Divinópolis retorna para Onda Vermelha amanhã
Após a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado e que, dessa vez, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eduardo Print Jr, representando todos os vereadores de Divinópolis, ficou definido que Divinópolis retornará para Onda Vermelha a partir do próximo sábado (24/4).
De acordo com informações do Governo do Estado, as 13 das 14 macrorregiões de Saúde do Estado estarão na onda vermelha do plano Minas Consciente, sendo as macrorregiões Centro Oeste, Centro-Sul, Leste, Leste do Sul, Oeste e Vale do Aço.
De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, os índices da pandemia registrados nesta semana indicam uma melhora no cenário, com percentuais inferiores à semana passada. Além disso, a positividade da doença também apresentou queda, chegando a 37%. A incidência da doença também está reduzindo.
Com essas informações, a Prefeitura de Divinópolis já informou oficialmente que o município entrará na Onda Vermelha do Minas Consciente a partir de sábado (24/04), sendo que nesta sexta-feira (23/04) será divulgado um novo Decreto por parte do executivo com a regulamentação da Onda Vermelha e uma Nota Técnica dando mais detalhes sobre as medidas restritivas em vigor. A cidade de Divinópolis está na Onda Roxa há 41 dias, desde o dia 14 de março.
A Câmara Municipal de Divinópolis também publicará nova portaria, nesta sexta-feira (23/04), sobre o funcionamento da Casa na próxima semana.
A Onda Vermelha exige cuidado e requer significativo distanciamento, entre outras restrições. É permitido o limite de ocupação em 50% da capacidade máxima (hotéis e atrativos culturais / naturais). É permitido o limite absoluto de pessoas em eventos de 30 pessoas.
No caso de shoppings e galerias comerciais, o funcionamento deverá ocorrer das 10hs às 22hs, em todos os dias. No caso das demais atividades, realizar adequação e ampliação de horário conforme particularidade do setor;
Para Academias: Independentemente da onda, é obrigatório o agendamento de horários, para evitar aglomerações e a checagem da temperatura dos frequentadores antes de adentrar academias e espaço de treinamento, não autorizando a entrada de pessoas, tanto atletas quanto colaboradores, com temperatura de 37,5º C ou mais nos locais de treino.
Adotar parâmetro mínimo de distanciamento de 3m para os exercícios aeróbicos, independentemente da onda; e ao longo do dia, o estabelecimento deverá ser fechado para limpeza completa a cada duas horas de funcionamento, conforme regras de higiene existentes neste documento. Também deverão ser disponibilizados profissionais para higienizarem os equipamentos após cada utilização pelos usuários quando em onda vermelha e amarela.
Essas e outras informações sobre os protocolos da Onda Vermelha podem ser consultado neste link. Neste outro link você tem acesso ao Plano Minas Consciente completo.
Diretoria de Comunicação (Dircom)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis