Legislativo recebe prestação de contas da Semusa

por Liziane Ricardo-CMD — publicado 25/02/2025 21h35, última modificação 25/02/2025 21h33
Equipe da Secretaria de Saúde apresentou dados do 3º Quadrimestres de 2024

 

Os representantes do Poder Legislativo de Divinópolis receberam na noite desta terça-feira (25) no plenário da Câmara a Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), referente ao 3º quadrimestre de 2024. A sessão foi aberta pelo Presidente da Comissão de Saúde, Vereador Dr. Delano (PL), com o apoio do relator da Comissão o Vereador Rodyson do Zé Milton (PV).

Os Vereadores Washington Moreira (Solidariedade), Mathe
us Dias (Avante), Flávio Marra (PRD), Breno Júnior (Novo), KellSilva (PV) e Wesley Jarbas (Republicanos) também participaram da apresentação e fizeram seus questionamentos à equipe da Semusa com relação aos dados apresentados.



Os técnicos responsáveis por cada setor dentro da pasta apresentaram dados referente aos quatro últimos meses do ano de 2024, e na ocasião a Diretora da Atenção Primária, Simone Zanardi destacou de forma detalhada os atendimentos relacionados a Estratégia de Saúde da Família (ESF) num comparativo com os quadrimestres anteriores do ano. “Observamos que no 1º quadrimestre foram realizados 15.123 atendimentos individuais, já no segundo foram 14.410 pessoas atendidas tanto por médicos quanto por enfermeiros e no 3º quadrimestre chegamos a 13.391 atendimentos entre as dez unidades que tem o horário estendido até as 22 horas”, demonstrou Simone Zanardi.

Com relação aos serviços de saúde oferecidos pela Policlínica, o Diretor de Atenção Especializada à Saúde, Geraldo Mangelo apontou um índice de exames realizados entre os meses de Setembro à Dezembro, tendo como destaque a ultrassonografia onde foram feitos 2.398 exames no período. Já as consultas especializadas foram feitas 11.288 dentre as diversas especialidades.

A Diretora de Regulação em Saúde, Cristiane Silva Joaquim apontou que no terceiro quadrimestre de 2024 as internações pelo SUS chegaram a 4.617 sendo esse dados distribuídos em 41% de pacientes de Divinópolis e 59% de pacientes de outras cidades. “Contamos atualmente com 22 leitos em parceria com o Complexo de Saúde São João de Deus divididos nas setorizações de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia e obstetrícia”, informou a Diretora de Regulação.

 

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA Padre Roberto no quadrimestre atendeu 42.614 sendo destes 30.107 atendimentos de pulseira verde que não configuram pacientes de porta de urgência e emergência. Já do atendimentos por especialidade na UPA, 26.799 foram generalistas, 7.223 infantis, 3.564 de cirurgia geral, 2.964 de ortopedia e traumatologia, entre vacinas curativos e medicações 1.759 atendimentos. “Apesar de parecer que a UPA tem um volume de porta maior, ela está dentro do volume previsto. E ao contrário do que todo mundo imagina 95,87 dos pacientes da UPA são de Divinópolis” reforçou a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Salvino.

 

Por fim, o Presidente da Comissão de Saúde Vereador Dr. Delano, refletiu sobre o grande volume de pedidos de exames nas unidades de saúde que acabam gerando gastos que poderiam ser revertidos em outros serviços na pasta. Outro ponto que a Comissão de Saúde reavaliou junto da equipe da Semusa, foi a respeito do horário da prestação de contas ter sido alterado para 19h, ou seja, após o horário comercial de trabalho para que obtivesse maior adesão da população. Porém, do ponto de vista do Vereador Dr. Delano a alteração no horário não teve sucesso de público. “Nós sugerimos que a próxima Prestação de Contas retorne para o horário das 14 horas aqui no plenário da Câmara”, finalizou Delano.

Confira a cobertura fotográfica no flickr e a sessão na íntegra no Youtube .