Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Idosos fazendo arte no Espaço GTO

Idosos fazendo arte no Espaço GTO

por Diretoria de Comunicação — publicado 21/09/2017 15h00, última modificação 05/12/2017 11h32

O Espaço Cultural GTO continua com sua mostra permanecente de artistas plásticos, valorizando a criatividade e os fazeres culturais locais.

Nesta segunda quinzena, a Câmara expõe trabalhos manuais em tecidos e pinturas produzidos por associadas do Clube da Melhor Idade “Vida Nova” e participantes do programa Faced Sênior.

A mostra organizada por Maria Laurita dos Santos, presidente da entidade, sob o lema “Idosos fazendo arte”, reune panos de Idosos fazendo arte no Espaço GTO 21-09-2017pratos e aventais, finamente trabalhados em bordados e pinturas (por várias artistas) pinturas a oléo sobre tela (de Lacy Queiros).

Face à festividade municipal em comemoração ao Dia do Idoso, que se dará no próximo dia 27 (quarta), o Programa FACED Sênior, sob coordenação de Luana Morais Conradotambém se faz presente no Espaço GTO. Estão sendo expostos diversos tipos de trabalhos feitos durante algumas oficinas oferecidas pela faculdade.

Idosos fazendo arte no Espaço GTO 21-09-2017VIDA NOVA

Clube “Vida Nova” foi fundado por Laurita Santos há 21 anos e, há 11 anos, desenvolve suas atividades em sede própria, localizada no bairro Belvedere, próximo ao Divinópolis Clube, com dependências confortáveis, biblioteca boa acessibilidade.Seu quadro social tem cerca de 50 pessoas, formado majoritariamente por mulheres, e sobrevive com a contribuição dosmembros (R$ 10 por pessoa) e a produção artística.

O “Vida Nova” realiza várias atividades semanais com idosos de ambos os sexos, em grupos de trabalho artesanale aulas de pintura (às terças); momentos de socialização com dinâmica de grupo, dança sênior, sorteios de bingo, brincadeiras etc. (nas quartas); e “forrozão” vespertino (nas sextas, a partir das 14h).

FACED SÊNIOR

Idosos fazendo arte no Espaço GTO 21-09-2017Programa FACED SÊNIOR é um conjunto de projetos voltados para o público da terceira idade, com atividades especialmente dirigidas a cidadãos seniores, com percursos e conteúdos adequados à sua faixa etária.

Fundado em março de 2004, o Programa oferece diversas atividades para pessoas acima de 60 anos, abarcando áreas como Educação, Saúde, Esporte, Cultura, dentre outras. Todas as atividades objetivam promover o convívio entre iguais, possibilitando à partilha de experiência, bem como ocupações sadias que exercitam a mente, elevando, assim, a autoestima e a vontade de viver. Um dos resultados alcançados pelo Programa refere-se à melhoria na qualidade de vida dos participantes, o que, por sua vez, beneficia a sociedade como um todo.

As atividades do Programa acontecem de terça a quinta-feira, de 14h às 17h, na sede da FACED, situada à Praça do Mercado, nº. 191, Centro. Atualmente o Programa conta com a participação de aproximadamente 40 alunos.

SEM SOLIDÃO, SEM DEPRESSÃO

Uma série de problemas pode atingir os idosos, a partir da “terceira idade”como os transtornos de humor e outras desordens psiquiátricas. Para Laurita, adepressão é mais comum, que vem junto com a solidão, considerada a porta de entrada para vários tipos de problemas, que uma convivência saudável ajuda a vencer.

Idosos fazendo arte no Espaço GTO 21-09-2017

Para viver de forma sadia e sem nenhum tipo de preocupação é muito importante realizar atividades em grupo. A prática de atividades com outras pessoas é extremamente estimulante. Em muitos casos, as pessoas se sentem limitadas e não conseguem aceitar as mudanças ocasionadas pela idade, mas atualmente, com a melhora da expectativa de vida, os da terceira idade têm mais liberdade e opções de lazer que podem trazer muitos benefícios. Nosso Clube é uma prova disso” analisa Laurita.

registrado em: ,