Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lançamento do Parlamento Jovem 2017 é sucesso em Divinópolis

Lançamento do Parlamento Jovem 2017 é sucesso em Divinópolis

por Diretoria de Comunicação — publicado 06/03/2017 17h50, última modificação 01/12/2017 12h18
Lançamento do Parlamento Jovem 2017 é sucesso em Divinópolis

Lançamento do PJ 2017

Na tarde desta segunda-feira, 6 de Março, a Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho realizou o lançamento da edição 2017 do Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política conduzido por meio de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a PUC Minas e diversas Câmaras Municipais. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre estudantes, professores e vereadores, no plenário da Câmara. 

A mesa de abertura foi composta pelo Vice-Presidente da Câmara, Vereador Josafá; a Primeira Secretária e Presidente da Comissão de Educação, Vereadora Janete Aparecida; o Segundo Secretário, Vereador Nonato; o Diretor da Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, Dr. Roberto Franklin; o Coordenador de Curso da Escola do Legislativo e Coordenador Municipal do Parlamento Jovem, Samuel Marques; o Secretário da Escola do Legislativo, Dr. Vander Lúcio G. Penha; a Professora da Escola Estadual Joaquim Nabuco, Daniele Araújo; e a Diretora do Colégio Roberto Carneiro, Isa Menezes. 

Parlamento Jovem Edição 2017 em 06-03-2017Estiveram presentes, ainda, os vereadores Ademir Silva, Cleitinho Azevedo, Nêgo do Buriti, Roger Viegas, Zé Luiz da Farmácia e Sargento Elton. Além deles, compareceram à cerimônia a Secretária Adjunta de Educação, Zélia Caetano; os coordenadores do Parlamento Jovem de Pará de Minas, Aparecida Libéria Santos Moreira e João Jorge de Abreu; a Coordenadora do Parlamento Jovem de Nova Serrana, Juliana Martins; e a Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Ana Paula Martins. 

Presidindo interinamente a mesa, o Vice-Presidente Josafá deu as boas vindas a todos e agradeceu pela presença das duas escolas que participarão do projeto no ano de 2017. Em seguida, o Diretor da Escola do Legislativo, Dr. Roberto Franklin, agradeceu a todos os parceiros que estão fazendo com que o Parlamento Jovem aconteça e destacou o imenso desafio que é ser a cidade polo do Centro-Oeste. Por fim, o Coordenador Municipal do Parlamento Jovem, Samuel Marques, agradeceu pela presença de todos e por estarem tão empenhados em levar o projeto adiante. 

Após as falas, os estudantes tiveram um momento de descontração com um pocket show da dupla Thiago & Júnior, que abrilhantaram a tarde e animaram a todos com vários sucessos da música sertaneja.  

Por fim, o Coordenador Municipal do Parlamento Jovem fez uma breve apresentação do que é o Parlamento Jovem de Minas, quais são os seus objetivos e até onde as ideias dos jovens podem chegar. Uma das inovações para a edição deste ano do PJ que foi apresentada é a Caixa de Ideias, um mecanismo elaborado pela equipe de Divinópolis que tornará mais democrático o Parlamento Jovem, permitindo que qualquer cidadão contribua com ideias que podem ser adotadas pelos estudantes no momento de criação das propostas. A Caixa de Ideias pode ser acessada no espaço Parlamento Jovem 2017 da página da Escola do Legislativo: www.divinopolis.mg.leg.br/escola ou www.escoladolegislativodivi.blogspot.com.br. 

A próxima atividade do Parlamento Jovem ocorre na próxima segunda-feira, dia 13 de março, com a realização das duas primeiras oficinas de formação política: a palestra Política e Cidadania e a roda de conversa O jovem pode mudar a cara da política?. 

Texto: Samuel Marques                     Fotos: Liziane Ricardo 

registrado em: