Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Poder Legislativo lamenta perda de Dom José Belvino

Poder Legislativo lamenta perda de Dom José Belvino

por dircom — publicado 09/01/2019 16h10, última modificação 09/01/2019 16h31
Enterro será em São Gonçalo do Pará
Poder Legislativo lamenta perda de Dom José Belvino

Bispo Emérito Dom José Belvino

O Presidente das Câmara Municipal de Divinópolis, Rodrigo Kaboja (PSD), recebeu com tristeza a notícia do falecimento de Dom José Belvino do Nascimento, de 86 anos, Bispo Emérito de Divinópolis. O comunicado foi replicado na noite da terça-feira (8) pelos meios de Comunicação da Diocese de Divinópolis.
Em nome de todos os colegas de parlamento, o Presidente Kaboja, disse que o falecimento de Dom José Belvino é uma perda inestimável para a comunidade católica de toda região que tinha muito carinho pelo Bispo Emérito. “Toda a minha família é muito católica e quando ficamos sabendo da notícia, ficamos todos muito tristes. Vimos ele comemorar seu aniversário há poucos dias, e agora tivemos essa triste notícia de seu falecimento”, lamentou Kaboja.

De acordo com informações da Diocese de Divinópolis Dom José Belvino celebrou a missa ontem à noite, em Entre Rios onde estava residindo. Após a missa foi para a sua casa onde passou mal e teve que ser encaminhado ao Hospital onde teve um infarto e não resistiu. Acabou falecendo por volta das 23horas. Seu corpo está sendo velado na Matriz de Entre Rios onde permaneceu até às 15h.

Em seguida o corpo de Dom José Belvino virá para Divinópolis. A primeira missa de corpo presente, acontecerá na Catedral do Divino Espírito Santo às 21 horas. Ao longo da noite as missas acontecerão de duas em duas horas. Amanhã a última missa será às 07h. Depois o corpo irá para o sepultamento no Santuário Nossa Sra. da Conceição, em Conceição do Pará.
O sepultamento ocorrerá após a missa das 10h em Conceição do Pará, onde Dom Belvino morou por alguns anos.

Veja um pouco da trajetória de Dom José Belvino:

• Nascido em Mercês - MG : 29 de dezembro de 1932
• Ordenado Sacerdote em Mariana - MG: 02 de dezembro de 1956
• Eleito Bispo em Mariana - MG : 27 de junho de 1981
• Sagrado Bispo em Entre Rios de Minas -MG) : 29 de setembro de 1981
• Posse em Itumbiara - GO: 11 de outubro de 1981
• Nomeado Coadjutor de Patos de Minas - MG : 06 de fevereiro de 1987
• Posse em Patos de Minas - MG : 11 de maio de 1987
• Transferido para Divinópolis - MG : 11 de maio de 1989
• Posse em Divinópolis - MG :11 de junho de 1989
• Renúncia: 11 de fevereiro de 2009

*História completa de Dom José Belvino através do site da Diocese: https://www.diocesedivinopolis.org.br/index.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=07766&ss=7