabilidade a fim de garantir serviços de qualidade. Estuda impactos econômicos, ambientais e sociais para ter sucesso no longo prazo. Valorizamos o crescimento sustentável, profissionais responsáveis e o respeito com clientes e funcionários. Hoje a empresa atua em Eletrificação Urbana, Eletrificação Rural, Poda de Árvores, Manutenção de Iluminação Pública, Ligações de novos consumidores, Restauração de Energia, Manutenção pesada, Corte e Religação, Elaboração de projetos, Derivações para consumidores de MT, Construções de Posto 1 e Manutenção preventiva e corretiva. 

Autor: Vereador Dr. Delano

Homenageado: Lute Alumínios

A Lute Alumínios iniciou suas atividades em Setembro de 2013. Fundada pelo casal de proprietários Luciano e Liliane Pereira de Oliveira a empresa tem como principal atividade a produção e comercio atacadista de utensílios domésticos. Localizada no Distrito Industrial de Divinópolis conta com 16 funcionários diretos e aproximadamente 50 empregos !!br0ken!! sucesso da marca e a visão empreendedora dos proprietários fazem com que hoje a empresa comercialize seus produtos em todo território nacional, principalmente nos estados Mato Grosso, Rio Grande do sul, Paraná, goias, Brasília e em toda Minas Gerais. A empresa se notabilizou e se tornou uma referência em todo brasil devido a qualidade dos seus produtos e o atendimento diferenciado que possui. A empresa agora busca sua expansão na cidade, e a possível construção de uma espaço mais amplo uma vez que o local onde esta instalada atualmente é alugado e não permite a ampliação da marca. Por contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico e social do município é que concedemos esta justa homenagem a empresa Lute alumínios. 

Autor: Vereador Adair Otaviano

Homenageado: Rodrigues Buffet

Após trabalhar durante anos em restaurantes e padarias e perceber que poderia ter seu próprio negócio, Maria de Fátima rodrigues decidiu começar a trabalhar por conta própria. Iniciou fazendo pequenas encomendas de salgados que vendia em sua residência. As demandas foram aumentando e os clientes se tornando mais exigentes e ela então começou a atender festas de pequeno porte, mas ainda sem muitas condições financeiras de investir em seu próprio negócio. Hoje, sendo uma referência em sua área, o Buffet Rodrigues está localizado na Rua Carmo da Mata no bairro Interlagos. Há 15 anos no mercado, atende Divinópolis e região, atendendo desde reuniões pequenas até grandes eventos. Conta com equipe altamente qualificada de garçons, seguranças e cozinheiras. Empresa familiar, vem conquistando cada vez mais espaço devido ao comprometimento e dedicação com que todos os envolvidos atuam. 

Autor: Vereador Edson Sousa

Homenageado: Rômulo Rubens Cunha

Natural de São Gonçalo do Pará, o homenageado é formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Tem pelo menos 181 cursos de vendas, supervisão, compras e análise de mercado. Iniciou sua carreira profissional na Bemoreira Ducal onde atuou de 1969 até 1986. Nesta, atuou como vendedor externo, de porta em porta, vendedor de roupas, de eletro, de móveis e por fim se tornou gerente da loja, cargo que exerceu durante 12 anos até o encerramento da empresa. De 1986 à 1989 foi supervisor de vendas e marketing das lojas Estilo . De 1990 à 1993 criou para o empresário José Batista a Onda Sonora. De 93 a 96 foi supervisor geral de vendas do Kit Eletro e posteriormente do Ponto Frio. De 199 a 2012 foi diretor geral de compras da Ricardo Eletro. Com toda esta experiência, logo abriu sua loja a Dr Sono, referência regional no seguimento de colchões. Hoje, já são três lojas em Divinópolis e uma em Formiga sendo que a empresa não para de crescer. Orgulha de dizer que consegue sempre a melhor negociação para o cliente através dos bons relacionamentos que cultivou com fabricantes ao longo destes anos. Vendedor nato. 

