Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Memorial das Senzalas para a Periferia

Memorial das Senzalas para a Periferia

por Diretoria de Comunicação — publicado 08/05/2017 17h20, última modificação 04/12/2017 14h43

Em comemoração aos 129 anos da abolição da escravatura no brasil, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Divinópolis, através de sua presidente Janete Aparecida, está realizando uma exposição cultural no Espaço GTO da Câmara Municipal.

O “Memorial das Senzalas para a Periferia” é uma iniciativa da Comissão de Cultura para comemorar essa data marco para os negros do Brasil com a assinatura da Lei Áurea que deu fim à escravidão desde o dia 13 de maio de 1888, promulgada pela princesa Isabel. 

A abolição da escravatura abriu as portas das senzalas para mais de 700 mil negros no Brasil, e na época com a migração europeia, os negros não tiveram muitas oportunidades de moradia a não ser nos morros, uma vez que as fazendas e cidades eram ocupadas pelos nobres. Outra situação que dificultou a prosperidade dos negros libertos foram as oportunidades de trabalho, que por sua vez eram disputados diretamente com mão de obra estrangeira. 

É partindo deste olhar que a Comissão de Cultura com o apoio da artista plástica Dri Moreira, com assinatura da Pedagoga e estudiosa em comportamento cultural Sheyla Figueiras e do Produtor de Eventos Célio Lúcio Lopes.

A exposição iniciada nesta segunda dia 08 de maio ficará no espaço GTO até o dia 15 de maio, data em que estão programadas apresentações musicais e roda de capoeira a partir das 16 horas.  


                                                                                                                     Texto e Fotos: Liziane Ricardo 

registrado em: ,