Ouvidoria da Câmara de Divinópolis divulga "Relatório Anual 2019"
A Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Divinópolis divulgou nesta segunda-feira (27.julho.2020) o Relatório de Atendimento e Atividades no ano de 2019. O documento é resultado da compilação e análise dos dados, atendimentos e procedimentos realizados pela Ouvidoria e apresenta, dentre outros dados estatísticos, os principais temas demandados, bem como os prazos de resposta na finalização das manifestações junto ao Poder Legislativo e Poder Executivo.
De acordo com Clarissa Pena Ferreira, que é Técnica Legislativa e atua na Ouvidora da Câmara, o principal objetivo do documento é demonstrar os resultados obtidos a partir do atendimento ao cidadão, buscando contínuo aperfeiçoamento das atividades e competências do Poder Legislativo. Além disso, no relatório estão centralizadas avaliações que propõem alternativas para a melhoria dos serviços prestados, proporcionando, assim, crescente transparência institucional.
“Esse relatório evidencia a atuação estratégica da Ouvidoria em acompanhar e promover o aumento do diálogo entre a sociedade e a Câmara de Vereadores. Nosso trabalho, feito em comparativo aos anos anteriores, é sempre promover a avaliação continuada dos serviços prestados e subsidiar a gestão pública com os resultados desse monitoramento e recomendações ”, finalizou Clarissa que, aproveitando a entrevista, fez o convite (clique aqui para acessar) para todos acessarem o episódio do Podcast "Câmara Explica", onde fala das atividades da Ouvidoria.
Dados
Ao todo, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Divinópolis, órgão que está ligado à Controladoria Interna da Casa, recebeu 365 manifestações ao longo do ano de 2019, sendo 331 relativas ao CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão e 34 manifestações diversas. Nesta última. o Portal do Legislativo, com 25 pedidos, foi a ferramenta de maior uso, dentre os canais disponibilizados. As demais solicitações foram recebidas por e-mail (05), Urna da Cidadania (03) e telefone (01) . Deste volume, 33 solicitações foram feitas com identificação do solicitante e 01 de forma anônima.
O relatório também destaca que a maioria dos atendimentos e solicitações junto à Câmara Municipal, foi feito com pedidos de acesso a informações sobre projetos de lei, indicações, decretos, projetos, vencimentos e contratos; solicitação de informações sobre a possível realização de Concurso Público pela Câmara Municipal; tempo de uso de internet nos computadores do CAC; modificação no modo de pesquisa de normas jurídicas no site da Câmara e informação sobre obtenção de certidões gratuitas por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH).
Poder Executivo
A Ouvidoria também registrou manifestações de competência de outras entidades públicas. Em especial, foram feitas orientações à população sobre assuntos relacionados a secretarias municipais da Prefeitura de Divinópolis, que abordaram questões de iluminação pública, saúde pública (UPA), atendimento em postos de saúde, infraestrutura, trânsito, transporte e atendimentos na Prefeitura;
Relatório Completo 2018
A íntegra do relatório pode ser acessada pelos cidadãos neste link: Relatório Anual 2019 - Ouvidoria
Contato
Você também pode encaminhar sugestões, reclamações e observações à Ouvidoria, por meio dos seguintes canais:
Telefone e WhatsApp (Fala CD) : (37) 2102-8200
E-mail: ouvidoria@divinopolis.mg.leg.br
Área do Cidadão:
Pessoalmente: na Sala da Ouvidoria, na Câmara Municipal de Divinópolis, Rua São Paulo, 277 –
2º Andar – Sala da Controladoria Interna. Das 12h às 18h
Carta: escreva para Ouvidoria da Câmara Municipal de Divinópolis – Rua São Paulo, 277 – Centro - Divinópolis (MG) -
2º Andar – Controladoria Interna. CEP 35500-006
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