Autor: Vereador Eduardo Print Júnior

Homenageado: Shopping Pátio Divinópolis

Fundado em 2006 pelos sócios Valmir Poeys e Oscar Gontijo, é o maior da região Centro-Oeste de Minas Gerais. O empreendimento está construído em uma área de mais de 29 mil metros quadrados, e conta com um novo conceito de comodidade, segurança e conveniência. Administrado atualmente pelos diretores Oscar José Gontijo e Gustavo Poeys, e pelo superintendente Gilson Antônio Dias, o shopping conta com 98 operações em funcionamento e atende toda a região com população estimada de 800 mil habitantes. É responsável por gerar mais de 3.200 empregos, direto e indiretos. Oferece fácil acesso a todos os bairros, próximo ao Centro, da rodoviária e ao acesso à MG-050, o que atrai público de várias regiões de Divinópolis e também das cidades vizinhas. Possui 8 pistas de boliche, 5 salas de cinema, duas delas com a tecnologia 3D, praça de alimentação com 24 operações e capacidade para 500 pessoas. Para maior comodidade, o shopping também conta com terminais bancários 24h, casa de câmbio, órgãos públicos e um estacionamento com 1.200 vagas. São mais de 450 mil pessoas por mês, com picos de até 49,5 mil pessoas aos finais de semana. Em 2016 foi registrada a venda anual de mais de 51 milhões de reais, um crescimento de 2,9% a mais que no ano anterior. 

Autor: Vereadora Janete Aparecida

Homenageado: Telma Alves Gomes Figueiredo

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de José Pereira e Vitalina Rosa Gomes. Tendo feito muito jovem o curso de química na Escola Técnica de Divinópolis, em 1989, fez estágio em Itapecerica, na empresa Eletromanganês S/A. Nesta época conheceu o marido Leonardo com quem abriu uma loja de roupas em João Monlevade. Residiram por cinco anos em João Monlevade onde Construíram e conseguiram suas primeiras conquistas financeiras. Com o nascimento da primeira filha, Karolina, e Telma grávida de cinco meses de Rúbia, o casal voltou para Divinópolis e abriu a Papelaria e Copiadora Máxima, com início das atividades no dia 10 de outubro de 1996. Em 2005, a Papelaria Máxima firmou sua marca e expandiu-se devido ao considerável aumento de sua carteira de clientes, e também pela oferta de novos produtos e serviços, época em que mudou se para um espaço mais amplo. Em 2010, fez o curso de Processos Gerenciais pela Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro e em 2012, fez Pós-Graduação em Controladoria Financeira, pela PUC Minas. Hoje as filhas, Karolina e Rúbia, tornaram-se sócias da empresa e passaram a ocupar seus lugares, com trabalho e determinação. Para melhor servir a quem precisa, fez quatro meses do curso de Libras, na escola AAVIDA. É conselheira na Mesa Educadora da Educação Infantil de Divinópolis há cinco anos. Além disso, apóia os Doutores Palhaços, Corrente do Bem, Apan, Acccom e Adap. 

Autor: Vereador Sargento Elton

Homenageado: Vaner Alessandro Amaral

Filho de Smith Amaral e Geralda Margarida Amaral, o homenageado é casado com Elisabete Silva e pai de Thiago. Começou a trabalhar aos 14 anos em Belo Horizonte, onde permaneceu por 12 anos. Veio para Divinópolis aos 27 anos, onde trabalhou no mercado municipal, na empresa Casa de Carne Eduardo, onde ficou por 8 anos. Durante 3 anos trabalhou no açougue da Mônica, onde após este período abriu seu próprio açougue no bairro jardim das oliveiras, sendo o primeiro açougue na região . Trabalha também no crescimento do bairro e da região, apoiando as associações de bairro. Também apoia as festas beneficentes, sempre engajado na ajuda dos projetos desenvolvidos por seus vizinhos e moradores do bairro. Profissional dedicado e de grande fé, é referência na região pela qualidade do trabalho que oferece. 

