Polêmicos trabalhos escolares no Espaço GTO
O Espaço Cultural GTO inaugurou nova exposição de arte, que permanecerá aberta à visitação até o próximo dia 22, de 8h às 18h. Explorando duas formas de expressão, as educadoras Bruna Diniz e Dorinha Barreto orientaram pesquisas escolares junto dos alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Manoel Corrêa Filho, no bairro Planalto.
Como metodologia de estudo das fases da história da arte, a educadora Bruna seguiu pelos caminhos da pintura, desenvolvendo com os secundaristas uma bela coleção de trabalhos, inspirados nas pinturas rupestres e em obras famosas da coleção mundial.
“A proposta era experimentar técnicas de pintura e representar obras de importantes épocas da história da arte”, explica a professora Bruna Diniz, que selecionou 30 trabalhos em tela para esta mostra.
Interpretação polêmica
A professora Dorinha Barreto optou pela releitura teatral de cenas cotidianas semelhantes às tratadas por pintores famosos, compondo um painel de 24 montagens comparativas entre o passado e o presente.
O painel orientado por ela, desde o primeiro dia da exposição, vem causando forte reação nas redes sociais e manifestação de repúdio de vários vereadores e setores católicos, especificamente contra algumas montagens consideradas “afronta à fé cristã” por interpretar a iconografia católica com elementos mundanos.
“A proposta era reproduzir em fotos obras que marcaram a história da arte e acrescentar a elas um elemento contemporâneo”, explica a professora Dorinha Barreto.
Texto e foto: Flávio Flora