Mesa Diretora elogia primeira escola local
Na terceira parte dos trabalhos legislativos desta quinta-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, vereador Adair Otaviano (MDB), apresentou homenagens à Escola Estadual Padre Matias Lobato pela passagem de seu centenário.
Dirigindo-se à educadora Nívea da Silva Faria, atual diretora, o presidente em nome da Mesa Diretora e dos demais vereadores, congratulou-se com os diretores, educadores, funcionários e alunos, “do presente e do passado”, da primeira escola pública de Divinópolis, inaugurada em 21 de abril de 1918. Também estendeu os cumprimentos e agradecimentos à 12a. Superintendência Regional de Ensino e, por esta, à Secretaria de Estado da Educação, por garantir a perenidade da instituição.
Na oportunidade, fez constar nos Anais da Casa o “voto de estima e consideração” para com todos aqueles que fazem parte da história desse educandário e parabenizou os alunos e educadores pela brilhante programação comemorativa “à altura do seu corpo docente e discente”.
Trechos do pronunciamento
“Está na memória da Câmara Municipal a importância que teve aquele 21 de abril de 1918, quando o Grupo Escolar foi inaugurado. Era a primeira escola pública. Divinópolis havia conquistado vários avanços urbanísticos, mas a escola básica era o sonho dos construtores do municipio, que estava se realizando.
“Quantas pessoas ilustres passaram por essa escola nestes 100 anos de existência, quantos professores, quantos diretores influenciaram a formação do povo divinopolitano (...)
“De fato, esta data merece os nossos aplausos; é um marco histórico que vem da infância de Divinópolis, em seus primeiros anos de município, e merece ser comemorado” (Vereador-presidente Adair Otaviano).
HOMENAGEM DA MESA DIRETORA
A Mesa Diretora da Câmara - composta pelos vereadores Adair Otaviano, presidente; Janete Aparecida (PSD), primeira-secretária; Josafá Anderson (PPS), vice-presidente; Raimundo Nonato (PDT), segundo-secretário – enviou mensagens à centenária Escola e à 12a. SRE, destacando o momento memorável que:
[…] nos remete aos primeiros anos da emancipação e a um dos primeiros efeitos da elevação da vila à condição de cidade. O Grupo Escolar é um marco na construção da identidade divinopolitana e aqueles que o preserva na memória e o mantém em funcionamento merecem os mais altos elogios desta Casa”.
Texto: Flávio Flora - Foto: Helena Cristino