Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fechamento de CEMEI gera tensão entre Câmara e Prefeitura

Fechamento de CEMEI gera tensão entre Câmara e Prefeitura

por dircom — publicado 30/10/2018 15h25, última modificação 30/10/2018 15h32
A reorganização da Rede Escolar 2019, proposta pela Secretaria Municipal de Educação, causa forte reação na comunidade e provoca cancelamento da sessão
Fechamento de CEMEI gera tensão entre Câmara e Prefeitura

Comunidade não teve apoio da Igreja para se reunir

A Audiência Pública convocada pelo vereador-presidente Adair Otaviano (MDB), por solicição da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer/ CECEL ver. Roger Viegas (PROS), presidente; ver. Renato Ferreira (PSDB), secretário; e ver. Raimundo Nonato (PDT), membro) para avaliar o fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Douglas Miguel Vilela" e de seis turmas do CEMEI "Herbert de Souza", transcorreu de forma tensa, na noite desta segunda-feira 29, nas proximidades da quadra da igreja N. S. da Guia (bairro Santo Antônio) e sem as formalidades regimentais.

Além dos membros da Comissão, prestigiaram a tentativa de audiência os vereadores Cleiton Azevedo (PPS), Dr. Delano Pacheco (MDB), Edson Sousa (MDB), Sgt. Elton Tavares (PEN), Janete Aparecida (PSD), Josafá Anderson (PPS), Marcos Vinícius (PROS) e Vicente ‘Nego do Buriti’ (PEN).

Impedidos pelo pároco Geraldo Maia de realizar a audiência na quadra, sob a alegação de ser evento politico, mais de 100 pais e mães manifestaram na rua o seu descontentamento com as medidas administrativas da Secretaria Municipal de Educação. Estavam presentes moradores dos bairros Sagrada Família, Santo Antônio e também do Serra Verde e Bom Pastor, que aproveitaram o momento para reivindicar a reabertura do Centro de Artes.

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Vera Prado, enviou ofício, informando que não se faria presente e justificando as medidas que afetarão 108 alunos, segundo o presidente da CECEL, ver. Roger Viegas.

Após amenizar os ânimos exaltados, o presidente da Comissão informou que pretende dar outro encaminhamento à questão, convocando oficialmente a secretária para discutir e dar explicações sobre os motivos da decisão em reunião pública na Câmara.

Entretanto, o desenrolar da questão levou os vereadores nesta terça-feira 30, a pedir cancelamento da reunião e trancamento da pauta para um encontro emergencial no gabinete do prefeito municipal Galileu Teixeira Machado com vistas a buscar opções que não tragam tanto desconforto às famílias.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Esclarecimentos da SEMEC sobre a reorganização da Rede Escolar 2019

1) CEMEI Victor Hugo Lopes (Sagrada Família) – apenas oito crianças (de três anos) alcançariam vagas nesta unidade. Os alunos do 2o período iriam para a Esc. Mun. Paulo Freire e os do 1o período de 2019 seriam encaminhados segundo a preferência dos pais para Cemei ou escola mais próxima. Apenas nove crianças moram no bairro Sagrada Família, enquanto as outras 46 moram a oito quarteirões da Esc. Mun. Paulo Freire e outras 27 são dos bairros Padre Eustáquio (19), Davanuse (12), Dona Rosa (11), Santa Rosa (11), Vale do Sol (07) e Vila das Roseiras (4), moradoras a 10 a 12 quarteirões de distância.

As despesas de manutenção desse CEMEI estão em torno de R$ 630 mil, anuais. Os profissionais e educadores que atuam neste Centro serão remanejados para outros estabelecimentos.

Ao serem encaminhados para a Esc. Mun. Paulo Freire terão prédio próprio, com equipamentos e mobiliários em número suficiente salas amplas, infraestrutura adequada, situada a 700 metros do CEMEI Victor Hugo Lopes”, esclarece o ofício.

2) CEMEI Douglas Miguel Vilela (Santo Antônio) – funciona em prédio alugado sem alvará de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, por falta de acessibilidade e segurança contra incêndio. Neste Cemei estudan 108 crianças, das quais 75 pertencem à região da Esc. Mun. Oribes Batista Leite e 13 de outros bairros – Belo Vale, Belvedere, Catalão, Dulphe Pinto de Aguiar, Jardim Betânia, Jardim Candelária, N. S. de Lourdes, Santo Antônio dos Campos, São Caetano, São Roque, Tietê e Vivendas da Exposição, que podem optar por vaga garantida em escolas próximas das residências.

Com essas mudanças serão economizados cerca de R$ 1,35 milhão em despesas de manutenção desse CEMEI. Os profissionais e educadores que atuam neste Centro serão remanejados para outros estabelecimentos.

Havendo um prédio próprio, capaz de comportar toda a demanda do CEMEI Douglas Miguel Vilela e Esc. Mun. Oribes Batista Leite, com infraestrutura adequada para atendimento de Educação Infantil, oferecemos aos pais a opção de renovação na Esc. Mun. Oribes Batista Leite (no bairro Ipiranga), a aproximadamente sete quadras do CEMEI, sem nenhum prejuízo ao atendimento de qualidade”, esclarece a Secretaria.

No ofício da Secretaria Municipal de Educação (19/10/2018), são informados o encerramento das atividades do CEMEI Victor Hugo Lopes e a paralização temporária do CEMEI Douglas Miguel Vilela, em dezsembro de 2018, quando vencem os contratos de alugueis dos imóveis em questão. [Fonte: Secretária Vera Prado, 29-10-2018]

Texto: Flavio Flora (com Silvio França) - Foto: Helena Cristino