CPI do Hospital Regional ouviu ex-secretários de Saúde

por José Vander Viegas - Diretor de Comunicação - CMDV — última modificação 17/08/2022 17h59
Todos do governo do ex-prefeito Vladimir

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (17/08), no Plenarinho da Câmara, reunião da CPI designada “para investigar gastos na segurança patrimonial de 2017 à 2020, no Hospital Público Regional de Divinópolis ‘Divino Espírito Santo’, no Convênio 230/2009 e no convênio 116/2013, celebrado entre o município de Divinópolis e o Estado de Minas Gerais”.

Na oportunidade, foram realizados os depoimentos dos ex-secretários de Saúde de Divinópolis, no governo do ex-prefeito Vladimir Azevedo, nos seguintes horários:

Sra. Kênia Carvalho, às 14:00 horas; Sr. Dárcio Abud, às 15:00 horas e Sra. Rosenilce Cherie M. G. Resende, às 16:00 horas.

Falando sobre os depoimentos dos ex-secretários, o Vereador Edson Sousa considerou que os dados colhidos foram esclarecedores para a elaboração do relatório final e informou que solicitou que seja também convocado para depor o ex-secretário Davi Maia, também integrante do governo do ex-prefeito Vladimir Azevedo.

O presidente da CPI, Vereador Israel da Farmácia disse que até o presente momento a comissão chegou a conclusão que o convênio 230/2009, era gerido pela empresa responsável pela construção do hospital público; e quanto ao convênio 116/2013, todos os depoentes, até então, não tiveram participação no mesmo. Segundo o Vereador Israel, ao que tudo indica, o ex-secretário Davi Maia, que foi nomeado em janeiro de 2014, é quem estava em atividade neste período, por isso, o mesmo também será convocado a depor.

Por fim, o Vereador Israel da Farmácia destacou, que conforme já se apurou, “a capacidade física atual da construção do hospital regional é de 200 leitos, mas o mesmo está projetado para 500 leitos”.

Andamento dos Trabalhos

A referida CPI foi nomeada pela Portaria Nº CM-055 DE 28 DE MARÇO DE 2022 , pelo Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Vereador Eduardo Print Jr., ficando constituída dos seguintes vereadores: Vereador Israel da Farmácia (presidente); Vereador Roger Viegas (relator); Ademir Silva e Edsom Sousa (membros).

Nomeada por solicitação do Vereador Edson Sousa (primeiro signatário), a CPI já fez duas reuniões administrativas e uma oitiva, no dia 25/05, quando foram ouvidos o atual Secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, e os ex-secretários da Pasta, do governo Galileu, Amarildo da Silva e Rogério Barbieri.

Na oportunidade, por solicitação da CPI, o prefeito Gleidson Azevedo designou os seguintes servidores para acompanhar os depoimentos - Procurador Geral do Município, Leandro Luiz Mendes e a servidora Sheila Salvino, Assessora Administrativa e de Interface Jurídica e Diretora de Atenção à Urgência e Emergência, interina, da SEMUSA