Autor: Vereador Josafá Anderson

Homenageado: Vantuir José dos Santos

Casado com Maria Ferreira dos Santos, o homenageado é pai de Thalys e Taylor. De família humilde, é filho de Maria da Cruz dos Santos e Antônio Francisco. Começou a trabalhar aos 10 anos de idade domo vendedor de biscoitos. Trabalhou com seu tio Deusdete no Mercado Municipal. Foi animador em trenzinho da alegria e trabalhou também na pastelaria Pop Pastel, Calçados Alvorada, Restaurante Reis das Traíras, Escritório de Contabilidade Contad e Papelaria Leide Comércio. Em 1995, junto da esposa, fundou a Papelaria Candidés, loja modesta que pela qualidade do serviço aos poucos foi se tornando maior. Hoje já são duas amplas, confortáveis e modernas lojas no centro da cidade e bairro Afonso Pena. Trabalha com varejo e atacados fornecendo para toda a cidade e região. 

Autor: Vereador Marcos Vinícius

Homenageado: Virgílio Villefort (representado por Anderson Rabelo)

Natural de Baldim, até os 14 anos de idade trabalhava em Sete Lagoas vendendo chicletes em campos de futebol, depois banana e laranja de porta em porta. Também carregou carvão e quebrou pedras para fazer brita. Arou terra com boi e tirou leite. Aos 15 anos passou a vender frutas no mercado do bairro São Paulo em Bh e posteriormente para lojistas do Ceasa, em Contagem. Em 1977 iniciou comércio no Pavilhão do Produtor da Ceasa e aos 21 anos passou a transportar a produção. Adquirindo loja no local, passou a comercializar hortaliças e frutas. Logo se tornou dono de cinco sacolões, um deles em Divinópolis. Em 1999 nasceu a Central Mineira Atacadista, a hoje Villefort Atacadista que diversificou sua gama de produtos e com muito trabalho, hoje possui 14 lojas, com expectativa de abrir mais três. São 2400 funcionários ofertando serviço de altíssima qualidade. Ligado ao movimento da classe está no segundo mandato como Presidente da ADEMIG, Associação dos Atacadistas Distribuidores de Minas Gerais e como vice presidente da Associação dos Atacadistas de Auto serviço. Com diversos títulos como Mérito Empresarial, pela FEDERAMINAS, Mérito Legislativo da Assembleia e muitos outros, é também ligado aos movimentos sociais e faz parte de diversas entidades. É também benfeitor voluntário contribuindo com pelo menos sete entidades filantrópicas. 

Autor: Vereador César Tarzan

Homenageado: Welington Afonso da Silva

Natural de Divinópolis , filho de Vera e Arilton, o homenageado é casado com Adriana e pai da Mariana. Mais novo dos quatro filhos, desde pequeno sempre foi uma criança muito ativa e comunicadora. Iniciou o seu contato com o comercio muito novo, por volta dos 7 a 8 anos, vendendo verduras que o pai plantava, também vendia Chup-Chup e salgadinho. Quando adolescente, cuidava da casa. Aos 12 passou a trabalhar como limpador de prateleiras na Drogapires e aos poucos aprendendo, passou quando um pouco mais velho, a atender os clientes. Logo foi convidado a tomar conta de uma filial da drogaria, na cidade de Ermida, onde ficou 8 . Em seguida, junto do irmão, adquiriu a Drogaria Interlagos. Hoje já são 21 anos no ramo de drogaria, e 7 anos como empresário. É sócio da REDEFARMA Interlagos que fica na Rua Bom Sucesso, 604 (ao lado da lotérica), da REDEFARMA Niterói na rua: Gov. Magalhães Pinto, 409 – Niterói e esta por vir a terceira loja: agora no bairro Nações. 

Autor: Vereador Cleitinho Azevedo

Homenageado: You Better

Com veia comercial e empreendedora desde a adolescência, o empresário José Eurício Júnior, ingressou no mercado de trabalho aos 16 anos, na área de açougue do ABC Supermercados. Na empresa, trabalhou por três anos, fez vários amigos e aprendeu grandes valores que carrega consigo até hoje. Após esse período, trabalhou na área de vendas do Planeta Radical e se tornou gerente de umas lojas. A experiência foi o que deu base para abertura do próprio negócio a “You better”, fundada com apoio de sua esposa Kamila Lourdes. Hoje a You Better tem duas lojas em Divinópolis e produz moda para todo o Brasil, inspirando e vestindo mulheres que prezam por produtos de qualidade, fabricação jovem e com life style jovem.

registrado em: