Parlamentares se reúnem com equipe da Assistência Social
Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis, receberam na tarde desta terça (25), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para alinhar crítérios relevantes na destinação das emendas impositivas para o próximo ano. Entre os esclarecimentos, os ténicos da pasta afirmaram que o Programa Jovem Aprendiz também necessita de recursos para preparar os adolescentes em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho.
A reunião serviu para apontar para os Vereadores quais são os critérios avaliados e as condições das documentações das entidades que prestam serviços assistenciais e que estão aptas à receber as verbas destinadas por meio das emendas impositivas. Para o envio de emendas parlamentares, é necessário que as entidades estejam devidamente credenciadas junto ao município, além de estarem com toda a documentação regularizada. “Hoje tivemos a oportunidade de apresentar um panorama geral aos vereadores de quais os critérios devem ser avaliados. As entidades para serem reconhecidas como assistenciais, precisam estar cadastradas na Semas, e discriminadas como de assessoramento, atendimento ou de defesa e garantia dos direitos” explicou a Técnica de Referência em Inclusão, Sandra Guimarães.
De acordo com o Gerente de Parcerias, Leonardo Gomes, o intuito é enviar um material para os vereadores com uma listagem das entidades que estão com toda a documentação em dia e aptas à receber os recursos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O encontro contou com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leonardo Gomes – Gerente de Parcerias; Sandra Guimarães – Técnica de Referências em Inclusão Produtiva; Michele Lopes – Diretora de Direitos Humanos. Também participaram os vereadores: Israel da Farmácia (Progressistas), Ana Paula do Quintino (Avante), Lauro Capitão América (PDT), Piriquito Beleza (Republicanos), Ney Burguer (Novo), Wesley Jarbas (Republicanos), Anderson da Academia (Republicanos), Flávio Marra (PDR) e os representantes dos parlamentares, César Tarzan, Edsom Sousa e Josafá Anderson.
JOVEM APRENDIZ
O programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade para aqueles adolescentes de famílias em situações de vulnerabilidade para garantir apredizado e oportunidade no mercado de trabalho para esses jovens. “Hoje temos 41 jovens contratados que estão sendo preparados para o mercado de trabalho através do GEEC e temos também 40 vagas em parceria com a Emop via Senai que também pormove esse aprendizado dos adolescentes”, reforçou Sandra Guimarães.
O foco da visita dos Técnicos da Semas à Câmara Municipal, foi também para esclartecer aos vereadores para a importância de destinar recursos para a aprendizagem e inclusão produtiva dentro da Secretaria de Assistência Social. “Toda empresa de médio e grande porte, tem que destinar vagas de 5 a 15% para jovens aprendizes. Nosso trabalho ṕe garantir equidade para um público que encontra-se em situação de vulnerabilidade e risco social”, finalizou a Técnica em Referência em Inclusão Produtiva.