Consciência Negra é tema de Seminário na Câmara de Divinópolis

por Elias Costa - Coordenador de Comunicação — publicado 20/11/2019 12h40, última modificação 20/11/2019 13h08
Evento com apresentações artísticas, debates e exposição de trabalhos étnicos, raciais e educacionais, foi realizado na manhã de hoje (20.nov.2019) no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto
Consciência Negra é tema de Seminário na Câmara de Divinópolis

Consciência Negra é tema de Seminário na Câmara de Divinópolis

Dentro das atividades abraçadas pela Câmara Municipal de Divinópolis no Mês da Consciência Negra, foi realizada na manhã de hoje (20.nov.2019), em parceria com o Movimento Negro Unificado de Divinópolis (Mundi), o Seminário Étnico, Racial e Educacional Consciência Negra. Durante toda a parte da manhã, autoridades municipais, representantes de grupos sociais, educadores, alunos, professores e participantes discorreram sobre o Dia da Consciência Negra (celebrado hoje) e a importância do povo e da cultura africana no Brasil.Apresentações artísticas, debates e exposição de trabalhos realizados na rede de ensino também fizeram parte da programação.

Temas como racismo, empregabilidade, educação e a importância de políticas públicas voltadas para a população negra também foram abordados. “É fundamental contarmos a história, a ancestralidade da população negra e hoje aqui na Câmara, por meio desse Seminário, temos um debate profundo e adequado sobre esse tema.É um sentimento de felicidade e união que me emociona”, frisou a coordenadora do Departamento de Políticas Sociais do Sind-UTE em Divinópolis, Maria Catarina Laborê, que também destacou a aprovação Lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". 

Para a vereadora Janete Aparecida (PSD), presidente da Comissão de Igualdade Racial da Câmara, é fundamental debater e discutir a consciência negra todos os dias. " Não é só em novembro. Ela tem que ser debatida todo dia e por todos nós. Infelizmente, o racismo acontece todos os dias e é uma pauta a ser enfrentada por todos nós”, afirmou. 

Em entrevista, o vereador Renato Ferreira (PSDB), destacou a união e o trabalho social e humano desenvolvido em Divinópolis pelos grupos e movimentos de valorização da cultura afrodescendente " Esse evento de hoje é uma celebração, um momento de mostrar toda a riqueza e valor do negro em nossa sociedade. Também é momento de debate, reflexão e ação em prol de uma sociedade mais justa, igualitária, sem racismo, sem preconceito e valores que não podem, em hipótese alguma, ser tolerados", declarou.

 Comenda Consciência Negra 

Na noite de ontem (19.nov.2019), a Câmara Municipal de Divinópolis realizou a Sessão Solene de entrega da Comenda Consciência Negra 2019. O evento teve inicio às 19h, e, ao todo, foram concedidas 17 honrarias, por meio da indicação dos vereadores e Comissão da Igualdade Racial. " Os homenageados foram escolhidos após um trabalho de avaliação de ações em prol da justiça e promoção da Igualdade Racial e o Poder Legislativo marcou presença nesse debate tão importante em nossa sociedade. O nosso desejo é que todos os homenageados e homenageadas façam desta honraria um baluarte de luta pelo respeito, igualdade e valorização da população negra", discursou o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSD). 

Diretoria de Comunicação (Dircom) 

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis




registrado em: , ,