Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fundador de Conferência e um dos primeiros moradores do Santa Rosa é homenageado na Câmara

por Diretoria de Comunicação — publicado 25/05/2017 16h25, última modificação 04/12/2017 15h58

Vereadores de Divinópolis aprovaram o Projeto de Lei CM 64 de 2017, de autoria do Vereador José Luís da Farmácia que denomina “Joaquim Gomes Branquinho”   a praça, situada entre as Ruas Sérgio Libério Pacheco, Xisto Gontijo, Alexandre Souza Morato e Av. Ayrton Sena, no Bairro Jardim Dona Quita, em Divinópolis.

Joaquim Gomes Branquinho era filho de José Gomes Branquinho e Maria Rosa de Jesus, natural de Santo Antônio do Monte, morou parte de sua vida na roça, não frequentou escola, exerceu a profissão de pedreiro.

Casou-se no ano de 1945 com Maria Aristides Gomes, e desta união, nasceram 10 filhos, sendo eles, Afonsina, Maria Juscelina, Dário, Diva, Geraldo, Joaquim, Dalmo, Elizabete, Valéria e Otaviano

Por várias vezes, ele se mudou para Divinópolis, porém, sempre retornando para o povoado de Alecrim, onde nasceu. Para que os filhos estudassem, resolveu mudar para Santo Antônio do Monte, morando por um período de 15 anos. Era uma pessoa honesta, simples e sempre rodeado por amigos. Foi um grande devoto de Nossa Senhora do Rosário e participante das celebrações anuais, conduzindo a bandeira do Rosário, mas antes da procissão, todos os peregrinos se reuniam em sua residência para participarem de um café ou jantar que era servido pelo Sr. Joaquim.

Em 1977 alugou um imóvel em Divinópolis, mudando com a família, e com o sonho da casa própria, ele comprou um terreno no Bairro Santa Rosa, um local sem infra estrutura, com muito mato, e sem vizinhança.

Pessoa com visão de futuro, construiu um cisterna e começou a construir sua casa, abriu um ponto comercial onde seu principal produto que vendia era velas para os poucos vizinhos que ali residiam.

Com o apoio do Prefeito da época, Aristides Salgado, conseguiu que a Copasa atendesse aos moradores do Bairro com a construção da rede de água, e Geraldo da Costa, na época Deputado Estadual,  o atendeu com a chegada de 30 postes da Cemig. Assim, começaram a chegar outros moradores no Bairro .

Foi o fundador da Conferência São Vicente, e também fundou o primeiro Conselho Comunitário do Bairro, assumindo a presidência por vários mandatos, tendo seu trabalho sempre reconhecido pelo radialista Arízio Eustáquio em seus programas de rádio.

Joaquim Gomes Branquinho 25-05-2017

Conseguiu a instalação de um telefone público próximo ao seu comércio, sendo o portador de recados para àqueles que ligavam a procuram de moradores.

Foi importante para as construtoras que ali chegavam, já que conhecia como ninguém as ruas do Bairro Santa Rosa, e, com isso, incentivava outros comerciantes a chegarem e investirem na região.Posteriormente, conquistou uma linha de ônibus que atendesse o Bairro, onde o ponto final era nas proximidades de seu comércio, pois a linha de ônibus ia somente até o Bairro Interlagos.

Seus sonhos não paravam, e o asfalto era um deles, mas infelizmente, em 1998, com 75 anos, veio a falecer. Para eternizar seu trabalho, o Vereador Zé Luis da Farmácia então, decidiu prestar esta homenagem na forma de Lei.

registrado em: